Rafael Almeida Fighera DPAT Chefe de Departamento: Rafael Almeida Fighera

Faixa de Camobi, Km 09 - Campus Universitário
Santa Maria/RS – 97105-900

Icones 12 (55) 3220-8141

O Departamento de Patologia está dividido em três setores: Patologia Bucal, Patologia Humana e Patologia Veterinária e, através desses, desenvolve atividades em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Nas suas dependências, funciona o Laboratório de Patologia do Hospital Universitário de Santa Maria.
O objetivo primordial do Departamento é proporcionar aos alunos dos Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Terapia Ocupacional, conhecimentos associados às principais patologias que ocorrem em organismos doentes.
Os professores desse Departamento coordenam projetos nas áreas de extensão e de pesquisa. Sendo que na pesquisa, destacam-se os projetos norteados pelo Setor de Patologia Veterinária, cujos avanços são reconhecidos no âmbito nacional e internacional.