Cabeçalho Afirme 2016

O II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro de 2016, às 19h, terá como tema central Políticas Públicas de Formação Docente. Considerando as questões que envolvem as ações afirmativas e seus impactos políticos e sociais, especialmente no âmbito da educação, o evento, organizado pelo Observatório de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Maria, visa analisar e discutir os processos constituintes da formação e da prática docente em um contexto de diversidade étnica e sócio-cultural nos ambientes educacionais.

A ênfase está nas novas características resultantes, ao longo dos últimos anos, por decorrência da implementação de políticas mais amplas de acesso às universidades e na produção  de análises sobre seus efeitos na formação docente e na própria atuação dos profissionais, então confrontados com situações novas, em um processo que apresenta diferenças com a realidade anterior e abre perspectivas analíticas e críticas, na busca de fatores explicativos sobre o tema.

A aproximação entre ações afirmativas e formação docente possibilita, ainda, a discussão, a partir de diferentes abordagens e perspectivas, de questões que envolvem os processos de ensino-aprendizagem em um cenário de diversidade, seja em universidades, seja na Educação Básica.

O II Seminário também discutirá os limites e obstáculos enfrentados no processo de formação docente diante desse novo contexto.

O evento, além disso, se constitui em um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa que tratem das políticas públicas em geral, em seus variados aspectos, abordando os processos de formulação, implementação e avaliação, incluindo políticas de permanência, de assistência estudantil e políticas sociais.

A segunda edição do Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas, portanto, objetiva proporcionar, mais uma vez, o estabelecimento de um espaço acadêmico de debate e discussão das questões que envolvem, direta e indiretamente, as políticas de inclusão e seus resultados, impactos e obstáculos. Um espaço para que haja intercâmbio e compartilhamento de pesquisas e estudos, amplificando os resultados e se constituindo em um fórum de debate e análise das temáticas que envolvem as ações afirmativas.

Divulgação: 30 de Agosto

Inscrições Apresentação de Trabalhos: Site do AFIRME - 30 de agosto a 12 de Setembro

Inscrições Ouvintes: Site do AFIRME - 13 de Setembro a 17 de Outubro

Submissões de Resumos: 30 de agosto a 12 de setembro