Segundo as normas de estágio, o aluno somente poderá se matricular em estágio se já tiver concluído todas as disciplinas obrigatórias e 420 horas de DCGs.

É recomendado que no semestre anterior ao que fará o estágio, o aluno deve procurar a empresa onde pretende estagiar, para poder iniciar o estágio dentro do período correto.

Deve-se ter atenção especial com a documentação a ser entregue, a qual possui prazos, sempre informados pela secretaria pelas mídias oficiais do curso. 

O carga horária semanal máxima permitida pelo curso é de 30 horas.

Etapas para efetivação do estágio:

1) Entrega da "Declaração do Orientador" na secretaria do curso até o final da semana de ajustes (primeira semana do semestre letivo). Este documento somente habilita a matrícula do aluno em estágio obrigatório. A matrícula em estágio não efetiva o início do estágio. O estágio somente estará em vigência com o Termo de Compromisso assinado pelo supervisor de estágio, aluno e coordenador do curso. Nesta etapa, o aluno não precisa estar com o local de estágio definido.

2) Preencher o Termo de Compromisso e Plano de Estágio até 45 dias após a data incial do semestre letivo. Lembrando que nesta etapa o aluno deve ter o local de estágio já definido. O "Plano de estágio" deve ser preenchido pelo supervisor e o aluno.

    Obs: Deve ser preenchido o "Termo de Compromisso Interno" para estágios em unidades/subunidades da UFSM. Para estágios externos à UFSM, deve ser preenchido o "Termo de Compromisso".

3) Ao final do período de estágio, o aluno deve enviar para o professor orientador a "Ficha de Avaliação de Estágio" preenchida pelo supervisor e o relatório de estágio.

Abaixo seguem documentos referentes aos estágios: