Portal do Governo Brasileiro

O ano de 2017 foi de boas notícias na área de propriedade intelectual da Universidade Federal de Santa Maria. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu à UFSM 04 patentes de invenção e 01 patente de modelo de utilidade.

A concessão desses títulos de propriedade são importantes para proteger as tecnologias geradas e estimular o desenvolvimento da sociedade. Eles são a garantia do inventor para que possa utilizar e tornar rentável o investimento realizado em sua pesquisa e trabalho.

A patente de invenção pode ser um novo alimento, medicamento, produto químico, equipamentos ou processo e tem proteção legal de exclusividade de 20 anos. Já o Modelo de Utilidade é uma melhoria funcional em um equipamento que já existe ou objeto como utensílios e ferramentas e sua proteção legal é de 15 anos.

A AGITTEC é o setor responsável por prestar auxílio nas questões relativas à propriedade intelectual e o licenciamento dessas tecnologias. No site da AGITTEC é possível acessar os pedidos de patente registrados no INPI e obter informações a respeito de seu licenciamento.

Conheça algumas das tecnologias que receberam a carta-patente em 2017:

- Obtenção e Aplicação de Nanocompósito a Partir da Reutilização de Resíduo

- Luminária para Iluminação Pública a LED

- Motor Ultra-Sônico Tubular com Dois Graus de Liberdade