Portal do Governo Brasileiro

Apresentação

Comissão Setorial de Avaliação Institucional - CSA-CCNE

csa-ccne-06-trans

A Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CSA/CCNE) é uma comissão de apoio a Comissão Própria de Avaliação da UFSM (CPA).

Estabelecida no ano de 2009, tem por objetivo o planejamento e execução de ações que visem a divulgação da Avaliação Institucional (AI) e a sensibilização e o chamamento a participação da comunidade acadêmica da respectiva unidade universitária na AI, assim como sistematizar e disponibilizar as informações obtidas do processo de autoavaliação à comunidade acadêmica e orgãos externos de avaliação institucional.
A sua composição é estabelecida a cada dois anos (ver Resolucao 009/2015 – Gabinete do Reitor UFSM) através de portaria expedida pela Direção do CCNE.

Aos comissionados incumbe, em um primeiro momento, a condução do processo de sensibilização dos segmentos acadêmicos circunscritos ao CCNE ao processo de AI, como já citado anteriormente, conforme o projeto de autoavaliação prescrito pela UFSM e orientações da CPA.
Entende-se por sensibilização  toda ação divulgatória e de conscientização da importância da participação da comunidade acadêmica, uma vez que os dados obtidos, desta consulta, fornecem indicadores de potencialidades e fragilidades da instituição e consequentemente, servirão como base de consulta e direcionamento na elaboração de políticas de desenvolvimento institucional (Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI]) e de projetos pedagógicos adequados realidade acadêmica diagnosticada, os quais objetivarão ou a melhoria ou a manutenção desta realidade (Plano Político Pedagógico [PPP]).
Entretanto, a pressuposta disponibilidade dos indicadores acima requererá uma sistematização e tratamento prévio dos dados obtidos na consulta, sendo esta tarefa uma segunda incubência das CSA, e assim da CSA/CCNE.

Departamentos envolvidos na CSA/CCNE