Artigos publicados em periódicos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 16 de Outubro de 2014 19:00

MOTTA-ROTH, D., ROSSI, A. F. E. Contribuições da análise crítica do gênero notícia de popularização científica para o ensino de língua inglesa. Caderno de Letras (UFPEL). , v.18, p.78 - 104, 2012.

Referências adicionais : Português. Meio de divulgação: Impresso

http://wp.ufpel.edu.br/cadernodeletras/files/2014/01/Caderno-de-Letras-18-vers%C3%A3o-final.pdf

 

MOTTA-ROTH, D., SCHERER, A. Expansão e contração dialógica na mídia: intertextualidade entre ciência, educação e jornalismo. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online). , v.28, p.639 - 672, 2012.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502012000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=en

 

MOTTA-ROTH, D., ACOSTA PEREIRA, R. Pontos de Vista - Entrevista com Désirée Motta-Roth à Revista Letra Magna. Disponível em http://networkedblogs.com/BZCZS [http://www.letramagna.com/]. Letra Magna. , v.15, p.1 - 4, 2012.

 

MOTTA-ROTH, D., LOVATO, C. O poder hegemônico da ciência no discurso de popularização científica. Calidoscópio (UNISINOS), v.9, p.251 - 268, 2011.

http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.93.09

 

MOTTA-ROTH, D. Sistemas de gêneros e recontextualização da ciência na mídia eletrônica. Gragoatá (UFF). , v.28, p.153 - 174, 2010.

http://www.uff.br/revistagragoata/revistas/gragoata28web.pdf

 

MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. R. Explorando modalidades retóricas sob a perspectiva da multimodalidade. Letras (UFSM). , v.20, p.43 - 66, 2010.

http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/letras/article/view/12025

 

MOTTA-ROTH, D., MARCUZZO, P. Ciência na mídia: análise crítica de gênero de notícias de popularização científica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso). , v.10, p.511 - 538, 2010.

http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n3/a02v10n3

 

MOTTA-ROTH, D., NASCIMENTO, F. S. Transitivity in visual grammar: concepts and applications. Linguagem & Ensino (UCPel). , v.12, p.319 - 349, 2010.

http://coralx.ufsm.br/desireemroth/algumas_publicacoes/linguagem_ensino_nascimento.pdf

 

RODRIGUES-JUNIOR, A.S., VIAN JUNIOR, O., MOTTA-ROTH, D., BALOCCO, A. E., REICHMAN, C., CARVALHO, Gisele, BONINI, A., TOMITCH, L., PAIVA, V.L.M. de O., COUTLHARD, C.R.S. Tributo ao Prof. José Luiz Meurer. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso). , v.10, p.479 - 494, 2010.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200012

 

TICKS, L. K., MOTTA-ROTH, D. O Perfil do aluno de Letras constituído no/pelo Processo Formativo Universitário. Glauks (UFV). , v.10, p.349 - 382, 2010.

http://www.revistaglauks.ufv.br/arearestrita/arquivos_internos/artigos/Capitulo_16__Luciane_Ticks.pdf

 

MOTTA-ROTH, D., LOVATO, C. Organização retórica do gênero notícia de popularização da ciência: um estudo comparativo entre português e inglês. Linguagem em (Dis)curso. , v.09, p.233 - 271, 2009.

http://www.scielo.br/pdf/ld/v9n2/03

 

TICKS, L. K., MOTTA-ROTH, D. O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado, 2009.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982009000200009

 

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online). , v.24, p.341 - 383, 2008.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502008000200007&script=sci_abstract&tlng=pt

 

MOTTA-ROTH, D., LOVATO, C. Análise dos marcadores de relação lógica no gênero notícia de popularização da ciência pela perspectiva da gramática-sistêmico funcional.. Revista de Letras (Curitiba. 1996). , v.10, p.5 - 19, 2008.

http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/10_Desirree.htm

 

MOTTA-ROTH, D. . O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 06, p. 495-517, 2006.

http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/347

 


REIS, S. C. ; MOTTA-ROTH, D. ; MARSHALL, D. . Aprender Inglês para a comunicação: a construção da Home Page Pessoal na www. Calidoscópio (UNISINOS) , São Leopoldo, v. 1, n.1, p. 39-52, 2005.

http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6233

 

MOTTA-ROTH, D. . A dinâmica de produção de conhecimento: teoria e dados, pesquisador e pesquisados. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), Belo Horizonte, MG: UFMG., v. 3, n.1, p. 165-177, 2003.

http://www.scielo.br/pdf/rbla/v3n1/11.pdf

 

MOTTA-ROTH, D. ; SIQUEIRA, F. O. ; KURTZ, F. D. ; MARCUZZO, P. ; REIS, S. C. dos . Uma análise de periódicos acadêmicos eletrônicos brasileiros nas áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Agrárias (publicado em 2004). Revista de Letras (Fortaleza), UFC - Fortaleza/CE, v. 1/2, p. 103-111, 2003.

http://www.revistadeletras.ufc.br/rl25Art18.pdf

 


MOTTA-ROTH, D.
 . Comunidade acadêmica internacional? Multicultural? Onde? Como?. Linguagem & Ensino (UCPel), Pelotas, RS, v. 5, n.2, p. 49-65, 2002.

http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/236

 

MOTTA-ROTH, D. . Insider s view on genre: editor s perceptions of texts they publish (publicadoem 2003). Letras de Hoje (Impresso), Debrecen, Hungria, v. 6, n.2, p. 398-432, 2002.

 

MOTTA-ROTH, D. . A construção social do gênero resenha acadêmica. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, SP, v. 38, p. 29-46, 2001.

http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/2386

 

KURTZ, F. D. ; MOTTA-ROTH, D. ; SIQUEIRA, Fernanda Oliveira ; REIS, S. . Pesquisando o meio eletrônico e sua relação com a publicação acadêmica. Idéias, Santa Maria, RS: UFSM, n.11, p. 22-25, 2001.

 


MOTTA-ROTH, D. ; HENDGES, G. R. ; AMORETTI, E. C. ; KLOSS, M. . O tradicional e o novo: Análise de artigos acadêmicos eletrônicos. Intercâmbio (PUCSP), PUCSP, v. 9, p. 29-38, 2000.

http://coral.ufsm.br/labler/publi/g_ai99.html

 

MOTTA-ROTH, D. . Texto acadêmico e construção do conhecimento. Intercâmbio (PUCSP), PUCSP, v. 9, p. 39-48, 2000.

http://coral.ufsm.br/labler/publi/ai99.html

 

HENDGES, G. R. ; MOTTA-ROTH, D. . Padrões de citação em artigos acadêmicos eletrônicos: Whenlessmeansmore . Expressão (Santa Maria), Santa Maria, RS, v. 3, n.2, p. 76-83, 2000.

 

MOTTA-ROTH, D. ; KURTZ, F. D. ; SIQUEIRA, F. O. ; REIS, S. C. ; PRADO, L. L. ; NASCIMENTO, R. G. ; COLUSSI, L. ; HENDGES, G. R. ; OLIVEIRA, F. M. ; BORTOLUZZI, V. I. ;MARCUZZO, P. . LabLeR: Uma experiência de qualificação do aluno de Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Textos Em Lingüística Aplicada, 2000.

http://www.oocities.org/suzi_30/IIenpletrabs02.html

 

MOTTA-ROTH, D. ; KURTZ, F. D. ; SIQUEIRA, F. O. ; REIS, S. C. . Pesquisando o meio eletrônico e sua relação com a publicação acadêmica. Idéias, Santa Maria, v. 11, p. 22-25, 2000.

 

REIS, S. C. ; MOTTA-ROTH, D. ; BORTOLUZZI, V. I. ; NASCIMENTO, R. G. ; MARSHALL, D. . Como novas tecnologias multimidias podem enriquecer a prática de ensino. Tela, 2000.

http://www.oocities.org/suzi_30/IIenpletrabs03.html

 

REIS, S. C. ; CABRAL, Rodrigo Espinosa ; BORTOLUZZI, V. I. ; MOTTA-ROTH, D. . Interação&Motivação em um curso de inglês mediado por computador. Idéias, v. 12, p. 55-59, 2000.

http://coral.ufsm.br/labler/publi/interacao.html

 

MOTTA-ROTH, D. . A Importância do Conceito de Gêneros Discursivos no Ensino de Redação Acadêmica. Intercâmbio (PUCSP), PUCSP, v. 8, p. 119-128, 1999.

http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/4029

 

MOTTA-ROTH, D. . A Visão de Editores Sobre o Gênero Resenha Acadêmica. Intercâmbio (PUCSP), PUCSP, p. 127-135, 1998.

http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/4010

 

MOTTA-ROTH, D. ; HENDGES, G. R. . Uma Análise Transdisciplinar do Gênero Abstract. Intercâmbio (PUCSP), PUCSP, v. 7, p. 117-125, 1998.

http://coral.ufsm.br/labler/publi/anlise.htm

 

MOTTA-ROTH, D. . Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. Letras (Santa Maria), UFSM, v. 17, p. 93-110, 1998.

http://coral.ufsm.br/labler/publi/escritur.htm

 

MOTTA-ROTH, D. . Termos de Elogio e Crítica em Resenhas Acadêmicas em Lingüística, Química e Economia. Intercâmbio (PUCSP), PUCSP, v. 6, p. 793-813, 1997.

http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/4093

 

MOTTA-ROTH, D. . Investigating Connections Between Text and Discourse Communities: A Cross-Disciplinary Study of Evaluative Discourse Practices In Academic Book Reviews. ERIC Document Reproduction Service, Washington, DC, n.ED404855, 1997.

http://eric.ed.gov/?id=ED404855

 

MOTTA-ROTH, D. . Book Reviews and Disciplinary Discourses: Defining a Genre. ERIC Document Reproduction Service, Washington DC, n.ED404858, 1997.

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Ingles/roth(1).pdf

 

HEBERLE, V. M. ; MOTTA-ROTH, D. ; VASCONCELLOS, M. L. .EFL teaching in Brazil: Emphasizing conditions, processes or product?.ArquivosCatarinenses de Medicina (Online), Washington DC, v. 01, n.FL024003, p. ED 397678, 1997.

http://eric.ed.gov/?id=ED397678

 

MOTTA-ROTH, D. . Same genre, different discipline: A genre-based study of book reviews in academia..The Especialist, São Paulo: CEPRIL, PUC-SP., v. 17, n.2, p. 99-131, 1996.

http://coralx.ufsm.br/desireemroth/algumas_publicacoes/same_genre.pdf

 

MOTTA-ROTH, D. ; HENDGES, G. R. . Uma análise de gênero de resumos acadêmicos (abstracts) em economia, lingüística e química.. REVISTA DO CENTRO DE ARTES E LETRAS, Santa Maria, RS, v. 18, n.1-2, p. 53-90, 1996.

 

MOTTA-ROTH, D. . Review of "Language, learning and success: Studying through English" by G. M. Blue (Ed.). English for Specific Purposes (New York) , EstadosUnidos, v. 13, n.3, p. 269-272, 1994.

 

MOTTA-ROTH, D. . Book notice of "Analysing genre:, Language use in professional settings" by V. K. Bhatia. Studies in Second Language Acquisition , EstadosUnidos, v. 16, n.4, p. 502-503, 1994.

http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=2553012&fileId=S0272263100013668

 

MOTTA-ROTH, D. . A alternância do tempo verbal em narrativas orais em português (L1) e inglês (L2). Letras de Hoje (Impresso), Porto Alegre, RS, v. 28, n.2, p. 65-72, 1993.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/fale/article/view/16013

 

HEBERLE, V. M. ; MOTTA-ROTH, D. ; VASCONCELLOS, M. L. .O ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil: Um enfoque voltado para as condições de ensino, os processos de aprendizagem ou o produto?. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, SP: UNICAMP., v. 21, p. 05-18, 1993.

http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/2629

 

MOTTA-ROTH, D. . Linguagem e sexo: Um estudo sociolingüístico.. REVISTA DO CENTRO DE ARTES E LETRAS, Santa maria, RS, v. 13, n.1-2, p. 117-140, 1991.

 

MOTTA-ROTH, D. . O processamento de sentido na leitura de textos em língua estrangeira. Letras (Santa Maria), Santa Maria, RS, v. 1, p. 92-102, 1991.

http://coralx.ufsm.br/desireemroth/algumas_publicacoes/sentidonaleitura.htm

 

MOTTA-ROTH, D. . Resenha de "Linguagem e sexo" de M. Coulthard.. Letras (Santa Maria), Santa Maria, RS, v. 2, p. 124-125, 1991.


MOTTA-ROTH, D.
 ; MARAFIGA, N. V. . O perfil do calouro de Letras da UFSM. REVISTA DO CENTRO DE ARTES E LETRAS, Santa Maria, RS, v. 13, n.1-2, p. 163-172, 1991.

 

MOTTA-ROTH, D. . Resenha de "An introduction to second language acquisition research" de D. Larsen-Freeman..Letras (Santa Maria), Santa Maria, RS, v. 2, p. 125-126, 1991.