Portal do Governo Brasileiro

Software originado no Campus de Cachoeira do Sul é registrado no INPI

Os professores Sabrina Marques e Vinícius Maran, juntamente com o bolsista de iniciação científica Cristian Douglas Rosa da Silva, depositaram, no dia 19 de dezembro de 2016, um pedido de registro de software no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o N° BR 51 2017 000116-2. O software “SLMTime” é o primeiro software registrado que se originou de pesquisas realizadas no campus da UFSM em Cachoeira do Sul. O processo de registro do invento no INPI foi agilizado pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).

A Fusão Seletiva a Laser – SLM (Selective Laser Melting) vem se destacando no cenário tecnológico de fabricação, pois oferece a possibilidade de fabricação de peças metálicas complexas com propriedades mecânicas semelhantes àquelas fabricadas pelos métodos tradicionais envolvendo a remoção de material. O software SLMTime calcula previsões do tempo total de fabricação usando o SLM de peças com uma série de critérios, elencados no projeto de pesquisa "SLM time - Software de simulação do tempo da fabricação de peças por Fusão Seletiva a Laser", além da previsão da quantidade de matéria-prima que será utilizada efetivamente durante a fabricação; quantidade de matéria-prima necessária para a fabricação; e o preço total a ser pago pelo serviço. 

De acordo com a professora Sabrina, da área de Engenharia Mecânica no Campus Cachoeira do Sul, o software pode ser aplicado​ ​em diferentes áreas da indústria, como médica, odontológica, aeronáutica, aeroespacial, nuclear, automotiva, moldes e matrizes, além da indústria de moda e design. Podendo auxiliar diretamente o setor de vendas e planejamento de processos das empresas que utilizam o processo SLM, o software será uma ferramenta adicional na realização de orçamentos para a fabricação de peças por SLM, não necessitando de extremo conhecimento de utilização dos softwares ou da máquina SLM. 

Exemplo SLM