CONTATO

Coordenação do Curso de Especialização em Eficiência Energética Aplicada Aos Processos Produtivos

Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Tecnologia - Prédio 07 - Sala 317

CEP 97105-900 - Santa Maria - RS

Fone: (055) 3220 9589 - Fax: (055) 3220 8030

(Skype): cedeap102013

PERGUNTAS FREQUENTES

1) Quem pode realizar a inscrição para a Pós-Graduação Especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos?

Podem candidatar-se à especialização aqueles portadores de diploma de graduação em Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e respectivos Tecnólogos.

2) Qual a modalidade do curso (presencial, semipresencial ou totalmente a distância)?

O Curso é a distância com encontros presenciais obrigatórios que serão realizados no inicio e no final de cada semestre do curso para realização das avaliações finais bem como no final do curso (defesa do artigo monográfico como trabalho de conclusão), divulgados antecipadamente em calendário acadêmico. As atividades presenciais ocorrerão sempre no polo de inscrição do estudante, em dias e horários que melhor atendam a necessidade de logística do curso.

3) É possível realizar as "atividades presenciais" em outro local que não no polo de inscrição?

É preferível que as atividades sejam realizadas no polo de origem do estudante ou  na sede do curso localizada em Santa Maria/RS.

4) Qual a carga horária do curso?

O curso possui uma carga horária de 360 horas/aula.

5) Qual a carga horária necessária para acompanhar as atividades propostas?

É previsto uma carga horária semanal equivalente a 12 horas de estudos, sendo que o desenvolvimento fica a critério do estudante.

5) Quando será ofertado o curso novamente?

A previsão é de que uma nova edição do curso seja ofertada no primeiro semestre de 2015.

6) Como é feita a inscrição do candidato? Possui alguma taxa de inscrição?

A inscrição é feita via Internet, no endereço eletrônico disponibilizado em Edital. Possui uma taxa de inscrição, onde o valor será informado conforme Edital.

7) O curso possui algum custo para o estudante, como taxas de matriculas, mensalidades mensais ou anuais?

O curso não possui qualquer outro tipo de taxas, a não ser de inscrição, para o estudante, sendo totalmente financiado com recursos da CAPES e Universidade Aberta do Brasil.

8) Quais os documentos necessários para à análise dos candidatos?

Os documentos necessários são : curriculum vitae documentado (anexando cópias de todos os certificados, diplomas, atestados e demais documentos mencionados no currículo), em uma via, conforme modelo disponibilizado em Edital, carta de intenção do aluno explicando os motivos pelos quais deseja realizar o curso, proposta de Trabalho, documento comprobatório de exercício da profissão.

9) Quais são os critérios de seleção dos candidatos?

A seleção dos candidatos é feita através da análise do curriculum vitae, da análise da Proposta de Trabalho e da análise da Carta de Intenção. A seleção será baseada em uma Tabela de Pontuação que será disponibilizada em Edital, a nota mínima para classificação será 5,0 (cinco) pontos e em caso de empate será classificado o candidato com maior idade.

10) Qual é a formação que o curso proporciona?

O curso qualifica e da experiência para atuar na área de eficiência energética capacitando o egresso a atuar nas ESCOS (Energy Services Company - são Empresas de Engenharia, especializada em Serviços de Conservação de Energia, ou melhor, em promover a eficiência energética e de consumo de água na instalações de seus Clientes, utilizando-se primordialmente de contratos de performance).