Portal do Governo Brasileiro

Laboratório de Pós-Colheita (LAPOS)

O Laboratório de Pós-Colheita (LAPOS) desenvolve pesquisas em engenharia de pós-colheita e qualidade, propriedades físicas e mecânicas de produtos agrícolas, pré-processamento, secagem, beneficiamento e armazenamento de produtos de origem vegetal, tecnologia, engenharia e processamento de produtos agrícolas.

 

Linhas de Pesquisa

 

Pós-Colheita de Produtos Agrícolas

       A linha de pesquisa tem como objetivo estudar as tecnologias e os processos para minimizar as perdasquantitativas e qualitativasde produtos agrícolas na pós-colheita, considerando, por exemplo, os mecanismos de higroscopicidade, difusividade,a umidade de equilíbrio higroscópicodos produtos agrícolas e do ar.São realizadasamostragens para determinação dos teores de água, atividade de água e aclassificação física de produtos agrícolas. São estudadosprincípiosde bioquímica e fisiologia, fatores de deterioração, temperatura, umidade, disponibilidade de oxigênio e respiração, relações térmicas e hídricas, avaliações físico-químicas, sensoriais, presença insetos-praga, desenvolvimento de fungos, bactérias e a produção de micotoxinas em produtos agrícolas.

 

Propriedades Físicas e Mecânicas de Materiais Biológicos

A linha de pesquisa tem como objetivo caracterizar as propriedades físicas, mecânicas, térmicas, elétricas, aerodinâmicas, óticas e reológicas de produtos agrícolas, com vistas para o desenvolvimento de máquinas e equipamentos para pré-processamento, secagem, armazenamento, beneficiamento, processamento, manuseio, transporte e avaliação da qualidade dos produtos agrícolas. Estudar as formas geométricas, volume, massa específica, porosidade, ângulo de repouso, cor, condutividade elétrica, propriedades dielétricas, calor específico, calor latente de vaporização, condutividade térmica, difusividade térmica, coeficiente de fricção, ângulo de atrito interno, velocidade terminal, consistência, firmeza, dureza, textura, elasticidade, plasticidade, avaliação sensorial, medidas objetivas e instrumentais, viscosidade, tensões normais, cisalhamento e deformações em produtos agrícolas.

 Pré-Processamento, Secagem, Beneficiamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas

A linha de pesquisa tem como objetivo realizar estudos voltados para a engenharia de pós-colheita e a qualidade de produtos agrícolas nas operações derecebimento, pré-limpeza, limpeza, seleção, secagem, beneficiamento, classificação, aeração, refrigeração, armazenagem e transporte de produtos agrícolas. São realizados estudos dosmétodos de secagem,tipos de secadores, modelagem matemática e simulações, balanços de massa e energia, manejo dos sistemas de secagem, controle de temperatura, vazão e fluxo de ar, operação, desempenho e dimensionamento dos secadores, fornalhas, queimadores, gaseificadores e trocadores de calor. São estudadas as formas e bases para o dimensionamento de equipamentos e avaliação da qualidade dos produtos agrícolas nas etapas de pré-limpeza, limpeza, seleção, beneficiamento e classificação. São dimensionadas e avaliadas as estruturas e instalações de silos para armazenagem em sistemas horizontais e verticais. Avaliadas a operações dos sistemas de armazenamento de produtos agrícolas a granel, convencional, atmosfera modificada, controlada, sistemas de aeração e resfriamento. São feitos estudos voltados para minimização de acidentes e explosões em espaços confinados para a certificação de unidades armazenadoras, manuseio e transferência de produtos agrícolas. Determinadas as técnicas de controle de qualidade em produtos e subprodutos agrícolas armazenados. Racionalização de energia e uso de energias renováveis, instrumentação, controle e automação de unidades armazenadoras e processadoras de produtos agrícolas.

 

Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas

A linha de pesquisa tem como objetivo estudara engenharia de processamento e a qualidade de produtos agrícolas industrializados, desenvolver tecnologias, analisar as técnicas e operações de processamento, estudar a engenharia e a implantação de projetos agroindustriais.

 

    Equipamentos do Laboratório

Os seguintes equipamentos estão disponíveis: secador de grãos, classificador de grãos, trilhadeira de grãos, mesa densimétrica de grãos e sementes, engenho protótipo de grãos de arroz, determinador de umidade, medidor de massa específica,contador eletrônico de sementes, moinho de amostras, quarteador de grãos, calador graneleiro, germinador de sementes, ventiladores axiais, desidratador de frutas e vegetais perecíveis, extrator de óleo Soxhlet.

 

 

 

No Laboratório de Pós-Colheita são ministradas aulas práticas e desenvolvidos projetos de pesquisa com estudantes de graduação e pós-graduação financiados pela universidade e órgãos de fomentos.

 

Contato

Prof. Dr. Paulo Carteri Coradi

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (51) 3724-8421