Portal do Governo Brasileiro

Histórico

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação.

A atual estrutura determinada pelo Estatuto da Universidade, aprovado pela Portaria Ministerial n. 801, de 27 de abril de 2001, e publicado no Diário Oficial da União em 30 de abril do mesmo ano, estabelece a constituição de oito Unidades Universitárias e oito Pró-Reitorias. A Residência Médica da UFSM é coordenada pela Comissão de Residência Médica – COREME, que está vinculada a uma Unidade Universitária, o Centro de Ciências da Saúde e integrada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

A Residência Médica (RM) tal como é conceituada até hoje, foi implantada nos Estados Unidos por Halsted, Osler e Kelly ao inaugurar-se em Baltimore, em 1889, o hospital da Universidade Johns Hopkins. No Brasil, a RM teve início em 1945/1946, no Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, em 1947/1948, no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro.

Em 1964 a RM foi normatizada pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), definida como uma forma de ensino pós-graduado, pela qual o médico recém-formado, no cumprimento de um programa específico deveria aperfeiçoar-se no exercício da profissão, em serviços hospitalares, universitários ou não, sob a orientação de professores ou de outros médicos de reconhecida competência, de experiência amadurecida e de elevado conceito do ponto de vista ético. 

A Regulamentação da RM, com normas uniformes e credenciamento para todo o território nacional, passou a ser desenvolvida pela Comissão Nacional de Residência Médica, criada em 1977.

A UFSM iniciou em 1968 o seu curso de Especialização – Residência Médica com o Programa de Anestesiologia, cujo treinamento teve sua prática no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. 

A fundação do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) ocorreu em 1970, se constituindo em centro de ensino e pesquisa no âmbito das ciências da saúde. Possibilitou em 1972 a abertura dos Programas de Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Gastroenterologia, seguidos por Psiquiatria em 1978, Radiologia em 1981, e Clínica Médica e Cirurgia Geral em 1983. 

Procurando constantemente aprimorar a formação médica especializada, de acordo com os avanços da medicina e necessidades da sociedade, a Universidade Federal de Santa Maria oferece atualmente 44 Programas (especialidades, áreas de atuação e anos opcionais) diferentes para 278 Médicos Residentes, fazendo do HUSM o seu campo de treinamento de todos os Programas.


 

Processo Seletivo 2018

 

 Edital
Info. e Divulgações
 


Comissões

 

CEREM-RS
CNRM

Legislação

 

CNRM

Formulários

 

Liberação Evento pdf  word

Liberação Férias pdf  word

Requerimento para recursopdf word

 Flecha-21Ficha Cadastral   pdfword 

Flecha-21 Formulário de Desistência word

Flecha-21 Formulário Cadastro CNESpdf