Portal do Governo Brasileiro

Abertas desde o primeiro dia de outubro, a quinta edição do Salão de Inovação e Empreendedorismo teve suas inscrições encerradas essa semana. A decisão foi tomada após o número de inscrições atingirem a lotação do Centro de Convenções, local onde ocorrerá o evento, que tem a capacidade de comportar mais de mil e cem pessoas.

Neste ano o evento vai perguntar aos presentes sobre o propósito de vida de cada um. O objetivo é instigar os participantes sobre o que cada um faz para tornar a vida da sua comunidade melhor.

Entre os nomes confirmados, está o de Paulo César Tinga, ex-jogador e diretor de futebol, teve passagem por grandes clubes brasileiros e internacionais. Além de investidor dentro do ramo imobiliário e entretenimento, Tinga vem falar sobre seus projetos sociais espalhados pelo Brasil e na luta contra os diversos tipos de preconceitos.

A segunda convidada é Juliana Hoch, fundadora da VITAL, uma empresa jovem que nasceu para fazer a diferença no cenário da saúde e de cuidados com a pele no Brasil. A empresa visa melhorar o Sistema de Transporte de Órgãos no Brasil, através da produção do Ácido Lactobiônico.

Porã Bernardes é jornalista formado pela Famecos (PUC-RS). Atua na área de comunicação há 24 anos e trabalhou nas rádios Ipanema, Pop Rock e Atlântida, onde participou da bancada do Programa Pretinho Básico. Mestre em Design Estratégico e professor pela Unisinos, atualmente pesquisa o impacto do novo ambiente digital nas mídias tradicionais e nas organizações como um todo.

O último convidado é o santa-mariense Maurício Schneider, empreendedor que rodou o mundo trabalhando em mais de 60 países em busca de novos aprendizados pessoais e profissionais. Atualmente é CEO do Administrar é Preciso, um coletivo de administradores que trabalha com projetos de desenvolvimento de negócios, sócio da empresa de realidade virtual Imgnation Studios, e sócio da Solubio Tecnologias Agrícolas, uma empresa inovadora de biotecnologia.

Após as falas dos convidados, na área próxima ao Centro de Convenções, ao lado do planetário, acontecerá um momento de descontração, onde os participantes poderão apreciar as comidas e bebidas de food trucks e se divertir ao som da dupla Luli & Marquinhos, que irão tocar músicas do pop e do rock internacional.

A organização do SIE 2018 também conta com a parceria da ONG Banco de Alimentos, para realizar a coleta de alimentos não perecíveis durante o evento, mediante doação dos participantes na entrada do local. O Banco de Alimentos de Santa Maria é uma organização social de interesse público, tendo como objetivo representar o combate a desnutrição e a obesidade, fazendo a distribuição correta dessas doações entre as entidades em maior necessidade.

O SIE 2018 atingiu sua capacidade máxima de inscrições, mas aqueles que não realizaram o cadastro poderão tentar participar do evento chegando cedo no local. O Salão de Inovação e Empreendedorismo 2018 ocorrerá no dia 8 de novembro, a partir das 18 horas no Centro de Convenções da UFSM, o ingresso no evento será mediante a doação de 1Kg de alimentos não perecíveis.