Centro de Eventos - UFSM - Apresentação
Portal do Governo Brasileiro

Apresentação

O Parque de Exposições Agro-industriais da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, foi fundado em 10 de Janeiro de 1965 através de um trabalho conjunto do Dr. José Mariano da Rocha Filho, Dr. Francisco Alvares Pereira e Dr. Horácio Caio Pereira de Souza, respectivamente na época, Reitor, Prefeito Municipal e Presidente da Associação Rural.

A Mais de três décadas, aconteceu a primeira Exposição Agropecuária de Santa Maria, que foi realizada no Parque de Exposições da UFSM, em Setembro 1967, com um total de 480 animais. Começavam os primeiros passos da comercialização de matrizes e reprodutores, atraindo cada vez mais compradores e expositores a este município.

Ao longo desse período, a Exposição Feira tornou-se um dos principais pontos de projeção da agropecuária da região central do estado. Constituindo-se em um dos maiores pólos genéticos e de difusão de técnologias, na agropecuária gaúcha e para os países vizinhos, através do Mercosul. Além de promover o artesanato, a gastronomia, o turismo e a cultura local.

Como pólo difusor da melhor genética, neste evento, participam cabanhas que são expositoras de gado de corte e leite, bubalinos, equinos, aves ornamentais, ovinos e pequenos animais ruminantes e herbívoros.

Um número bem expressivo de empresas expositoras de Santa Maria, de municípios vizinhos e de outros estados, expõem seus produtos através de prestadoras de serviços, concessionárias de veículos e utilitários, máquinas e implementos agrículas, insumos agropecuários, artesanato e gastronomia regional, vestuário, praça de alimentação, artigos em couro, selaria e correaria, produtos coloniais e também instituições de ensino e pesquisa.

A Feira abrange um público variado, pois há uma diversidade de interesses em exposição, a pecuária de leite, corte e lã, produtos e tecnologias que interessam ao homem do campo e profissionais de áreas afins, shos que incentivam a cultura local e regional, leilões de animais de alto valor zootécnico, a possibilidade de grandes negócios, on line, de máquinas e implementos agrícolas, assim como, matrizes e reprodutores através do "Dia do Agronegócio".

Estimam-se 40 mil pessoas, passeando pelo Centro de Eventos, durante o período da Exposição Feira Agropecuária.

A Universidade Federal de Santa Maria possui um dos maiores Centros de Pesquisas Agropecuárias da América do Sul, que é o Centro de Ciências Rurais - CCR, constituindo-se em um dos principais participantes desse evento.