NOTA DE REPÚDIO AO DCE PELA NÃO CONVOCAÇÃO DAS DEMAIS REPRESENTAÇÕES PARA REUNIÃO DA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA

Quando da mobilização pela assistência, no dia 15 de Abril de 2014, foi formada a Comissão para gestar soluções para os problemas com a Assistência Estudantil na UFSM, da qual fazem parte as seguintes representações: CEU I, CEU II, CEU III, DCE, APG e pró-reitorias envolvidas.

A atual gestão do DCE (É Tempo de Avançar) se apresentou para agendar a primeira reunião da Comissão e para tanto anotou todos os e-mails das representações.

No dia 05 de Maio, às 15hs, um integrante da coordenação da CEU II recebeu uma mensagem de celular informando sobre uma reunião da Comissão que acontecei às 16hs daquele dia. Ou seja, com uma hora de antecedência.

Em síntese, nenhuma entidade foi avisada da reunião, exceto o DCE que era a entidade responsável pela tarefa e que tinha conhecimento da data uma semana antes, conforme confirmado pela representante do DCE, no dia 05.

Compareceram na reunião, mesmo sem aviso, APG, CEU II e DCE.

Antes do início da reunião, APG e CEU II questionaram a representação da atual gestão do DCE sobre a não convocação da reunião, mas a gestão do DCE não se dignou a explicar o ocorrido. Também foi manifestado, por parte das representações (exceto a gestão do DCE), junto ao representante da reitoria, o descontentamento e o desconforto com a situação, pois a gestão da UFSM também deveria contribuir no sentido de garantir a lisura do processo.

O relatado acima só pode ser nominado como um golpe contra a democracia no Movimento Estudantil, mais precisamente como um golpe da atual gestão do DCE (É tempo de Avançar) contra os estudantes das CEUs e da pós-graduação. Tal prática deve ser combatida ao máximo, pois ataca os interesses dos estudantes.

O papel de uma gestão do DCE é reconhecer a legitimidade das demais representações democraticamente constituídas e procurar construir de forma conjunta.

A próxima reunião da Comissão está agendada para a 1a terça-feira de Junho de 2014, PRAE.

Casa do Estudante Universitário I – CEU I

Casa do Estudante Universitário II – CEU II

Associação dos Pós-Graduandos – APG

Santa Maria – RS. 19 de maio de 2014

CEU II participará de comissão sobre assistência estudantil na UFSM

No dia 15 de abril, estudantes de todas as casas de estudantes da UFSM no campus de Santa Maria – CEU I, CEU II e CEU III – realizam manifestação.

A Diretoria da CEU II atuou desde a preparação da mobilização até a sua realização e foi indicada pelos manifestantes para compor a mesa de negociação com a reitoria.

A pauta de reivindicações estava centrada na ampliação da moradia para estudantes alojados na União Universitária e na necessidade de acesso à Internet. Continuar lendo