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Cabeçalho Afirme 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro de 2016, às 19h, terá como tema central Políticas Públicas de Formação Docente. Considerando as questões que envolvem as ações afirmativas e seus impactos políticos e sociais, especialmente no âmbito da educação, o evento, organizado pelo Observatório de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Maria, visa analisar e discutir os processos constituintes da formação e da prática docente em um contexto de diversidade étnica e sócio-cultural nos ambientes educacionais.

A ênfase está nas novas características resultantes, ao longo dos últimos anos, por decorrência da implementação de políticas mais amplas de acesso às universidades e na produção  de análises sobre seus efeitos na formação docente e na própria atuação dos profissionais, então confrontados com situações novas, em um processo que apresenta diferenças com a realidade anterior e abre perspectivas analíticas e críticas, na busca de fatores explicativos sobre o tema.

A aproximação entre ações afirmativas e formação docente possibilita, ainda, a discussão, a partir de diferentes abordagens e perspectivas, de questões que envolvem os processos de ensino-aprendizagem em um cenário de diversidade, seja em universidades, seja na Educação Básica.

O II Seminário também discutirá os limites e obstáculos enfrentados no processo de formação docente diante desse novo contexto.

O evento, além disso, se constitui em um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa que tratem das políticas públicas em geral, em seus variados aspectos, abordando os processos de formulação, implementação e avaliação, incluindo políticas de permanência, de assistência estudantil e políticas sociais.

A segunda edição do Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas, portanto, objetiva proporcionar, mais uma vez, o estabelecimento de um espaço acadêmico de debate e discussão das questões que envolvem, direta e indiretamente, as políticas de inclusão e seus resultados, impactos e obstáculos. Um espaço para que haja intercâmbio e compartilhamento de pesquisas e estudos, amplificando os resultados e se constituindo em um fórum de debate e análise das temáticas que envolvem as ações afirmativas.

 


CRONOGRAMA

Divulgação: 30 de Agosto

Inscrições Apresentação de Trabalhos: Site do AFIRME - 30 de agosto a 12 de Setembro

Inscrições Ouvintes: Site do AFIRME - 13 de Setembro a 17 de Outubro

Submissões de Resumos: 30 de agosto a 12 de setembro

Divulgação trabalhos aprovados: 16 de setembro

Envio trabalhos completos: até 09 de outubro

Programação Completa

Os trabalhos completos serão publicados no site do Afirme/II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas  

 


EDITAL E NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

ORDEM E LOCAL DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

FICHA CATALOGRÁFICA


CERTIFICADOS

A comissão organizadora do II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas, informa que os CERTIFICADOS deste, de autores, co-autores, coordenadores e participantes ouvintes,estão disponpiveis neste link


Ações Afirmativas e Formação Docente I

Profª Cássia Engres Mocelin – Assistente Social - PRAE

Profª Rafaela Andolhe - CCS

  • Aline Gonçalves - UM OLHAR REFLEXIVO ACERCA DO APOIO PEDAGÓGICO A UM ALUNO SURDO NO ÂMBITO DO "PROGRAMA PILOTO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COM ALUNOS DO CTISM-UFSM: AÇÕES DE INCLUSÃO E SUCESSO NO DESEMPENHO ACADÊMICO"
  • Denise Silva Nunes - O ENSINO JURÍDICO NAS UNIVERSIDADES: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Ações Afirmativas e Formação Docente II

Profª Ana Carla H. Powaczuk – CE

Prof. Paulo Ricardo T. da Silveira - CE

 

  • Natasha Silva Nunes - POLÍTICAS PÚBLICAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA LEI N.13.146/2015 E OS DESDOBRAMENTOS NO AMBIENTE DE SALA DE AULA

Diversidade Cultural e Práticas Educativas I

Ticiane Lúcia dos Santos – Psicóloga – Campus Palmeira das Missões

Rosane Brum Mello – Educadora Especial – Coord. de Ações Educacionais

 


Diversidade Cultural e Práticas Educativas II

Profª Alice do Carmo Jahn – Campus de Palmeira das Missões

Ana Lúcia Aguiar Melo – Coordenadora AFIRME

 

  • Rosane Terezinha Brasil Esbick - PRECONCEITO CONTRA A MULHER: UM BREVE HISTÓRICO DA MULHER INDÍGENA  E A NEGRA NO BRASIL

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Carla H. Powaczuk - Centro de Educação
Paulo Ricardo T. da Silveira - Centro de Educação
Ana Lúcia A. Melo - Pró-Reitoria de Graduação
Bruna Freitas Sakis Leal - Centro de Artes e Letras
Tatiana W. R. Joseph - Centro de Artes e Letras
Carmem Marli Leite da Silva - Centro de Educação
Cleber Ori Cuti Martins– Centro de Ciências Sociais e Humanas
Franciele de Lima Machado Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Édison Luiz Pavão Borges - Uni. Desc. de Ensino Superior de Silveira Martins
Claudia Angelita A. Silveira - Centro de Ciências Rurais
Juliana Spolaor Warth- Centro de Ciências da Saúde
Tânia Beatriz S. Cavalheiro- Centro de Tecnologia
Mariglei Severo Maraschin- Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Regis Moreira Reis - Colégio Politécnico
Rafaela AndolheCentro de Ciências da Saúde
Rosane Brum Mello – Coordenadoria de Ações Educacionais
Lais Basso - Campus Frederico Westphalen
Oscar Agustin T. Figueredo - Campus Frederico Westphalen
Alice do Carmo Jahn - Campus Palmeira das Missões
Ticiane Lúcia dos Santos - Campus Palmeira das Missões
Cássia Engres Mocelin - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
 

COMISSÃO PARA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Ana Carla H. Powaczuk- Centro de Educação

Ana Lúcia Aguiar Melo -Pró-Reitoria de Graduação

Cleber Ori Cuti Martins Centro de Ciências Sociais e Humanas

Paulo Ricardo T. da Silveira - Centro de Educação

Alice do Carmo Jahn - Campus Palmeira das Missões

Ticiane Lúcia dos Santos - Campus Palmeira das Missões

Mariglei Severo Maraschin - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Rafaela Andolhe - Centro de Ciências da Saúde

Rosane Brum Mello  Coordenadoria de Ações Educacionais

 

PROGRAMAÇÃO VISUAL

Marcel Jacques

WEBDESIGN

Winnie Silva