fonte normal diminuir fonte aumentar fonte Acessibilidade

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

97105-900

Contato

Biblioteca Central

Manoel Marques de Souza

"Conde de Porto Alegre"

Prédio 30

Fone: (55) 3220-8651

Histórico

1960

Com a criação da Universidade Federal de Santa Maria, pela Lei 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, fundou-se a Biblioteca Central, que reuniu as coleções bibliográficas das Faculdades de Farmácia, Medicina, Odontologia, Veterinária, Agronomia, Belas Artes, Politécnica, Filosofia, Ciências e Letras. A Biblioteca Central funcionou, até 1971, no prédio da Administração Central - antiga Reitoria, no centro da cidade.

 

1972

A Biblioteca Central mudou-se para o prédio próprio no Campus. Foi criado o Anexo da Biblioteca Central, no prédio da antiga Reitoria. O Anexo se transformou na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas, atendendo aos cursos de graduação e pós-graduação que funcionam no Centro da cidade, tendo como responsável um bibliotecário lotado na Biblioteca Central. Até 1978, os trabalhos técnicos e administrativos eram exercidos por pessoas sem formação biblioteconômica.

 

1978

A partir de 1978, diversas melhorias foram sendo incrementadas, tais como: empréstimo a domicílio a toda a comunidade universitária, substituindo o empréstimo exclusivo para professores e funcionários, livre acesso às estantes substituindo o sistema de “acervo fechado”, mudanças na ocupação do espaço físico proporcionando melhor distribuição do acervo nas estantes, separação do catálogo dicionário em catálogo dividido por autor, por título e por assunto.

 

1979

A partir de 1979, acompanhando a tendência nacional, houve a implantação de novos serviços e outras melhorias, tais como: comutação bibliográfica, empréstimo entre bibliotecas, crescimento do acervo bibliográfico, publicação de material de divulgação e informação, permuta de periódicos com outras instituições, reforma do prédio, com a expansão e melhor aproveitamento do espaço físico, instalação de cabines de estudo individual e em grupos, elaboração de organograma e regimento interno, orientação e treinamento de usuários.


 

1991

A Biblioteca Central adotou o sistema SAB2, iniciando assim, a informatização do acervo.

 

1992

Em 1992, foi fundada a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Rurais (BSCCR), organizada por um bibliotecário, cedido pela Biblioteca Central, em tempo parcial. Com o crescimento da Biblioteca, houve a cedência do profissional para tempo integral.

 

1994

Obteve-se a autorização do MEC para a criação de mais uma vaga de bibliotecário, originada da cedência, pelo Curso de Física, de um técnico em eletrônica. Criou-se, assim, a Biblioteca Setorial do CCNE (BSCCNE), atendendo inicialmente o Curso de Pós-graduação em Física e, após, aos Cursos de Matemática e Estatística.


 

1996

A Biblioteca Setorial do CEFD (BSCEFD) passou a incluir seu material bibliográfico no sistema informatizado, segundo orientações técnicas de cadastramento da Biblioteca Central, não havendo nenhum profissional de biblioteconomia como responsável.

 

1999

A Biblioteca Central adotou o Sistema Bibliotech, transferindo os dados de sua base bibliográfica para o novo sistema.

 

2000

A Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia (BSCT) passou a incluir seu material bibliográfico no sistema informatizado, através do trabalho de uma profissional bibliotecária, que, posteriormente, afastou-se da UFSM. Foi lançado pela CAPES o Portal de Periódicos, permitindo o acesso ao texto completo de artigos de cerca de 2.000 títulos de periódicos científicos.

 

2001

Foi instalada na Biblioteca Central a ilha de atendimento aos usuários do Portal de Periódicos CAPES, constituída por quatro computadores e duas impressoras.


 

2002

A Biblioteca Setorial do Centro de Educação (BSCE) passou a incluir seu material bibliográfico, cadastrado por uma profissional bibliotecária, especialmente contratada. Em junho de 2002, a Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia passou a operar o empréstimo automatizado, através do Sistema Bibliotech.

 

2003

Assinatura de convênio para a implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

 

2004

As bibliotecas da UFSM adotaram o Sistema Integrado para o Ensino (SIE), transferindo os dados de sua base bibliográfica para o novo sistema. Esse sistema foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM e integra os módulos  Acadêmico, Recursos Humanos, Execução orçamentária e Biblioteca entre outros. Ingresso de uma bibliotecária designada para incluir o material das Letras na Biblioteca Setorial da Educação e Letras.

 

2005

Foi instalada, na Biblioteca Central, a ilha de inclusão digital doada pelo governo federal. Essa ilha visa a aproximar os usuários da informática, seu uso é livre, com algumas restrições. É constituída por cinco computadores.


 

2006

Lançamento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFSM. Implantação das Bibliotecas Setoriais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) nos campi de Alegrete, Itaqui, São Gabriel, São Borja e  Uruguaiana. Ingresso da bibliotecária responsável pela Biblioteca Setorial do CESNORS de Frederico Westphalen. Saída do Setor de Microfilmagem do prédio da Biblioteca Central. Estudo de usuário "Satisfação dos usuários de uma biblioteca universitária segundo as dimensões da qualidade", por mestrandos da Engenharia de Produção.

 

2007

Reforma de parte do subsolo e parte externa em frente à biblioteca. Aproveitamento do espaço antes ocupado pela microfilmagem para redistribuição do acervo, conforme projeto das alunas do Curso de Arquitetura. Transferência da coleção especial "Coletânea UFSM" para novo espaço. Esta coleção reúne publicações (livros, periódicos e folhetos) sobre a Universidade Federal de Santa Maria.

 

2008

Ingresso de quatro bibliotecárias para a Biblioteca Central. Dessa forma, foi possível o serviço de assessoramento técnico nas nove bibliotecas setoriais da UFSM. Confecção dos balcões da portaria e da referência pela marcenaria da universidade e remodelação do layout dos setores para a inclusão dos balcões. Aquisição de novo sistema anti-furto para a Biblioteca Central e para a BSCAL e BSCT. Implantação do Sistema de iluminação de emergência no prédio da biblioteca.

 

2009

Finalização do processo de informatização da Biblioteca Setorial do CAL. Lançamento da página da Biblioteca Central da UFSM. Implantação da Biblioteca Setorial da Unidade Descentralizada de Ensino de Silveira Martins (UDESSM), décima setorial da UFSM. Ingresso de cinco bibliotecárias para atendimento das bibliotecas setoriais que não possuíam esse profissional. Início da obra de restauração das paredes do pátio interno da biblioteca. Início do projeto para um anexo. Início da Campanha de Preservação e Conservação do Acervo "Preserve o Conhecimento", com o objetivo de orientar e sensibilizar os usuários no uso correto e na preservação do material bibliográfico das bibliotecas da UFSM. Acesso a computador com softwares de leitura de tela cedido pelo Núcleo de Acessibilidade para uso de pessoas com deficiência visual na biblioteca.


 

2010

Em 2010 teve início a obra de ampliação da biblioteca. Início da integração da Biblioteca Setorial do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Exposição fotográfica dos 38 anos da Biblioteca no Campus. Co-participação na elaboração do Manual de Estrutura e Apresentação de Monografias/Dissertações e Teses – MDT, lançado pela Editora da UFSM.

 

2011

Em 2011 deu-se início aos treinamentos regulares do Portal de Periódicos da Capes organizado pela Biblioteca Central envolvendo todas as bibliotecas. Revitalização do jardim interno através de projeto desenvolvido pelo Curso de Paisagismo do Colégio Politécnico. Coordenação da implantação do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM. Organização da "Oficina Modular na web de capacitação da plataforma OJS/SEER de editoração de periódicos científicos".

 

2012

Em 2012 realizou-se a solenidade de comemoração dos 40 anos da Biblioteca Central no campus. Revitalização da identidade visual da biblioteca. Disponibilização à comunidade acadêmica do Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações. Início da inclusão do DOI da instituição nos artigos dos periódicos do Portal. Regulamentação da jornada de 33h semanais. Assinatura do Acordo de Participação da Rede Cariniana de Preservação Digital do Ibict. Adoção de novos procedimentos quanto ao Depósito Legal na Biblioteca Central das teses e dissertações defendidas na UFSM. Inserção dos trabalhos de conclusão de curso de especialização em formato eletrônico no SIE.

 

2013

Em 2013 a confecção e entrega da carteira da biblioteca e do RU foi transferida para um espaço específico no térreo, facilitando o acesso e permitindo melhor atendimento aos usuários. Implantação do projeto de extensão “O Efeito da Intervenção Cinesioterapêutica Na Mobilidade”, desenvolvido pela aluna Nathaly Marin Hernandez aplicado aos servidores técnico administrativos da biblioteca. Após o término desse projeto, a biblioteca manteve as atividades através da contratação de bolsistas. Início da coleta de metadados da Rede Cariniana, sub-rede LOCKSS/SEER. Início das atividades do Repositório Digital. Regulamentação da jornada de 30h semanais. Publicação da Resolução N. 033/2013 que aprova a implantação do Sistema de Bibliotecas e a reestruturação organizacional da BC.

 

 



UFSM: Avenida Roraima, 1000, Santa Maria, RS, 97105-900 Fone/Fax: (55) 3220-8000 - Desenvolvido por: CPD

Ir para o Site Antigo