Portal do Governo Brasileiro

O desenvolvimento de soluções que visam diminuir os impactos causados pela sociedade no meio ambiente, é cada vez mais valorizado. Em particular soluções que permitam a exploração de recursos energéticos renováveis, como por exemplo a água. E há diferentes maneiras de obter energia a partir da água.

Uma colaboração entre grupos de pesquisa da UFSM e da UFRGS desenvolveu uma invenção que proporciona o uso de nanopartículas para geração de hidrogênio, consumindo apenas energia luminosa e água. O processo detalhado está disponível na página do INPI (http://www.inpi.gov.br) através do registo BR 102012011856-4.

A carta patente foi concedida neste mês, e tem validade de 20 anos a partir de 18/Maio/2012, quando o pedido foi depositado.

Os inventores são Prof. Ernesto Schulz Lang e Profa. Bárbara Tirloni do Departamento de Química da UFSM, e Prof. Jairton Dupont e Prof. Pedro Migowski da Silva do Instituto de Química da UFRGS.

Esta e outras tecnologias de propriedade da UFSM estão apresentadas no Portfólio de Tecnologias da UFSM (http://www.agittec.ufsm.br/index.php/portfolio), estão disponíveis para licenciamento e transferência de tecnologia. Entre em contato com a AGITTEC através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (55) 3220 8887.

Texto: Prof. Lucio Dornelles, Coordenador de Propriedade Intelectual