CCS UFSM

CCS UFSM

Arquivos

O pacote de arquivos de Assinatura Visual do CCS UFSM contém:

Baixar arquivos

Apresentação

Este Manual de Identidade Visual apresenta os elementos que compõe a Identidade Visual do Centro de Ciências da Saúde UFSM (CCS UFSM), com o objetivo de manter a coerência visual em todos os materiais que representam e fazem referência ao centro.

O atual projeto de Identidade Visual foi desenvolvido por Bruno Ruchiga em 2017, enquanto designer bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCS, com supervisão de Alexandre Maccari, em um trabalho de redesenho de Identidade Visual anterior criada por Ana Claudia Pelisson e Patrick de M. Teixeira em 2003, em disciplina do curso de Desenho Industrial da UFSM, com orientação de Máucio Rodrigues.

Elementos de Identidade Visual

Assinatura Visual

A Assinatura Visual do CCS é composta por símbolo e texto.

O símbolo é essencialmente abstrato, podendo ser interpretado de diferentes maneiras. Sua criação original foi feita a partir do rebatimento de duas letras "C" e um círculo pequeno, sugerindo uma forma humana abstraída envolvida por outra forma que a protege, assim como as ciências da saúde buscam proteger e agir em benefício da qualidade de vida do ser humano. Também pode ser percebido como um olho humano, simbolizando curiosidade, pesquisa e ciência. A representação de forma mais abstrata for escolhida com o objetivo de não priorizar nenhum curso específico entre os sete que fazem parte das graduações do centro, sendo assim mais abrangente e facilitando a criação de identificação por qualquer um destes.

O texto é composto por duas partes: a sigla "CCS", e o nome completo "Centro de Ciências da Saúde". Ambas utilizam família tipográfica estabelecida por padrão da UFSM. A utilização do nome completo "Centro de Ciências da Saúde UFSM" na Assinatura Visual é facultativa nas situações em que este estiver subentendido, podendo ser utilizada apenas a sigla "CCS". O símbolo pode ser utilizado sozinho como selo ou ícone apenas em situações específicas em que a identificação nominal do centro for dispensável, por já estar expressa de outra forma.

Construção Geométrica do Símbolo

A construção geométrica do símbolo é feita a partir da intersecção de 5 circunferências e recortes de cantos. A finalização de cor com luzes e sombra é gerada a partir do deslocamento e redimensionamento destas mesmas circunferências.

Variações de Cor

Para se adequar aos diferentes meios em que será aplicada, a Assinatura Visual pode se apresentar em diferentes cores. Em fundos brancos, deve-se utilizar a assinatura visual em suas versões positivas, enquanto em fundos preenchidos ou escuros deve-se utilizar a assinatura visual em suas versões negativas. Dessa forma, mantêm-se a legibilidade e clareza, ao proporcionar o constraste adequado. Observe que as versões positivas e negativas não são simplesmente invertidas, mas as cores estão adaptadas de forma a manter o acabamento de luz e sombra.

Baixar arquivos de variações

Versão Animada

Tendo em vista que o CCS produz conteúdos audiovisuais, para internet em suas mídias sociais, e para televisão com transmissão pela TV Campus UFSM, foi desenvolvida uma versão animada da Assinatura Visual, com transição de entrada, de acordo com as demais definições de identidade do centro.

Baixar arquivo de vídeo

Assinaturas Visuais dos Setores

Alguns dos setores do Centro de Ciências da Saúde receberam Assinatura Visual padronizada, com símbolo personalizado a partir de definições da identidade do CCS e de projeto de reestruturação de regimento dos centros da UFSM.

Baixar Assinaturas Visuais dos Setores

Mascote

O CCS tem como mascote o personagem Jalequinho, uma cobra verde, pois segundo o dicionário de símbolos ela traz uma série de significados como força vital, renascimento, renovação, criação, e vida, já sendo utilizada em vários símbolos dos cursos da saúde. O mascote foi criado para ser utilizado como imagem simbólica em eventos e ações, bem como trazer um sentido afetivo e de aproximação com a comunicação do centro. O nome "Jalequinho" foi definido por votação popular entre os servidores e estudantes.

O design do mascote foi desenvolvido em 2013 por Erick Colaço, e recebeu uma revisão de vetorização e colorização em 2017 por Bruno Ruchiga.

Mascote Jalequinho

Baixar arquivos do mascote

Cores

Azul principal

RGB 0, 94, 140
HEX #005E8C
CMYK 75, 25, 0, 50

Azul complementar

RGB 0, 145, 217
HEX #0091D9
CMYK 75, 25, 0, 0

Fontes e Tipografia

A família tipográfica principal utilizada nas assinaturas visuais do CCS segue o padrão da UFSM. Deve-se evitar seu uso em outras aplicações além das assinaturas visuais.

Como família tipográfica auxiliar, foi escolhida a Cooper Hewitt, que dispõe de um conjunto de fontes em variados pesos e variações de itálico. Ela está disponível para download e uso livre, com uma licença SIL Open Font License.

Cooper Hewitt Thin

Cooper Hewitt Light

Cooper Hewitt Book

Cooper Hewitt Medium

Cooper Hewitt Semibold

Cooper Hewitt Bold

Cooper Hewitt Thin Italic

Cooper Hewitt Light Italic

Cooper Hewitt Book Italic

Cooper Hewitt Medium Italic

Cooper Hewitt Semibold Italic

Cooper Hewitt Bold Italic

Baixar família tipográfica

Contato

Em caso de dúvidas sobre a utilização da Identidade Visual do Centro de Ciências da Saúde, você pode entrar em contato com o Núcleo de Divulgação Institucional do CCS através do e-mail .

Arquivos

Baixar pacote de arquivos de Assinatura Visual do CCS UFSM