A UFSM através do Centro de Tecnologia e do Grupo de Microeletrônica integra uma lista de importantes centros de ensino e desenvolvimento nacionais e internacionais que fazem parte do programa universitário da empresa americana CADENCE (NASDAQ: CDNS), a qual atua no desenvolvimento de software para o projeto de chips.
Os estudantes do quarto e sexto semestres do curso de Engenharia de Computação Grégory Marchesan, Eduardo Capellari Culau, Nelson Roberto Weirich Junior e o professor do Departamento de Eletrônica e Computação Leonardo Londero de Oliveira enviaram à CADENCE em setembro de 2016 uma proposta para participar de um concurso mundial: o "Global Tensilica Design Contest 2017".
Após uma etapa classificatória anunciada em dezembro de 2016, houve a seleção de 20 propostas. O time da UFSM foi escolhido para receber treinamento on-line sobre uma plataforma de projeto de processadores reconfiguráveis, podendo então aprimorar a proposta inicial.

O desafio do concurso envolveu o projeto de um processador configurável com instruções dedicadas para executar de forma eficiente um algoritmo de multiplicação para números extremamente grandes, de até 4096 bits. Uma multiplicação de números desta magnitude não é uma tarefa fácil tampouca usual, haja visto que a grande maioria dos computadores atuais opera com palavras de dados de apenas 64 bits. Um dos campos da ciência que mais se beneficia de operações desta magnitude é a criptografia de dados. A avaliação foi realizada por um corpo técnico da CADENCE e envolveu o projeto escrito detalhado bem como o código fonte do processador. Conteúdos técnicos abordados na graduação tais como circuitos digitais, algoritmos e programação, organização e arquitetura de computadores e projeto de processadores foram fundamentais para o entendimento do problema e proposição de soluções de engenharia.

No último dia 21 de abril de 2017 o Pampas Team, nome do time da UFSM, conquistou o primeiro lugar nesta competição. Todos os integrantes da equipe terão a oportunidade de representar a UFSM e mostrar o trabalho desenvolvido em uma das edições do evento CDNLive Cadence User Conference 2017, sendo que a viajem será custeada pela empresa americana.Leonardo team

Mais informações em: