O Painel artístico "Fortalecendo o que nos pertence" foi inaugurado ontem, 8, na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM. A obra, pintada pelos artistas Andressa Querubini e Douglas Medeiros, integrou a programação do Dia Internacional da Mulher e da Semana da Calourada 2018.

Ao som de músicas de cantoras como Vanessa da Mata, Elis Regina e Ana Carolina, os convidados foram recepcionados na cerimônia, que iniciou às 17h30 e contou também com a exposição fotográfica "Guardiãs de Ibarama", de Bibiana Silveira, e as exposições de esculturas "Feito Catedrais", de Rosângela Passos, e "Potência em ser corpo", de Ruth Bibiano.

Andressa Querubini e Douglas Medeiros abriram a cerimônia contando sobre o processo criativo de construção do painel. Andressa destacou também a importância dos espaços de divulgação de ações e conquistas das mulheres e Douglas falou sobre a desconstrução de estereótipos e preconceitos que a criação da obra proporcionou.

A seguir, o Diretor do CCSH, Mauri Löbler, destacou em seu discurso o comprometimento do Centro com os direitos das mulheres e trouxe um histórico sobre a escolha do dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Mauri anunciou ainda que o Centro irá promover outros concursos com o intuito de selecionar obras artísticas com temáticas inerentes às áreas do Centro, seus debates, recortes e importância nas ciências sociais e humanas e na sociedade.

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, ao encerrar a cerimônia, parabenizou o CCSH pela iniciativa e reforçou a importância de se pensar sobre a igualdade de gênero na Universidade e na sociedade como um todo.

Selecionado em 2017, por meio de processo licitatório, para compor o ambiente da Biblioteca, o painel artístico tem o objetivo de dar visibilidade às ações das mulheres nas ciências e na sociedade e promover o empoderamento feminino considerando os recortes interseccionais de raça/etnia, classe social e geracional, de forma a reconstruir as lutas e conquistas das mulheres.

DSC 1295 Easy Resize

Painel artístico "Fortalecendo o que nos pertence".

 

DSC 1368 Easy Resize

Diretor do CCSH, Mauri Löbler (à esquerda); Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann (ao centro); Vice-Diretor do CCSH, Wanderlei Ghilardi (à direita).

 

DSC 1380 Easy Resize

Douglas Medeiros e Andressa Querubini, autores do painel artístico.


CENTRO DE IDEIAS

RSH sidebar marca

bannerzinho csa

INFOCCSHBANNERZINHO