Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul (BSCS)

A Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul (BSCS) iniciou suas atividades em setembro de 2014 com a criação do novo Campus da Universidade Federal de Santa Maria.
A
BSCS procura atender à comunidade acadêmica: alunos, professores e funcionários, com a disseminação de informações do ramo da Arquitetura e Engenharia através da prestação de serviços informacionaise a disponibilização de uma sala de estudos.
Os serviços
informacionais compreendem: orientação e capacitação aos usuários, auxílio na normalização de trabalhos técnico-científicos, levantamento bibliográfico, empréstimo domiciliar, entre outros.
O
acervo é integrado e informatizado pelo Módulo Biblioteca do Sistema de Informações para o Ensino (SIE), que é o sistema utilizado pela Biblioteca Central. A BSCS pertence ao Sistema de Bibliotecas da Universidade (SiB-UFSM).

Gostaria de fazer alguma sugestão para a nova Biblioteca no campus definitivo da UFSM-CS?
Então, clique aqui.

A sua opinião e colaboração são muito importantes para a construção de uma Biblioteca útil, atrativa e dinâmica para todos.
Obrigado!
Equipe da Biblioteca

Arquivo contendo os slides do Treinamento de Usuários:
Link
(Para acessar os links nos slides é necessário, após baixar o arquivo, abri-lo no Modo Apresentação.)

Orientações gerais para os usuários da Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul (BSCS)

• Para habilitar o empréstimo domiciliar o usuário deverá ter vínculo com a UFSM. No caso dos alunos, devem estar matriculados no semestre vigente. Quanto aos servidores, podem ser ativos ou inativos.
  • O acervo da BSCS está disponível para pesquisa e consulta no catálogo on-line do Sistema de Biblioteca da UFSM  no link: http://portal.ufsm.br/biblioteca/pesquisa/index.html
  • Pelo catálogo, através do espaço virtual do usuário, também é possível efetuar reservas e renovações.  Link: http://portal.ufsm.br/biblioteca/login.html
  • O limite máximo de empréstimo é de cinco (5) materiais por Biblioteca e quinze(15) materiais bibliográficos por usuário em todo o Sistema de Bibliotecas
  • O limite máximo do prazo de empréstimo é de sete (7) dias para todos os usuários.
  • As renovações podem ser realizadas por igual período, sete (7) dias, caso não haja reserva e até o limite de quinze (15) semanas.
  • O atraso na devolução gera multa, a taxa é de R$ 1,25 por dia e por obra.
  • Material em atraso no sistema impede a renovação e a retirada em qualquer biblioteca.
  • Quando ocorrer o extravio ou danificação de obras pelo usuário, este deverá ressarcir a Biblioteca com o mesmo título. Caso o título esteja esgotado a equipe da Biblioteca indicará um outro título semelhante e na mesma área de conhecimento.
  • As obras de referência (dicionários, enciclopédias, entre outras) só podem ser consultadas no local, exceto nos dias de provas, quando são liberadas 30 minutos antes da prova, mediante retenção da carteira da Biblioteca, e deverão ser devolvidas no mesmo dia, após a realização da prova.

Empréstimo entre bibliotecas SiB UFSM

O empréstimo entre bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Santa Maria – SiB/UFSM possibilita o intercâmbio de material bibliográfico entre as bibliotecas integrantes do Sistema, ampliando assim, as possibilidades de acesso à informação aos usuários cadastrados.

Dos procedimentos para este tipo de empréstimo:

Atenção:

• A Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul irá realizar 6 (seis) empréstimo entre bibliotecas  simultaneamente.
  • O limite máximo do prazo de empréstimo segue as normas gerais de empréstimo, podendo o usuário renovar até 14 (quatorze) vezes cada bibliografia, caso não haja reserva.
  • Se houver reserva, o livro deverá ser entregue a um dos atendentes da Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul.
  • As situações referentes à perdas e danos ao material emprestado e as datas de devolução e renovação são de inteira responsabilidade do usuário que solicitou o empréstimo entre bibliotecas.
  • Após o uso o material bibliográfico emprestado deve ser entregue na Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul. No ato da entrega o prazo de devolução deve estar vigente, caso contrário gerará multa.
  • A biblioteca detentora da obra reserva-se o direito de solicitar a devolução imediata da(s) obra (s), quando se fizer necessário.

Horário de funcionamento

A partir do dia 06 de março de 2017, o horário de atendimento da Biblioteca Setorial Cachoeira do Sul será:

Biblioteca Setorial do Campus Cachoeira do Sul

Local: Campus da UFSM - Cachoeira do Sul, andar térreo.

Fone: (51) 3724-8404.

Equipe da Biblioteca: