A Revista Sociais e Humanas (RSH) está com a chamada de trabalhos de seu terceiro Dossiê Temático aberta.

A temática do Dossiê será Direitos Humanos, tema norteado pelos paradoxos do Estado e cujo sentido se revela diante das estruturas sociais de dominação e exclusão. 

Segundo os editores, "Em tempos de normalidade institucional, as “garantias” de direitos humanos sustentam a aparência desses direitos como algo acabado ou já conquistado, bastando efetivação, contudo, isso se desfaz no ar em tempos de exceção, ou de ruptura dessa “normalidade”. Por isso, os discursos de retrocessos de direitos são tão facilmente construídos e difundidos como algo necessário e aceitável em tempos de “instabilidade econômica” e crise do capitalismo. Tal situação nos convoca a outros modos de agir, pensar e resistir em face dos modelos produtores e reprodutores de intolerância, violência e totalitarismo que sempre estiveram presentes no nosso cotidiano, a qualquer tempo, mais disfarçados ou mais explícitos a depender do nível de consenso das elites e grupos dominantes."

Espera-se que as produções desafiem o pensar esses paradoxos e a refletir sobre justiça e Direito, Estado e políticas públicas, democracia e participação, movimentos sociais, instituições disciplinares e carcerárias, xenofobia, diversidade humana e cultural, se forma a subsidiar esse grande debate, sobre ética, condição humana, dignidade, violência e o Estado, aspectos centrais do debate sobre os Direitos Humanos.

Os manuscritos para o dossiê temático devem ser submetidos no site da revista até o dia 25 de setembro. Manuscritos encaminhados após essa data serão avaliados como artigos livres.

A coordenação do Dossiê Temático Direitos Humanos será da Giuliana Redin, docente do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito.


CENTRO DE IDEIAS

bannerzinho csa

INFOCCSHBANNERZINHO