O Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria foi criado em 1970, originalmente chamado de Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, por ser composto pelos cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. Com a implementação dos cursos de Arquivologia e de Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda), ainda na mesma década, e do curso de História, o Centro passou a ter a denominação atual.

O curso de Psicologia foi inserido em 1996, seguido pelo de Ciências Sociais, em 1997. Os cursos de Filosofia Bacharelado, de Sociologia Licenciatura e de Relações Internacionais iniciaram no segundo de semestre de 2009. No vestibular de 2010, foram abertas as vagas para os cursos de Serviço Social e de Produção Editorial.

Essa atual configuração torna o CCSH o maior Centro de Ensino da UFSM, com 23 cursos de Graduação e 10 Programas de Pós-graduação, distribuídos em 12 departamentos. Os cursos que compõem o Centro fundamentam-se na capacitação social e humana dos seus acadêmicos e tem como principal preocupação garantir a qualidade em ensino superior, pesquisa e extensão.

Para dar apoio às atividades desenvolvidas, o CCSH possui dois órgãos suplementares: Assistência Judiciária da UFSM e Biblioteca Setorial do CCSH. Também possui três órgãos de apoio: Gabinete de Projetos (GEAIC), Unidade de Tecnologia de Informação (divido em dois espaços, laboratório no prédio da Antiga Reitoria e laboratórios no prédio 74C), Unidade de Apoio Pedagógico e uma Secretaria de Apoio Administrativo, que contempla os Núcleos de Infraestrutura, de Comunicação Institucional, de Execução e Controle Orçamentário e de Patrimônio. Além dessa estrutura, há laboratórios de suporte às disciplinas práticas ligadas aos departamentos de ensino.


Atualmente, o CCSH possui cursos distribuídos no centro de Santa Maria - Antiga Reitoria e Prédio de Apoio - e no Campus da UFSM – prédios 21, 74A, 74B e 74C. A Direção do Centro está sob responsabilidade dos professores Mauri Leodir Löbler (diretor) e Wanderlei José Ghilardi (vice-diretor), estando sediada na Cidade Universitária José Mariano da Rocha Filho, prédio 74C, sala 4112.


bannerzinho csa

INFOCCSHBANNERZINHO