Portal do Governo Brasileiro

Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE)

LAPE-2

 
O LAPE, localizado no Prédio 3 da Universidade Federal de Santa Maria – Campus de Cachoeira do Sul (UFSM-CS), é utilizado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa visando o processamento de produtos agrícolas. A estrutura física do LAPE conta com os seguintes sistemas experimentais e equipamentos:


1) Sistema experimental extração de bioprodutos e hidrólise de biomassas agrícolas

O sistema experimental de extração e hidrólise é utilizado para obter bioprodutos com aplicação em setores industriais e na agricultura, bem como para obter produtos hidrolisados de interesse para a produção de biocombustíveis e bioenergia. O sistema, baseado em tecnologia supercrítica, é composto por: 1 bomba de deslocamento positivo para líquidos que suporta pressão de 600 bar e com controle de vazão; 1 bomba para CO2que suporta pressão de 600 bar e com controle de vazão; 4 vasos de extração em aço inox de diferentes volumes (20, 50, 100 e 500 mL) que suportam 600 bar aquecidos por manta de aquecimento; 2 vasos de separação de aço inox encamisados que suportam pressão de 300 bar; 3 reatores de Inconel que suportam 600 bar aquecidos por manta de aquecimento (até 500°C); 2 banhos ultratermostatizados para resfriamento do CO2, para resfriamento dos produtos de hidrólise e para controle de temperatura dos vasos de separação; 1 reservatório de líquido; e 1 reservatório de CO2. Além disso, o sistema é composto por válvulas de bloqueio, válvulas micrométricas, manômetros, termopares, tubos de aço inox sem costura de 1/8 de polegada de diâmetro interno que suportam pressão de 600 bar e estrutura de suporte dos equipamentos formada por perfilados de alumínio, cantoneiras, chapas de aço e rodízios giratórios.

2) Sistema experimental de fermentação de meios líquidos

O sistema experimental de fermentação em estado líquido é utilizado para desenvolver ensaios de fermentação de substratos de interesse visando à obtenção de bioherbicidas e bioprodutos afins, bem como biocombustíveis. O sistema é composto por: 1 agitador orbital do tipo shaker com controle de temperatura e agitação; 1 centrífuga refrigerada com controle de temperatura e agitação; 1 autoclave para esterilização de substratos e materiais; vasos de reação; e materiais de apoio (vidrarias em geral).

3) Sistema experimental de filtração por membranas

O sistema experimental de filtração por membranas é utilizado para realizar testes de remoção de contaminantes em bioprodutos, para concentrar compostos ativos de bioherbicidas e para avaliar o tratamento de efluentes agroindustriais e agrícolas com o intuito de reuso na agricultura ou lançamento em corpos receptores. O sistema é composto por: 1 vaso de separação de aço inox; 1 banho ultratermostatizado; 1 bomba de engrenagem; membranas de vários tipos e modelos; válvulas de bloqueio; rotâmetros; vasos de coleta; e tubos em geral.

O LAPE conta ainda com equipamentos de uso geral como rotaevaporador com bomba de vácuo, estufa com controle de temperatura, forno do tipo mufla, refrigerador, capela de exaustão, banho maria, banho de ultrassom, banho ultratermostático, agitador magnético, extrator to tipo Soxhlet, pHmetro, balança analítica, balança semi-analítica, barriletes para água purificada e cilindros de gases.

 

Contatos:

Prof. Dr. Marcus Vinícius Tres

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (51) 3724-8417

Prof. Dr. Giovani Leone Zabot

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (51) 3724-8419