Conforme o artigo 5º das normas de TCC (Baixe na íntegra aqui), “Será permitida a matrícula na disciplina de TCC em Engenharia de Computação ao aluno que já tenha concluído todas as disciplinas obrigatórias e um mínimo de 420 horas em Disciplinas Complementares de Graduação no Curso de Engenharia de Computação.”

Para a execução do TCC, é importante o aluno procurar um professor orientador no semestre anterior à matricula, definindo com o mesmo o tema a ser desenvolvido.

 

Etapas para a efetivação da matrícula em TCC:

1) O aluno deve entregar na secretaria a "Declaração do Orientador" até o final da semana de ajustes do semestre (primeira semana do semestre letivo). Esta etapa habilita a matrícula na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

2) O aluno junto com o professor orientador deve elaborar um projeto de TCC de acordo com o modelo disponível aqui. Este projeto deve ser registrado pelo professor orientador no SIE/UFSM, constando como órgão responsável pelo projeto a Coordenação do Curso de Engenharia de Computação (CCEC). Orientações sobre como registrar o projeto no SIE estão disponíveis aqui.

3) Ao final do desenvolvimento do TCC, o aluno deve requisitar a secretaria o agendamento da defesa, preenchendo o "Formulário para Agendamento de Defesa de TCC".

4) Após a requisição de agendamento de defesa, o aluno deve requisitar na secretaria os seguintes documentos: "Ficha de Avaliação Final" e "Ata de Apresentação de TCC".

 

Outros documentos/informações referentes aos TCCs:

 

Dúvidas com relação ao TCC podem ser encaminhadas para o coordenador de TCC:

Prof. Everton Alceu Carara
E-mail: carara@ufsm.br
Sala 274, anexo B, Centro de Tecnologia