Portal do Governo Brasileiro

Direção

direção

 

PALAVRA DA DIREÇÃO
Gerenciar o CCSH é um desafio, devido ao número de cursos, ao número de alunos e à dispersão geográfica. São 6 prédios atualmente utilizados, 4 no Campus e 2 no Centro da Cidade de Santa Maria. Essa gama de cursos cria uma diversidade de áreas que caracteriza o CCSH como um centro de múltiplas matizes, tornando complexas as ações para atender a todas as necessidades.

Durante os últimos anos, a Direção do Centro se envolveu na ampliação de suas instalações, na consolidação da Graduação e no desenvolvimento da Pós-graduação, no que foi exitosa em todos os aspectos.

O CCSH é protagonista na oferta de cursos noturnos, o que contrasta, em parte, com a realidade da UFSM. Mesmo com algumas dificuldades, o CCSH nunca se furtou de atender essa demanda social, incluindo o maior número possível de pessoas no ensino superior. Além disso, a Direção está empenhada em promover a redução gradativa da evasão de alunos na UFSM.

Os projetos mais imediatos neste momento são: a conclusão do prédio 74C, que abrigará as áreas de Ciências Contábeis, Economia e Relações Internacionais; a conclusão da Biblioteca Setorial e sua ocupação; e, a transferência da área de Psicologia para o prédio 74B que já está pronto, o que deve ocorrer até o final deste ano.

Devem iniciar em breve as obras do prédio dos laboratórios de Pós-graduação, que serão construídos com recursos do CT Infra, ao lado da entrada principal do prédio 74C. É também prioritária a construção de um prédio para a área da Comunicação, que contemple seus laboratórios, áreas administrativas e salas de aula. Além disso, está sendo elaborado um projeto de reforma e reestruturação de espaços para a Assistência Judiciária Gratuita (AJUFSM), no Centro da Cidade.

Todo esse esforço tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e consequentemente a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no CCSH, para que os que passem por aqui possam aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas e para que o Centro seja um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional.

Mauri Leodir Löbler e Wanderlei José Ghilardi