Como morar na CEU II?

A Casa do Estudante Universitário II (CEU II), localizada no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é uma unidade que compõe a Política de Assistência Estudantil, e destina-se a servir de moradia aos estudantes universitários graduandos e aos estudantes dos cursos técnicos do Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial, não residentes em Santa Maria, regularmente matriculados na UFSM e com o Benefício Socioeconômico- BSE aprovado pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis -PRAE.

O BSE é um direito dos alunos da UFSM, regularmente matriculados em cursos presenciais, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Abrange os seguintes benefícios: Moradia estudantil, acesso gratuito ao Restaurante Universitário, bolsa transporte, auxílio para materiais pedagógicos e atendimento odontológico.

 As orientações de como solicitar o BSE são publicadas em Edital no site da UFSM no início de cada semestre letivo.

O aluno ou aluna interessado(a) em solicitar o BSE deverá preencher um formulário online, quando da abertura do edital, que está disponível no site da UFSM. É obrigatório o envio deste formulário para dar início a solicitação e para ter direito à moradia provisória (União Universitária).

Para ter acesso à moradia provisória, após preencher o formulário, basta ir até a PRAE localizada no  Prédio da Reitoria -Térreo  Sala 109, com uma foto 3×4 e preencher um cadastro que ficará na portaria da União Universitária para identificação.

Após a entrega dos documentos solicitados em edital para a comprovação da situação de vulnerabilidade socioeconômica, o (a) estudante terá sua documentação avaliada e  será avisado por e-mail se o seu benefício foi deferido ou indeferido. Muitos/as estudantes perdem o direito à moradia, por não terem entregue a documentação completa. É imprescindível que as dúvidas sobre a documentação sejam sanadas com a assistente social da PRAE sempre que for preciso.

No momento em que solicitar o BSE, o/a estudante terá direito ao benefício provisório que permitirá que sua permanência no alojamento provisório e a realização das refeições no Restaurante Universitário gratuitamente (café da manhã, almoço e janta).

UNIÃO UNIVERSITÁRIA

A União Universitária serve como um alojamento provisório para os/as estudantes da UFSM maiores de 18 anos, que não tem condições financeiras de se manter até que a solicitação do BSE seja deferida ou indeferida. É preciso que o(a) aluno(a) traga um colchão e seus pertences pessoais. A União é composta por três dormitórios, um feminino, um masculino e um misto. Os banheiros possuem tanques para lavar as roupas e além disso a casa do estudante disponibiliza a lavanderia com máquinas de lavar para os moradores dos alojamentos provisórios.

ATENÇÃO!!!

A UFSM possui um bloco designado para moradia dos estudantes menores de idade. No entanto, este bloco possui apenas 72 vagas, e não há garantia de vagas para todos. Os estudantes que não conseguirem vaga neste bloco, poderão ficar na União Universitária junto aos demais.

Os/as menores de idade que desejam ficar nas moradias provisórias devem trazer um termo de compromisso preenchido pelos pais e com a assinatura reconhecida em cartório. Esse termo pode ser retirado na PRAE ou no site: http://w3.ufsm.br/prae/index.php/resolucoes-e-formularios .

Qualquer dúvida contate-nos através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/diretoriaCEUIIUFSM/

Reformas estão sendo realizadas para melhor acolher os estudantes. Os estudantes menores de 18 anos vão diretamente para o bloco 34, de acordo com a disponibilidade de vagas, e permanecem até completarem a maioridade.

 

126 ideias sobre “Como morar na CEU II?

  1. Olá, boa noite!
    Gostaria de saber quando estará disponível e onde – uma vez que a informação “site da UFSM” é muito vago” – o formulário online do Benefício Sócio Econômico para ter direito à moradia da CEU.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Sabrina Fiorelli

    • Olá, desculpe o atraso na resposta, estávamos com problemas no manuseio do blog.
      Você deve aguardar a abertura do edital que ainda não está disponível, estará disponível no site da Universidade e no site da Prae para o preenchimento do formulário.
      (No formulário serão solicitados alguns documentos, os quais você deverá providenciar).
      Durante o período em que aguarda a aprovação de seu BSE, você poderá ficar na União Universitária.
      Qualquer dúvida entre em contato conosco novamente.

    • Olá! Sou amador nisso tudo!!! Gostaria de saber como faço para conseguir morar na Casa do Estudante, sendo que cursarei História – Licenciatura?

      • Olá Gustavo,
        Para morar na Casa do Estudante, você deve ter seu Benefício Socioeconômico aprovado, através de um processo que abre a cada início de semestre, com um edital. Você pode acompanhar a abertura do edital pelo site: http://site.ufsm.br/editais/prae . O edital para o segundo semestre de 2015 ainda está aberto, e é o de número 012/2015. Enquanto aguarda o resultado do processo, você pode permanecer na União Universitária, ou, caso seja menor de idade, no bloco 34, que são moradias provisórias. Após ter seu BSE aprovado, você pode passar na Diretoria da Casa do Estudante, onde terá acesso à lista de vagas, e poderá passar nesses aptos para ver em qual você se adaptaria melhor. Após conversar com os moradores, você pode passar na Diretoria novamente, com a declaração de benefício socioeconômico e uma foto 3X4, preencher um cadastro, e você será mais um morador da CEU II.

        • Olá,!
          Na última parte, sobre a União Universitária, diz que “Os estudantes menores de 18 anos vão diretamente para o bloco 34 até completarem a maioridade.”
          Ou seja, se eu passar no vestibular, e começar a estudar em 2016, eu vou ter apenas 17 anos, a completar 18 a recém em dezembro de 2016. Então eu tenho direito de ficar todos esses meses na União Universitária até eu completar os 18 anos de idade? E só preciso levar Colchão pertences pessoais? ( Nenhum móvel ou eletrodoméstico ?)

          Desde já agradeço! :D
          Att,

          • Olá,

            Se você começar a estudar na UFSM em 2016 e tiver menos de 18 anos, você irá morar no bloco 34, que é o bloco de apartamentos destinado a menores de idade. A união universitária é destinada a tod@s @s alun@s maiores de idade que estão com o Benefício Sócio-Econômico em análise.

  2. Olá,

    Gostaria se possível,informações de casa do estudante no campus de Palmeira das Missões se tem e como funciona para inscrição.

    Obrigada

    • Desculpe o atraso na resposta, estávamos com problemas no manuseio do blog.
      Letícia você deve entrar em contato com a Diretoria da Casa do Estudante de Palmeira das Missões.

  3. gostaria de saber se eu sendo de são Martinho da serra consigo moradia na casa do estudante pois não tenho condição de alugar casa nem ir todos os dias! como faço pra consegui o bse? desde ja muito obrigado

    • Olá, desculpe o atraso na resposta, estávamos com problemas no manuseio do blog.
      Você deve aguardar a abertura do edital que estará disponível no site da Universidade para o preenchimento do formulário.
      (No formulário serão solicitados alguns documentos, os quais você deverá providenciar)
      Durante o período em que aguarda a aprovação de seu BSE, você poderá ficar na União Universitária.
      Qualquer dúvida entre em contato conosco novamente.

  4. Boa noite.Ja tem previsão para abertura do Edital para Inscrição para os candidatos a umas vaga na Casa do Estudante?
    Apos o preenchimento do BSE on line o proximo passo que pelo que eu entendi é presencial?

    Existe um período para este atendimento presencial?

    Obrigado

    • Boa noite, ainda não temos a informação de uma data prevista para publicação do edital, pois quem realiza é a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae),
      o melhor seria entrar em contato com eles.

      https://www.facebook.com/prae.ufsm?fref=ts

      Depois de ter preenchido o formulário do BSE a Prae enviará para o seu e-mail todas as informações, prazos, datas e horários.

  5. Olá eu vi que ali sera só aceito alunos que estudaram em colegios com tecnico é isto?
    Pois sempre estudei em colegio publico, e não tenho como me sustentar ai em SM e pretendo tentar a casa do estudante pode dar uma ajuda ai na informação pois no site, não achei nada sobre isso.

    • Olá, esta informação não procede, são aceitos alunos de todas as escolas que se enquadram dentro das normas do BSE.
      Quase 100% dos moradores da casa vieram de escola pública.

      Você deve aguardar a abertura do edital que ainda não está disponível, estará disponível no site da Universidade e no site da Prae para o preenchimento do formulário.
      (No formulário serão solicitados alguns documentos, os quais você deverá providenciar).
      Durante o período em que aguarda a aprovação de seu BSE, você poderá ficar na União Universitária.
      Qualquer dúvida entre em contato conosco novamente.

  6. ola, sou mae de aluno e gostaria de tirar algumas duvidas com vcs :preciso muito do BSE pois moro em imbe e minha filha esta ai ja a um ano e perdeu o benefício ano passado ,mas nao tenho condições de mante-la ai nesta cidade ,ela esta em uma peça alugada na Parque pinheiro machado ,temporaria mente.Muito distante do campus, ja que estuda á noite e tem uma bolsa pela manha . Sei que com o salario (bolsa),nao conseguira se manter por muito tempo.Gostaria de ajuda-la mais ,mas tbm pago aluguel aqui e sei q ela tera q largar tudo e voltar mas nao consigo dizer isso a ela.
    Gostaria de uma outra opção,uma orientação ,nao sei ,algo q pudesse ser feito para ela continuar na faculdade….talves pedir novamente o bse.Posso pedir qtas vezes?Aguardo uma resposta e uma orientação.

    • Olá, entendemos sua situação, o único jeito de permanecer na casa do estudante é com o BSE.
      Para mantê-lo o aluno deve ser aprovado em 50% das disciplinas.
      Caso o aluno perca o BSE ele pode solicitar novamente e enquanto aguarda a aprovação do mesmo ele pode permanecer na União Universitária.
      Não há um limite de vezes para solicitação do BSE, pode ser solicitado quantas vezes forem necessárias.

  7. Boa Noite, ao ler essa matéria e seus comentários vi que só poderei solicitar o BSE a partir da publicação do edital, tem alguma data prevista para este edital sair?

    Obrigado, fico no aguardo.

    • Olá, primeiramente você deve concluir o ensino médio e posteriormente prestar o vestibular, após seu ingresso na universidade você poderá solicitar a moradia.

  8. Olá, gostaria de saber mais informações sobre o bloco 34, já que completarei 18 anos apenas no próximo ano. Tive a informação de que seria um aparatamento, mas ele é dividido no máximo em quantas pessoas? Cada um terá um quarto ou este também será dividido? É mobiliado? Se eu conseguir o beneficio posso escolher morar só com moças?
    Agradeço desde já.
    Aguardo uma resposta.

    • Olá, no bloco 34, cada apartamento possui 3 quartos para duas pessoas cada, possui guarda-roupas, escrivaninhas e beliches o restante é por conta do morador, podendo consegui-los até com antigos moradores. Os apartamentos são separados só de meninas ou só de meninos.

      Att.

  9. Olá, mesmo apos pesquisar muito, ainda tenho dúvidas á respeito da moradia. Eu moro em Nova Santa Rita, e tenho interesse em cursar Jornalismo na UFSM. Minha pergunta é, somente após o ingresso na universidade, poderei solicitar a moradia?
    Desde já, agradeço a atenção!
    Abraços!!!

  10. Olá,

    colegas, sou Romário Carlos. Estudante de Comunicação Social com Habilitação em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe.

    Soube que a UFSM existe um curso que há muito procuro relacionado a engenharia de som: o curso de Engenharia Acústica, muito provavelmente formação semelhante. Fico muito feliz por saber que existe algo desse tipo aqui no Brasil e acreditem… meu esforço pra conseguir isso me fez fazer planos para tentar iniciar no exterior daqui há alguns (muitos) anos. Acreditem… é algo que realmente quero.

    Assim que soube (tarde demais, por incompetência minha) da existência desse curso, com muita esperança iniciei minhas pesquisas sobre como ingressar na Universidade, que me parece, de excelência, e comecei a ver os pormenores. Na verdade a “parte difícil”.

    Primeiro problema é que não aceita-se o ENEM para ingresso na Universidade, ou seja: eu teria de viajar a cidade somente para fazer a prova. Algo bastante complicado para quem leva aos trancos e barrancos uma graduação em Audiovisual.

    Outro problema é a assistência estudantil… claro, uma pessoa em minhas condições tem de pensar principalmente nesse aspecto. Vi que a assistência conta com residências denominadas CEUs (CEU I, II, III para quem faz pós-graduação, etc.), mas para conseguir esse benefício eu não poderia ter diploma de curso superior. Esse é o segundo problema: me estabelecer, em uma possível ida a Santa Maria.

    Aqui na UFS por exemplo já se aceita o ENEM amplamente, não existem residências para alojamento dos alunos, elas são “alugadas” pela instituição que também possui um restaurante universitário, com alimentação a 1 real a refeição, ou gratuita em casos específicos (como estudantes de outros estados). Não é muito, mas é algo.

    Então, penso comigo mesmo: teria chances de conseguir adentrar a faculdade? O que normalmente faz um estudante de outro estado nesses casos? Estou disposto a largar a faculdade no sexto período por esse objetivo. O que deveria fazer?

    Sei que mando essa mensagem um tanto quanto “cedo” a qualquer processo de seleção para que assim consiga me preparar.

    Resumindo as perguntas: o que um estudante em minha situação normalmente faz? E o que eu deveria fazer em meu caso? Como funciona para um estudante de outro estado se estabelecer na UFSM. Peço humildemente uma resposta de vocês! Ou então, uma indicação a quem deveria fazer essa pergunta.

    PS: tentei lhes enviar a mensagem por e-mail, não consegui e também não tenho problema em “expor” meu caso.

    Atenciosamente,

    Romário Carlos
    Estudante de Audiovisual pela UFS.

    • Olá Romário, desculpe a demora em responder. A UFSM aceita somente 20% do Enem os outros 80% é através do vestibular da universidade. Para você conseguir o direito a moradia na CEU você deve ser aluno regularmente matriculado na UFSM (e sem ensino superior completo), quando matriculado na universidade você pode solicitar o BSE – beneficio sócio econômico, que dá o direito a morar na casa do estudante, uma vez com o BSE você também tem outros benefícios enquanto estudante o (RU – restaurante universitário). No momento que você aguardar o BSE você pode ficar na União Universitária é um alojamento específico para os estudantes que querem entrar na casa. Caso você tenha interesse de fazer Engenharia Acústica na UFSM você deve fazer o ENEM e depois a prova, nos dias do vestibular você pode ficar na União Universitária neste tempo sem pagar nada.
      Acompanhe pelo site da UFSM nos dias e o período de inscrição do vestibular e boa sorte. Abraços

  11. Olá , gostaria de saber se este espaço também fica disponível a estudantes de outras universidades federais que vão a UFSM participar de eventos? Se sim, como proceder ? Se não, há algum outro espaço destinado a estudantes na situação que relato? Desde já agradeço pela atenção

    • Olá maria, o direito à moradia estudantil na UFSM é dado somente a quem não possui nenhuma graduação. Portanto, você não teria direito à CEU.

  12. Olá. Gostaria de saber se posso recorrer ao BSE normalmente pois moro em Canoas e não posso me manter em Santa Maria, tenho medo de não conseguir porque a renda familiar é um pouco mais alta da “necessária” para pedir a moradia… outra dúvida que tenho é: como são os apartamentos do CEU, se são mobiliados ou não e como é a divisão deles.
    Agradeço desde já a informação.

    • Olá Vivian, o benefício da moradia estudantil é dado apenas à quem não mora no município do campus da universidade, ou seja, em nosso caso, tem direito à casa todos aquel@s que não residem em Santa Maria. Você, portanto, pode tentar o BSE, e caso seja deferido, poderá morar na CEU.

  13. Olá! Gostaria de saber se consigo CEUII mesmo meus pais tendo renda superior a 750,00? pois moro em outra cidade muito longe de Santa Maria e e meus pais não tem condições de me ajudar ? Desde já obrigado!

    • Olá Renata, limite de renda não deve ultrapassar ao que está no Edital do BSE, que é calculado em 1,5 salário mínimo. Portanto, se a renda de seus pais ultrapassa a estabelecida, você não poderá ter o BSE.

  14. Olá, gostaria de saber se caso eu preencha todos os pré- requisitos, mas não haja vaga na casa, a universidade disponibiliza algum auxilio para pagar aluguel?
    Obrigada

    • Olá Gabriela, aqui em Santa Maria, aqueles que não conseguirem vaga na CEU podem ficar na moradia provisória, nas dependências da União Universitária, até serem designados a uma vaga.

  15. Gostaria de saber se, tem como mudar a cota?, já que fui estudante de escola pública e por uma falta de informação minha, acabei marcando a errada na inscrição. Desde já agradeço a atenção.

  16. Olá, gostaria de saber se aluno de baixa renda pode solicitar o BSE no ato de entrega dos documentos, ou se é preciso solicitar separado tendo de comprovar renda novamente? Obrigada.

  17. Boa noite , gostaria de saber se esta renda per capita de 750,00 é no valor bruto do salário ou no valor líquido ? Por ex: Meu pai paga pensão para filhos fora do casamento , esse valor entrará como minha renda também ou eu posso declarar que não faz parte do valor dentro do grupo familiar?
    Gostaria de saber também se na união universitária são somente dois quartos grandes separados entre mulheres e homens ou se são apartamentos …. no momento em que peço o BSE já tenho direito à me instalar na união universitária e sair somente depois da resposta final do meu requerimento ?
    Desde já obrigada , Jennifer.

    • Jennifer, por motivos de falha técnica, acabamos não atualizando o valor do salário máximo per capita para obter o BSE, que é de 1,5 salário mínimo, o que atualmente está em torno de 1084 reais. Você tem direito à moradia provisória assim que passar na PRAE e preencher o cadastro, e pode permanecer até a conclusão do processo do BSE. A União possui três alojamentos, um masculino, um feminino e um misto. Para maiores esclarecimentos sobre o processo do BSE consulte:http://w3.ufsm.br/prae/index.php/a-prae

  18. oi
    já estou com a vaga confirmada ai na universidade.
    gostaria de saber como devo proceder e se já posso me inscrever para morar na casa de estudante? sendo que sou menor de idade.
    desde já atenciosamente meu muito obrigado.

  19. Olá, gostaria de saber se a entrada de novos alunos na CEU II se dá conforme os alunos vão se inscrevendo e o beneficio sendo concedido bem como a disponibilidade de vagas, ou se apenas no final do período destinado ao cadastro no BSE que os alunos começam a ser chamados para a casa. Obrigada.

    • Conforme @s alun@s possuem seu BSE aprovado, já podem morar na CEU II, desde que haja vaga. Enquanto aguarda uma vaga, você pode ficar na União Universitária.

  20. ola, gostaria de saber se alunos com ingresso no segundo semestre de 2015 , devem solicitar o auxilio ja no primeiro semestre , ou apenas quando começar o segundo semestre… desde ja agradeço

    • Olá Marilúcia,
      Como a CEU se trata de uma espécie de condomínio, temos um Estatuto que coloca o horário limite para som alto e qualquer outro tipo de atividade que possa causar barulho excessivo às 22 horas, exceto nos sábados, quando esse horário se estende até as 01:00 hora. Às vezes ocorrem casos em que esses horários são descumpridos, e caso haja prejuízo aos demais moradores e moradoras, a Vigilância é acionada.

  21. Olá, eu quero saber se a vaga no alojamento provisório da União Universitária é imediatamente concedida após a inscrição ou tem algum tipo de espera?

    • Olá Angelita, a vaga para a União Universitária é concedida imediatamente, você só precisa ir até a PRAE requisitar um comprovante de BSE e encaminhar o mesmo até os vigilantes da União Universitária. Relembrando que é necessário morar na união antes de morar em um AP. da CEU II :)

    • Olá, a CEU II é destinada somente a alunxs de graduação, entretanto, existe a CEU III que é destinada a alunxs da pós graduação. Ela fica localizada no quinto conjunto de prédios da CEU II. Sobre a moradia temporária para a pós graduação, você pode ficar na união universitária até conseguir moradia na CEU III.

  22. Gostaria de algumas informações, sou de Porto Alegre e queria saber se consigo uma vaga no dormitório. Meus pais tem uma única renda fixa e essa ultrapassa um pouco o valor estipulado, porém, não receberei ajuda financeira deles! Queria saber como eu faço para declarar isso. Obrigada desde já.

    • Sim Nairana, os e as estudantes do CTISM ou do Politécnico podem morar na CEU II, desde que possuam BSE deferido. Enquanto não ocorre o deferimento, e no caso de serem menores de idade, esses e essas estudantes têm direito a um bloco específico, o 34, onde permanecem até completar os 18 anos.

  23. Oiii, minha matricula foi realizada hj e gostaria de saber se a partir deste momento já posso ir na PRAE e solicitar o bse e se caso eu já solicitar eu preciso ficar no mesmo, digamos assim, na união ou eu posso solicitar pra ficar lá e ir depois? sou de poa e tenho essa grande duvida

    • Olá Gabriela,
      Quanto ao BSE, primeiro você tem que aguardar o edital para o Processo Seletivo BSE, previsto para abrir no dia 27 de julho. Neste edital, estará prevista a data de abertura para preenchimento do Formulário de Inscrição para o Processo. Somente após preencher esse formulário, você poderá solicitar a sua estadia na União Universitária junto à PRAE, levando um comprovante de residência e duas fotos 3X4.

  24. Olá!
    Gostaria de saber como devo proceder para morar na casa do estudante.
    Passei pela cota EP1 e completo 18 anos apenas ano que vem.
    Devo esperar sair o edital, certo? Vou precisar levar algum documento, além daqueles que levei para a confirmação de vaga? Me disseram que como sou menor de idade, vou direto para um apartamento, sem precisar ficar na união, isso é verdade? Como faço para saber em qual apartamento irei morar?
    Agradeço desde já!!

    • Olá Débora,
      Para morar na Casa do Estudante, você deve ter seu Benefício Socioeconômico aprovado, através de um processo que abre a cada início de semestre, com um edital. Você pode acompanhar a abertura do edital pelo site: http://site.ufsm.br/editais/prae, sendo que o edital para o segundo semestre de 2015 ainda está aberto, e é o de número 012/2015. Quanto à documentação necessária específica de cada cota, você pode perguntar à PRAE, pois não temos muitas informações à respeito. Enquanto aguarda o resultado do processo, como é menor de idade, você fica, caso haja vaga, no bloco 34, que é uma moradias provisória, até você completar 18 anos. Após ter seu BSE aprovado, ou fizer 18 anos, você pode passar na Diretoria da Casa do Estudante, onde terá acesso à lista de vagas, e poderá passar nos aptos para ver em qual você melhor se adapta. Após conversar com os moradores, você pode passar na Diretoria novamente, com a declaração de benefício socioeconômico e uma foto 3X4, preencher um cadastro, e você será mais uma moradora da CEU II. :)

  25. Oi, estarei cursando este semestre (agosto – dezembro 2015) na UFSM como aluna de intercâmbio, gostaria saber si ainda tem vagas pra esse periodo e o que debo fazer pra poder ter acceso a ela, já que eu sou de Assunção – Paraguai.
    Espero ansiosa o retorno.
    Desde já muito obrigada!

    • Olá Jany,

      Para ter acesso a moradia na CEU II você precisa ter o Benefício Sócio Econômico (que é adquirido junto a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis) aprovado.
      Devido a grande demanda de vagas, temos um alojamento temporário que é a União Universitária. Na união ficam tod@s @s alun@s que estão com o BSE (Benefício Sócio Econômico em análise). Assim que for aprovado o BSE, @ alun@ pode pegar junto a diretoria da CEU II uma lista de vagas disponíveis e procurar alojamento :)

      Segue link da PRAE com todos os editais e esclarecimentos de dúvidas:
      http://w3.ufsm.br/prae/

  26. Olá, tenho algumas dúvidas, eu sou da Paraíba e passei para o mestrado da ufsm, porém estou com algumas ressalvas sobre ir, visto que não consegui a bolsa.
    No meu caso as aulas se iniciam em março, e não sei se haverá edital no qual eu possa participar na época, vocês tem algum outro tipo de locação pra acomodar temporariamente?
    Alunos de pós graduação podem pedir algum outro tipo de auxilio como ru, transporte, ou ate mesmo alguma bolsa que seja paga pela instituição?

    • Olá Edna.
      A UFSM dispõe de um alojamento temporário (União Universitária) para alunxs que estão com o Benefício Sócio-Econômico em análise, entre em contato com a PRAE que muito provavelmente eles irão lhe conceder alojamento na União. Lembrando também que a CEU II é moradia para alunxs da Graduação, e a CEU III é da pós-graduação. Quanto aos auxílios, xs estudantes com Benefício Sócio-Econômico tem direito a moradia na CEU, RU e transporte pela metade do preço.

  27. pode haver casos de não ter lugar no momento? O que acontece se não tiver?
    Ou é só conseguir o BSE q ganha um lugar?
    o que pode fazer com que a pessoa perca esse beneficio ou mesmo nem consiga?

    • Olá Felipe,
      Para morar na CEU II você precisa ter o benefício sócio-econômico (BSE), para isso você deve entrar em contato com a PRAE e solicitar o encaminhamento do seu benefício. Enquanto você não tem seu benefício aprovado, a UFSM disponibiliza um alojamento temporário (União Universitária) onde xs alunxs residem até terem seu benefício avaliado. Se você tiver o benefício deferido, é só comparecer a Diretoria CEU II e pedir uma lista de vagas nos apartamentos. Lembrando que é a PRAE que realiza a sua avaliação social, determinando se você tem o BSE deferido ou indeferido.

  28. Boa noite, tenho a intenção de ingressar na ufsm e possuo algumas duvidas, se caso vocês puderem sana-las eu agradeceria.

    - meus pais são separados e moro com minha mãe e padrasto, caso caso eu ingresse na ufsm eles não custearão minha ida nem a permanência em Santa Maria (sou de canoas, cidade metropolitana).

    Até hoje meu padrasto pagou minhas contas e me sustentou, mas caso eu vá para Santa Maria ele não mais o fará, e minha mãe não tem condições de me custear pelo fato de ser massoterapeuta autônoma. Minha maior dúvida é se eu tenho direito a morar na casa do estudante, se mesmo ele ganhando um salário que ultrapassa a faixa de 1,5 salário mínimo eu teria a possibilidade de conseguir o benefício socioeconômico por que minha mãe não teria condições de me custear?
    E quanto tempo eu posso permanecer na união caso meu benefício seja negado, pelo menos até que eu consiga um emprego.

    Agradeço desde já!!

    • Olá Guilherme,

      Não podemos afirmar com certeza se você irá receber o benefício sócio-econômico baseado nessas informações, tendo em vista que quem faz a sua avaliação social é a PRAE, mas caso o benefício for indeferido você pode entrar em contato com eles e explicar a sua situação. Após a aprovação/reprovação do benefício, @ estudante tem o prazo de uma semana para deixar as dependências da União Universitária, salvo casos onde a PRAE concede um tempo maior para reavaliação do BSE ou algum outro motivo especial.

  29. Olá, sou de Brasilia e vou estudar letras na UFSM, só que eu não tenho como morar em uma casa no RS. Minha unica opção seria morar no CEU. Gostaria de saber o que é necessário ter de documentos e o que eu precisaria levar pro Apartamento (Se caso Conseguisse).

    • Olá Walisson, para morar na CEU você precisa ter o Benefício Sócio Econômico (BSE) que é adquirido na PRAE (http://w3.ufsm.br/prae/), e a documentação necessária será definida quando você der início no processo do BSE. Enquanto seu processo do BSE está sob análise, disponibilizamos alojamento coletivo na União Universitária. Os apartamentos da CEU tem a disposição cama, mesa, cadeira e armário. Outros bens como colchão, roupa de cama, geladeira, etc; são de responsabilidade d@ estudante.

  30. Mais duas perguntas:
    Quando sai o edital de inscrição no CEU para os aprovados no SISU?
    Se eu não conseguir uma Moradia a tempo do Inicio do semestre eu perco a minha vaga na Faculdade?
    Desde já agradeço.

  31. Olá, gostaria de tirar uma dúvida:
    assim que eu for aprovada e estiver regularmente matriculada no curso, poderei imediatamente solicitar um quarto na União Universitária e permanecer lá até o BSE? Sou maior de idade e moro em outro estado, não tenho condições de me manter fora.

    • Olá Izaura, após a sua matrícula e encaminhamento do BSE é só comparecer a PRAE, pedir um comprovante de benefício provisório e apresentá-lo na portaria da União Universitária. Após isso você pode residir na União até que seu BSE seja aprovado.

  32. Olaa, sou do Paraná e estou concorrendo a uma vaga pelo Sisu para o curso de Enfermagem. Caso consiga , como faço minha solicitação para poder morar no CEU e quanto tempo demora para que tudo seja resolvido ??
    Desde já muito obrigado.

    • Olá Wellington, após realizar a sua matrícula, fique de olho na página da PRAE (http://w3.ufsm.br/prae/), lá será disponibilizado o edital do Benefício Sócio Econômico (BSE) com todas as informações necessárias para aquisição do mesmo. Enquanto isso não ocorre, você pode residir na União Universitária enquanto aguarda a aprovação do seu BSE.

  33. Olá,
    Tenho 17 anos e acabo de ser classificada pela cota social para estudar na UFSM. Confirmarei a matrícula no dia 28/01, e gostaria de saber a partir de que data eu posso ficar na União Universitária.
    Aguardo resposta.

    • Olá Júlia,
      Como você ainda tem 17 anos terá que morar no bloco 34, destinado a menores de idade. Após completar 18 anos e ter o benefício aprovado, você poderá procurar um apartamento.

  34. Olá,
    Gostaria de saber como é a moradia para universitários, quando entrar na universidade já terei 18 anos, então gostaria de saber com quantas pessoas irei morar, e no caso da minha amiga q tem 17 anos, teria como ela morar comigo?
    Gostaria também de saber se a universidade ajudaria a encontrar emprego ou teria q me virar e se o processo seletivo fornece bolsas de estudos?

    • Olá Karolyne,
      A CEU II é composta por 23 blocos de apartamentos e conta com apartamentos de 2, 4 e 6 pessoas. Quanto a sua amiga, como ela tem 17 anos terá que morar no bloco 34 (destinado a menores de idade), após ela completar 18 anos poderá morar com você, desde que vocês consigam um apartamento com 2 vagas. Também a PRAE fornece uma lista de bolsas atualizada semanalmente, então basta você comparecer na PRAE, procurar uma bolsa na lista e falar com o setor responsável pela bolsa para maiores informações.

  35. Oi gostaria de saber se assim que eu preencher o formulário e entregar posso no mesmo dia me instalar na união pois n tenho onde morar sou de SP.
    Se eu entrega o formulário em seguida posso ir a união me instalar após a entrega dos comprovante de matrícula e residência ?

    • Olá,
      Após matriculado, basta comparecer a PRAE e pedir um comprovante de benefício provisório e apresentar o mesmo na portaria da União. A partir desse momento pode residir lá.

  36. Olá, tenho duas dúvidas:

    1) gostaria de saber se é NECESSÁRIO ficar na União antes de ir para a CEU II;

    2) É possível ir para a CEU II já tendo solicitado o BSE, enquanto ainda aguardo o resultado, ou somente após sair o deferimento?

    Grato pela atenção.

    • Olá Lucas,

      A União Universitária é um alojamento temporário para os estudantes que estão aguardando o deferimento do BSE e não tem outro local para morar. Você pode dar início ao seu processo do BSE e residir em outro local a não ser a união, quando o benefício for aprovado pode mudar-se para a CEU II. Lembrando também que a prioridade de vagas é para os moradores da União.

  37. Boa noite! gostaria de saber se ao invés de ficar na união esperando para ser chamado para casa, eu poderia morar em outro lugar ou eu preciso obrigatoriamente ficar na união para ter o direito.

    • Olá Pedro,
      Não é necessário morar todo o tempo na União, mas no regimento da CEU II diz que é necessário que você fique ao menos uma semana na União.

  38. Ola tenho uma pergunta bem simples aliais, sou menor de idade tenho 17 anos e (caso consiga o beneficio) pelo que vi vou ter que ficar na União universitaria ate completar 18 anos…a pergunta é: Na união universitaria posso levar meu cachorro? É uma pergunta meio boba mas é importante pra mim

    • Olá Lourdes,
      Se você for menor de idade, irá morar no bloco 34 que é destinado a menores. E quanto ao seu pet, terá que entrar de acordo com os moradores do seu futuro apartamento.

  39. Olá!
    Quanto ao documentos necessários para comprovar renda, pede a cópia do ultimo contrato da carteira de trabalho, mas eu ainda não tenho minha carteira assinada. Com devo proceder??
    Obrigada!

  40. Boa Noite!

    Queria saber se é necessário apenas o colchão e pertences… mais nada? Incluindo para os estudantes que ficarão na ala de menores.

    • Olá Millena,

      Sim, o estudante precisa trazer somente colchão, roupas de cama e pertences. Quase 100% dos apartamentos já contam com a mobília completa (alguns itens trazidos pelos outros moradores do ap.)

  41. Olá bom dia

    Gostaria de saber quando posso ingressar na união universitaria? pode antes de iniciar as aulas? é após as matriculas? sou de Pernambuco e não tenho recursos financeiros para me bancar por muito tempo sem ajuda de custo.

    grato

    • Olá,

      Você pode ficar na União Universitária assim que sua matrícula for realizada. Basta ir na PRAE e pedir uma autorização para morar na União, explicando que você vai dar entrada no processo do Benefício Sócio Econômico.

  42. Eu sou de Brasilia e queria tentar uma vaga, só que eu não tenho como me deslocar só para assinar documentos e levar foto. E alguem irá me localizar sobre onde é e onde vou ficar? Porque como vou ser nova na cidade, e no estado, não vou ter condições de me localizar.

    • Olá Jéssica,

      Os trâmites com a papelada é resolvido após você chegar na universidade, e quanto as localizações é só comparecer na Diretoria CEU II que tiraremos suas dúvidas.
      Endereço da Diretoria:

      Av. Roraima, 1000. Bloco 15.

    • Olá,

      Sim, ele pode ficar na União Universitária enquanto aguarda o processo do Benefício Sócio Econômico ser avaliado. Para isso, basta estar matriculado(a) na universidade e comparecer à PRAE e requisitar autorização para moradia na União.

  43. Olá. Por acaso existe algum e-mail ainda ativo que eu possa utilizar para entrar em contato com os responsáveis e sanar algumas questões sobre a Casa do Estudante Universitário da UFSM ou devo postá-las aqui mesmo? Enviei as minhas dúvidas para três endereços eletrônicos diferentes mas ainda não obtive resposta. Grato!

  44. Olá!
    Fui aprovada no processo seletivo para cursar veterinária na universidade, mas não tenho condições de me manter. Posso ficar na União Universitária até a disponibilidade do cadastro BSE?

    • Olá,
      A união universitária abre geralmente uma semana antes do início do semestre, e para residir na união você precisa de uma autorização da PRAE, mediante encaminhamento do BSE. Caso seu BSE seja indeferido, você tem um período de 7 dias para desocupar a união universitária.

    • Olá,

      A UFSM dispõe de 5 Casas de Estudantes Universitários, sendo elas: CEU I, no centro de Santa Maria; CEU II, campus Camobi; CEU III, Também no campus, mas destinada a alunos da pós-graduação; CEU IV, Frederico Westphalen e CEU V, Palmeira das Missões. No caso de Cachoeira do Sul e Silveira Martins a UFSM disponibiliza auxílio moradia, para ajudar os estudantes no custeio de aluguéis :)

  45. Bom dia!
    Gostaria de verificar como fica com a questão de água, luz, internet, temos que pagar o nosso consumo? Além disso, temos que trazer eletrodomésticos básicos como geladeiras ou os apartamentos já possuem? Há uma restrição sobre voltar para a cidade de origem nos finais de semana?
    Desde já agradeço!

    • Olá,

      A moradia estudantil da CEU II é totalmente gratuita, ou seja, não há despesas com água, luz ou internet. Todo apartamento dispõe de camas, mesa, cadeiras, guarda roupas, armário aéreo e pia. Eletrodomésticos são por conta dos moradores, mas a grande maioria dos atuais moradores já tem os utensílios e compartilham com os novos moradores. Quanto as viagens de fim de semana não tem problema, mas caso o morador não resida regularmente no seu apartamento ele pode receber um processo administrativo por ocupação ilegal de vaga.

  46. Olá, sobre vaga no ceu II, meu pai é aposentado com um salário mínimo, porém, também recebe mais um salário mínimo da minha falecida mãe, sou de outra cidade e não teria como me manter em SM, posso solicitar o BSE? Obrigada.

  47. Boa Noite. Me chamo Jose Augusto, sou de Belem-Pa, estou esperando o Sisu para pleitear uma vaga na UFSM, para o curso de Eng. Aeroespacial. Estava lendo o estatuto da Ceu2, e o Artigo 34 me chamou bastante atenção. Cada quarto possui 2 moradores no mesmo local! Queria saber como funciona? Se existe alguma divisão? Ficarei grato se responderem. Estou visualizando o site da PRAE constatemente. Esperando o edital sair!!!

    • Olá Jose, tudo bem?
      A Casa do Estudante Universitário II da UFSM possui apartamentos para duas, quatro, seis e oito pessoas. Os quartos são divididos sempre por duas pessoas. Os apartamentos para duas pessoas é somente quarto e cozinha e os banheiros são coletivos com todos ps moradores do andar, os aps que comportam de 4 a 8 pessoas possuem cozinha, 1 ou 2 banheiros por ap, alguns tbm possuem uma pequena sala e área de serviço. Para mais informações visite nossa página no Facebook https://www.facebook.com/diretoriaCEUIIUFSM/.

  48. Olá! Gostaria de saber como faço para conseguir vaga na casa do estudante?Quero cursar Educação Física Bacharelado e não teria onde morar ,pois sou de outra cidade.Obrigada!

    • Olá Tainá, tudo bem?

      Para conseguir uma vaga na casa do estudante é necessário ter o Benefício Socioeconômico- BSE deferido pela universidade, para saber mais como solicitar o benefício vc pode consultar aqui http://w3.ufsm.br/ceu2/site/?page_id=42
      Após realizar a matrícula e solicitação do BSE você poderá permanecer no alojamento provisório e, após o deferimento da solicitação, ter acesso a uma vaga definitiva na casa do estudante.
      No momento da confirmação de vaga, terá um representante da diretoria da casa do estudante no estará no local para tirar suas dúvidas.
      Quando o alojamento estiver disponível para os estudantes de outras cidades você precisará apresentar seu comprovante de matrícula, comprovante de residência, um documento oficial com foto e uma foto 3×4. Lembre-se de trazer um colchão, se possível, e roupas de cama a moradia disponibiliza apenas uma cama e um armário pequeno com chave
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  49. Olá! Gostaria de saber se ao ir fazer minha inscrição na universidade teria como ficar no dormitório, pois sou do Acre e não teria condições de me manter até o processo.

    • Olá Natasha, tudo bem?
      Sim, para estudantes de outros estados que não tiverem lugar para ficar será disponibilizada uma vaga no alojamento provisório. No momento da confirmação de vaga, você precisará encontrar um representante da diretoria da casa do estudante que estará no local, apresentar seu comprovante de matrícula, comprovante de residência, um documento oficial com foto e uma foto 3×4. Lembre-se de trazer um colchão, se possível, e roupas de cama a moradia disponibiliza apenas uma cama e um armário pequeno com chave. Assim que for aberto o edital, você deverá realizar a solicitação do benefício socioeconômico, para poder permanecer no alojamento provisório e, após o deferimento da solicitação, ter acesso a uma vaga definitiva na casa do estudante.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Diretoria CEU II

      http://w3.ufsm.br/ceu2/site/
      https://www.facebook.com/diretoriaCEUIIUFSM/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *