Portal do Governo Brasileiro

CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DO CURSO

  • O presente projeto é o primeiro curso de pós-graduação lato Sensu em Eficiência Energética editado e gerenciado exclusivamente por uma universidade pública, sendo gratuito e com a qualidade chancelada pela UFSM;
  • Por seu caráter multidisciplinar o curso terá a participação efetiva de professores de diversas áreas da UFSM;
  • As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino (art. 44, III, Lei nº 9.394/1996) e com duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno obterá um Certificado de Especialista em Eficiência Energética.

O PAPEL DOS DOCENTES

As estratégias pedagógicas só terão valor se os docentes participarem como agentes de transformação e estiverem integrados ao desenvolvimento do currículo permitindo a interdisciplinaridade, através do diálogo permanente.

Os docentes necessitam desenvolver um papel de instigadores no processo de aprendizagem do aluno, contribuindo para o desenvolvimento da consciência crítica do mesmo, buscando orientar e aprimorar as habilidades que o futuro administrador deverá ter.

Outro aspecto relevante é a importância do docente ter presença contínua e marcante junto ao processo de ensino-aprendizagem, participando e interagindo com os alunos, assumindo papel de estudioso parceiro no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias aos profissionais da área.

Proporcionar a integração teórico-prática na solução dos problemas, desafiando o aluno sem despejar conteúdo, participando e coordenando equipes, grupos, pesquisas e trabalhos orientados.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome do Curso: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA APLICADA AOS PROCESSOS PRODUTIVOS

Nível: Especialização

Unidade de origem: Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Tecnologia

Núcleo de Tecnologia Educacional

Aprovação/Reconhecimento

Parecer CEPE 030/2010 UFSM, de 15/10/2010

Parecer 264/2012 CAAC/CGAC/DED/CAPES, de 17/10/2012

Órgão executor: Universidade Federal de Santa Maria

Entidades Patrocionadoras: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Universidade Aberta do Brasil e CAPES

Coordenadores do Curso e de Tutoria: Prof. Dr. Geomar Machado Martins e Prof. Dr. Natanael Rodrigues Gomes

Telefone: (55) 3220-9489 ou (55)3220.8147

Local de realização: Polos a serem definidos em cidades do Rio Grande do Sul

Período de realização previsto: Agosto de 2013 a Dezembro de 2014

Horário das aulas: A ser definido

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Natureza do curso: Temporário à Distância

Documento comprobatório: Certificado de Conclusão do Curso fornecido pela UFSM

Carga horária total: 360 horas/aula

Vagas: As vagas serão definidas por unidades polos de ensino à distância conforme a demanda de cada região, após consulta aos orgãos competentes.

Numero de turmas: 01 (uma)

Clientela: Candidatar-se-ão à especialização aqueles portadores de diploma de graduação em Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica e Arquitetura e respectivos Tecnológos.

Local de inscrição: Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DERCA, 3º andar - Prédio da Reitoria - CAMPUS UFSM

Valor da taxa de inscrição: A ser estabelecido pela UFSM

Valor da taxa de matrícula: O curso não possuirá qualquer outro tipo de taxas, excetuando-se a de inscrição, sendo totalmente financiado com recursos da CAPES e Universidade Aberta do Brasil.

Requisitos para a inscrição:

  • preenchimento do formulário de inscrição fornecido pelo DERCA-UFSM;
  • fotocopia do Diploma de Graduação ou certificado de previsão de conclusão do curso superior;
  • Curriculum Vitae devidamente comprovado (xerox);
  • histórico escolar (xerox);
  • carteira de identidade (xerox);
  • comprovante de quitação com o serviço militar (xerox) e
  • comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Período de Inscrições: A ser definido pela UFSM. Maiores informações veja a seção: Contato

Seleção: A seleção será feita por professores participantes do corpo de docentes do curso, através de análise de currículo dos candidatos(as).

Avaliação das disciplinas: Os professores de cada disciplina serão responsáveis por determinar a forma de avaliação. Dentre os critérios utilizados apresentam-se os seguintes:

  • provas parciais;
  • provas finais;
  • trabalhos escritos;
  • trabalhos práticos;
  • apresentação de Trabalhos;
  • monografia e
  • artigo.

Observações: Conforme determinação da UFSM será exigida freqüência mínima de 75% em cada disciplina;

Para efeito de participação em aula serão abordados os seguintes pontos: (a) leitura prévia do assunto pertinente a aula, (b) presença física nas aulas e nos trabalhos, (c) perguntas pertinentes aos temas expostos nas aulas, (d) relação da disciplina com outras disciplinas do curso, (e) postura ética, (f) clareza e adequação dos conteúdos lecionados com a realidade existente;

As avaliações atrasadas só serão aplicadas para os alunos que tiverem os requerimentos deferidos pela coordenação do curso e independentemente da avaliação que estará sendo recuperada, o conteúdo da avaliação será toda a matéria vista na disciplina;

Para efeitos de avaliação da qualidade do curso, cada disciplina será avaliada individualmente. Os resultados das avaliações estarão disponíveis na coordenação do curso e posteriormente no relatório final do curso.

Monografia: Cada participante deverá, até o final do curso, apresentar uma monografia relacionada à área de Eficiência Energética, onde possam ser avaliados aspectos estudados durante o curso. O aluno fará também uma apresentação oral de sua monografia em uma banca, conforme o regimento interno do curso.