fonte normal diminuir fonte aumentar fonte Acessibilidade

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

97105-900

Contato

Biblioteca Central

Manoel Marques de Souza

"Conde de Porto Alegre"

Prédio 30

Fone: (55) 3220-8651

COMUT

 

Comutação Bibliográfica COMUT

 

Serviço por meio do qual se obtêm fotocópias ou arquivos em PDF de documentos não existentes no acervo da biblioteca ou online no Portal CAPES ou gratuito em algum outro site, mas encontram-se disponíveis em outras instituições do país ou do exterior, integrantes desse convênio. O material deve ser solicitado apenas pelo e-mail s.comut@yahoo.com.br. Mais informações no ramal 8646.

 

Quem pode participar?

 

Bibliotecas

 

Qualquer biblioteca, centro de informação/documentação, empresa e organização,  no Brasil e no exterior, pode participar do Comut na condição de Biblioteca Solicitante, bastando, para isso, cadastrar-se no Programa e adquirir Bônus Comut.

 

A participação como Biblioteca Base envolve algumas questões entre as quais a avaliação do potencial do acervo e da infraestrutura da biblioteca, além da assinatura de convênio com a Gerência do Comut. 

 

Usuários

 

Qualquer pessoa, no Brasil e no exterior, pode participar do Comut como usuário bastando, para isso, cadastrar-se no Programa.

Na condição de Usuário Institucional, basta que o usuário se cadastre e faça suas solicitações de cópias através de uma Biblioteca Solicitante.

 

Na condição de Usuário Solicitante, além de se cadastrar, o usuário deve adquirir Bônus Comut. Nesse caso, o próprio usuário faz as suas solicitações de cópias sem a intermediação de uma Biblioteca Solicitante. 

 

 

Como adquirir bônus eletrônicos do COMUT?

 

- BIBLIOTECA SOLICITANTE e USUÁRIO SOLICITANTE - Adquire, junto à Gerência do Comut, uma certa quantidade de Bônus Eletrônicos do Comut. Ao fazer essa aquisição a Biblioteca Solicitante ou o Usuário Solicitante efetua um único pagamento em dinheiro (à Gerência do Comut) e passa a ter uma única forma (Bônus Comut) para pagar a todas as Bibliotecas-Base para quem faz solicitações de cópias.

- Os Bônus adquiridos pela Biblioteca Solicitante e pelo Usuário Solicitante são creditados, pela Gerência do Comut, numa conta virtual da Biblioteca Solicitante e do Usuário Solicitante.

- Após a solicitação da cópia a ser atendida pela Biblioteca-Base, os Bônus são transferidos automaticamente pelo sistema da conta virtual da Biblioteca Solicitante ou do Usuário Solicitante para a conta virtual da Biblioteca-Base.

- Ao final de cada mês, a Gerência do Comut troca por dinheiro os Bônus eletrônicos existentes na conta virtual da Biblioteca-Base.

 

Essa modalidade de pagamento permite que as Bibliotecas Solicitantes e os Usuários Solicitantes façam apenas um pagamento em dinheiro para uma única fonte (Gerência do Comut) e que as Bibliotecas-Base recebam dinheiro de uma única fonte (Gerência do Comut) e apenas uma vez.  Entre si, as bibliotecas utilizam o Bônus Comut como única forma de pagamento/recebimento de serviços de cópias.

 

O Bônus Comut não tem uma forma “física” definida, sendo apenas “virtual”.  Existe apenas numérica e contabilmente dentro do sistema informatizado do Comut.  Para cada bônus vendido, há um “lastro” em dinheiro depositado na Conta Bancária do Comut.

 

 

Qual o valor do Bônus?

 

Cada bônus equivale a cinco páginas originais de documento copiado. Atualmente, um bônus custa R$ 2,20. Confira a tabela de preços clicando aqui.

 

 

Como funciona?

 

Cada 5 páginas solicitadas equivalem a 1 Bônus.

 

Ex.: Documento original com 1 a 5 páginas =   1 Bônus

 6 a 10 páginas = 2 Bônus

11 a 15 páginas = 3 Bônus, etc. 

 

Além do fator numérico indicativo do total de páginas, incidem na composição dos preços cobrados aos usuários outros fatores, tais como: local para envio da cópia (Brasil ou exterior), forma de envio (correio simples, correio registrado, fax, meio eletrônico etc.), origem da cópia (fornecida por biblioteca no Brasil ou no exterior), etc. 

 

 

Quando houver a necessidade de Busca Monitorada (em bibliotecas brasileiras) ou Busca Monitorada Internacional

 

Nesses casos, o custo da busca será de 8 Bônus (R$17,60). Para algumas buscas, principalmente Buscas Internacionais, além desse valor, é acrescido outro valor pela biblioteca que possua o material solicitado. Esse valor será informado pela gerência do Comut após o material ter sido encontrado.

 

O valor em dinheiro do Bônus é padronizado em todo o território nacional por meio de uma Tabela de Preços, afixada em todas as bibliotecas solicitantes que fazem parte do Comut.  Periodicamente, havendo necessidade e com base em detalhado estudo de custos, o preço do Bônus pode ser alterado.

 

 O valor do Bônus contempla apenas os custos de produção e envio das cópias e são compostos de custos da Gerência do Comut, da Biblioteca-Base e da Biblioteca Solicitante.

 

 

Dados a serem informados quando feita a solicitação

 

Para solicitação de artigos de periódicos: Clique aqui

 

Para solicitação de partes de documentos: Clique aqui

 

Para solicitação de teses e dissertações: Clique aqui

 

Fonte: COMUT - Manual do Sistema



UFSM: Avenida Roraima, 1000, Santa Maria, RS, 97105-900 Fone/Fax: (55) 3220-8000 - Desenvolvido por: CPD

Ir para o Site Antigo