Portal do Governo Brasileiro

Histórico

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), idealizada e fundada pelo Professor José Mariano da Rocha Filho, é a primeira instituição de ensino superior criada no interior do Brasil. Oficializada em 14 de dezembro de 1960, pela Lei nº 3.834-C, e instalada solenemente em 18 de março de 1961, construiu, ao longo de seus mais de 50 anos, credibilidade e tradição.

Inauguração oficial do Campus de Cachoeira do SulO ideal de interiorização do ensino superior sempre esteve presente na instituição. Desde seus primeiros anos, a UFSM, que hoje ocupa a 12ª posição no ranking das melhores universidades do Brasil (Estudo realizado pela CWUR - Center for World University Rankings, em 2014), sempre incentivou o crescimento de outras regiões, instalando polos com cursos de graduação fora da sede da Universidade.

Aliando esse ideal da UFSM de expandir a ensino superior e o desejo da população cachoeirense de trazer para a cidade uma universidade pública de qualidade, foi criada, em 2011, a Comissão Comunitária Pró-Implantação do Campus da UFSM para Cachoeira do Sul (instituída pelo Decreto nº 057/2011). A comissão tomou a frente do movimento que ficou conhecido como "Vem, UFSM". No dia 13 de julho de 2011, houve uma manifestação na qual cerca de 3 mil cachoeirenses foram às ruas demonstrar seu apoio ao projeto de implantação da UFSM na cidade. No dia 16 de agosto deste mesmo ano, a presidenta Prof. Dr. José Mario Dolyes Soares e Prof. Dr. Hilton Abílio GrundlingDilma Rousseff anunciou a criação do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul (UFSM-CS), através do programa Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). A partir desse momento, começaram as negociações e os debates sobre a implantação do novo Campus, até que se chegasse ao projeto que atualmente está sendo executado.

O Campus da UFSM-CS foi oficializado em 19 de dezembro de 2013, através da Resolução nº038/2013 do Conselho Superior da instituição (Consu). Para a implantação do Campus da UFSM de Cachoeira do Sul, foram nomeados como Diretor e Vice-Diretor pro tempore, os professores José Mario Doleys Soares e Hilton Abilio Gründiling, respectivamente. As aulas tiveram início no dia 11 de agosto de 2014 e, no dia 20 de agosto, ocorreu a solenidade oficial de inauguração do Campus, com a presença de autoridades de Cachoeira do Sul; do Reitor da UFSM, Paulo Burmann; do Vice-Reitor, Paulo Bayard; do secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller; e do representante do Governo do Estado, João Ricardo Santos Tavares, além dos servidores, professores e alunos da UFSM-CS e a comunidade em geral. Após a solenidade, houve uma carreata até as instalações do Campus, onde representantes da UFSM e da comunidade desataram a fita na entrada do prédio e descerraram a placa inaugural do novo Campus.

Provisoriamente as atividades do Campus da UFSM-CS se realizam em quatro imóveis no centro da cidade, até que os primeiros prédios do Campus, no Bairro Passo da Areia, estejam em condições de receber os alunos, servidores técnico-administrativos e professores. Neste novo Campus, a UFSM-CS conta com uma área física de aproximadamente 84 hectares. A previsão é que os primeiros prédios comecem a ficar prontos ainda em 2017.

O Campus da UFSM - Cachoeira do Sul inicia suas atividades com cinco cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Agrícola; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; e Engenharia de Transportes e Logística; totalizando 190 alunos.

Inauguração oficial do Campus de Cachoeira do SulO projeto proposto para o novo Campus da UFSM em Cachoeira do Sul leva em conta as necessidades científicas e tecnológicas do Rio Grande do Sul e do Brasil ao concentrar esforços na área das Engenharias. Assim, se pretende diminuir as carências e promover o desenvolvimento da mesorregião Centro-Sul do Estado do Rio Grande do Sul, tornando esse Campus da UFSM um centro de referência nacional em ensino, pesquisa e extensão nas áreas das Engenharias, Arquitetura e Tecnologias da Informação.