fonte normal diminuir fonte aumentar fonte Acessibilidade

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

97105-900

Contato

Biblioteca Central

Manoel Marques de Souza

"Conde de Porto Alegre"

Prédio 30

Fone: (55) 3220-8651

Bibliotecas Setoriais da UFSM

 

Histórico

 

Com a expansão do acervo e para facilitar o acesso dos alunos aos materiais específicos da sua área, surgiu a necessidade de descentralizar a coleção, originando assim as bibliotecas setoriais. Essas bibliotecas estão presentes em quase todos os centros de ensino e contam em seu quadro funcional com, no mínimo, um bibliotecário.

 

Biblioteca Setorial do CAL

 

A Biblioteca Setorial do Centro de Artes e Letras teve sua implantação no dia 11 de junho de 1990. A “Sala de Estudos” foi criada com a finalidade de auxiliar na formação e guarda do acervo de publicações necessárias às consultas dos alunos, professores e profissionais de área de Artes e Letras. No ano de 2004 o acervo passou a ser inserido no sistema SIE, mas o empréstimo foi liberado aos usuários de outras unidades de ensino somente no ano de 2008.

 

Biblioteca Setorial do CCNE

 

A Biblioteca Setorial do Centro Ciências Naturais e Exatas iniciou suas atividades de implantação, processamento técnico e organização do acervo em 5 de dezembro de 1994. Desde então, atende à comunidade acadêmica com empréstimo de livros e disponibilização de sala de estudo. Em 2012, tiveram início as obras de ampliação da biblioteca.

 

Biblioteca Setorial do CCR

 

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Rurais foi fundada em 1992. Em 1991, com a participação de um bibliotecário cedido pela Biblioteca Central, o acervo passou a ser integrado ao sistema utilizado na época. Foi pioneira na implantação do sistema SIE, em 2003.

 

Biblioteca Setorial do CCSH

 

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas existe desde 1983, denominada até então de Anexo da Biblioteca Central, instalada no centro da cidade. A Biblioteca Setorial procura atender às necessidades da comunidade universitária, especialmente dos cursos de graduação e pós-graduação do CCSH, no que se refere à informação bibliográfica. 

 

Em 27 de março de 2017, deu-se início à transferência da Biblioteca do CCSH, que funcionava anexa ao prédio da antiga Reitoria, para a nova Biblioteca do CCSH, ao lado do prédio 74C, no Campus da UFSM em Camobi. Com a mudança, foi transferido o acervo da biblioteca, permanecendo no antigo local apenas o acervo do curso de Direito. 

 

O acervo geral da biblioteca conta com cerca de 20 mil livros (16 mil no Campus e 6 mil na antiga Reitoria), entretanto o número está em constante crescimento devido à incorporação do acervo de Silveira Martins (cursos de Administração e Gestão do Turismo), contando com 2,4 mil livros, e transferência de parte do acervo da Biblioteca Central das áreas de Ciências Humanas, em torno de 40 mil livros."

 

Biblioteca Setorial de CE

 

A Biblioteca Setorial do Centro de Educação foi criada aproximadamente em 1960 como uma sala de leitura. Na década de 1970, passou a ser considerada biblioteca e recebeu o nome da professora “Carmem Silveira Netto”, que teve participação significativa em suas ações relacionadas à valorização da biblioteca. Em 2002, o acervo foi integrado ao sistema utilizado pela Biblioteca Central.

 

 

Biblioteca Setorial do CEFD

 

A Biblioteca Setorial do Centro de Educação Física e Desportos foi criada em 1982 com a finalidade de atender alunos, professores e técnicos administrativos do Centro de Educação Física. O material bibliográfico era composto em sua maioria de fotocópias de livros como alternativa de minimizar as carências de investimento no setor. O acervo da BSCEFD era fechado, o que não permitia o acesso livre as estantes. Com a promulgação da Lei n° 9.618/98, que regula os direitos autorais no Brasil, foram retirados os materiais fotocopiados. Assim, buscaram-se recursos orçamentários para aquisição de material permanente. Os usuários passaram a ter livre acesso ao acervo. Em 1991, o acervo foi integrado ao sistema utilizado pela Biblioteca Central.

 

Biblioteca Setorial do CT

 

A Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia foi implantada em 6 de agosto de 1990, e tem por finalidade a formação e guarda do acervo de publicações necessárias às consultas de alunos, professores e profissionais do ramo de Engenharia e Arquitetura. Em 2002, o acervo foi integrado ao sistema utilizado pela Biblioteca Central. Em 2013, a biblioteca mudou-se para novas instalações.    

 

 

Biblioteca Setorial de FW

 

A Biblioteca Setorial de Frederico Westphalen (CESNORS) iniciou suas atividades no segundo semestre de 2006, em uma pequena sala de aula com aproximadamente cinco mesas de estudo em grupo. Em 2007, o acervo foi integrado ao sistema utilizado pela Biblioteca Central.

 

Biblioteca Setorial de PM

 

A Biblioteca Setorial de Palmeira das Missões (CESNORS) iniciou suas atividades em 2007 já integrada ao sistema utilizado pela Biblioteca Central. A bibliotecária do CESNORS de Frederico Westphalen de 2007 a 2009 realizava a catalogação de obras das duas unidades. A partir de 2010, um profissional bibliotecário assumiu o cargo no campus de Palmeira das Missões.

 

Biblioteca Setorial da UDESSM

 

A Biblioteca Setorial da Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM em Silveira Martins – UDESSM foi criada em 2008, juntamente com o início das atividades da UDESSM. Em princípio os materiais adquiridos eram processados na Biblioteca Central, encaminhados para a unidade e disponibilizados em uma sala sob a responsabilidade de um servidor. Desde sua criação, o acervo foi integrado ao sistema utilizado pela Biblioteca Central.

 

*A BSUDESSM foi extinta do Sistema de Bibliotecas da UFSM em 2016 com a transferência dos cursos daquela unidade para o Campus Sede. 

 

Biblioteca Setorial do CTISM

 

A Biblioteca Setorial do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – “Nara Suzana Boop" iniciou suas atividades em 2010 com um profissional da área, sendo o acervo integrado ao Sistema adotado pela Biblioteca Central. Atualmente a biblioteca atende a toda a comunidade acadêmica no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. O Acervo da Biblioteca cobre às áreas do conhecimento de acordo com os cursos que são ofertados para apoio as atividades desenvolvidas na sala de aula em todos os níveis de ensino: Ensino Médio Integrado, Proeja, Cursos Técnicos subsequentes, Cursos Tecnólogo, Graduação e de Pós Graduação. Em 2013 foi realizada uma obra aumentando o espaço destinado à biblioteca.

 

Biblioteca Setorial do CP

 

A Biblioteca Setorial do Colégio Politécnico da UFSM iniciou as atividades de organização do acervo em outubro de 2014, e foi inaugurada dia 12 de março de 2015. O Acervo da Biblioteca é composto por obras de diversas áreas do conhecimento, visando atender a demanda dos cursos oferecidos na unidade, em todos os níveis de ensino: Ensino Médio, Cursos Técnicos (Pós-Médio), Graduação e Pós Graduação, bem como material relevante para as pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos no Colégio. O acervo está em constante expansão, e atualmente concentra-se nas seguintes áreas temáticas: Ciências Agrárias e do Meio Ambiente, Tecnologia da Informação,  Administração, Tecnologia de Alimentos, Farmácia e Literatura.

 

Biblioteca do CAFW*

 

A Biblioteca Setorial do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen tem em seu documento de registro a data de 25 de outubro de 1972 e recebeu o nome de Biblioteca João Francisco Martins. Em 2010, o acervo foi integrado ao sistema utilizado pela Biblioteca Central.

 

*A BSCAFW foi desligada do Sistema de Bibliotecas da UFSM em 2015 e passou a fazer parte do Instituto Federal Farroupilha.



UFSM: Avenida Roraima, 1000, Santa Maria, RS, 97105-900 Fone/Fax: (55) 3220-8000 - Desenvolvido por: CPD

Ir para o Site Antigo