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Estratégias Pedagógicas

As estratégias pedagógicas representam os instrumentos para a efetiva consolidação da proposta curricular explicitada no perfil e competências a serem desenvolvidas nos alunos, tanto na dimensão operacional quanto na dimensão pedagógica.

A proposta curricular do curso está centrada no desenvolvimento de competências que exigirão uma prática pedagógica pautada na interação com o aluno e na construção do seu conhecimento. Assim, as iniciativas dos alunos, o diálogo, os diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo e a autonomia terão que ser considerados para que aconteça não somente o saber fazer, mas, acima de tudo o saber por que está sendo feito.

Dessa forma, serão utilizadas estratégias como:

  • sentido de pertencimento e afetivação – como num curso de pós-graduação não há o contato diário isso afasta os alunos do convívio da sala de aula, da presença afetiva do professor e dos colegas, e as características naturais da cultura brasileira necessita de relações afetivas para motivação da aprendizagem, o modelo do curso buscará satisfazer esta necessidade oferecendo recursos como: encontros fora de salas de aula, encontros virtuais e comunicação permanente e amigável;

  • divisão de conteúdos e prática pedagógica – cada disciplina será oferecida por meio dos conteúdos apresentados em salas de aulas disponibilizadas em apostilas impressas, distribuídas aos alunos gratuitamente, antes de início de cada disciplina;

  • estímulo ao trabalho cooperativo – as instruções pedagógicas do curso buscam formar um ambiente de cooperação para facilitar a aprendizagem no qual os alunos interagem uns com os outros, gerando estratégias de aprendizagem e integrando novas informações num conhecimento já existente. Os trabalhos individuais e em grupo que são disponibilizados pelo professor com o intuito de formar uma imensa teia de conhecimentos;

  • seminários – durante a execução do curso serão oferecidos dois momentos para discussão de temas atuais do agronegócio brasileiro. Para isso, será oferecido dois seminários com palestrantes de renome nacional que possam contribuir para melhor desenvolvimento do curso. Além disso, esses seminários servirão como formas de integração entre a graduação, o mestrado e a especialização e

  • acompanhamento permanente – o curso oferece por meio do professor, bolsista e coordenação, o atendimento contínuo aos alunos, de forma a prover e orientar as suas necessidades. O modelo do curso disponibilizará canais de comunicação on-line permanente com o professor, coordenação e bolsista.

A jornada de dedicação ao curso foi desenhada de forma a facilitar o trabalho do professor e o acompanhamento dos alunos, que deverão realizar as atividades solicitadas em horários especiais, nos polos e em casa.