OBEDUC participa de congresso na Espanha

O evento reuniu pesquisadores do mundo todo refletindo sobre educação comparada. Leia Mais »

Bolsista do OBEDUC apresenta dissertação para banca

Com pesquisa sobre conselhos de educação e o financiamento da educação mais um integrante do Grupo conclui o Mestrado. No último dia 29 de agosto, na sala 3720, o acadêmico do Programa Leia Mais »

Qualificação no mestrado profissional de Nathana Fernandes

No dia 30 de janeiro de 2017, a colaboradora Nathana Fernandes qualificou o seu projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM. O projeto intitulado “A interlocução entre Leia Mais »

Relato de intercâmbio

No segundo semestre de 2015, a participante Rosa Maria Bortolotti de Camargo, foi selecionada para estudar, durante um semestre, na Université de Lille 3, na cidade de Lille, na França. O GRUPO Leia Mais »

Participação do grupo Elos/OBEDUC no Avalies 2016

A integrante do grupo Elos/OBEDUC doutoranda Mônica de Souza Trevisan esteve presente II Simpósio Avaliação da Educação Superior – Avalies. O Simpósio ocorreu de 31/08/2016 a 02/09/2016 na Universidade Federal do Rio Leia Mais »

 

Defesas PPGE- 2017

No dia 4 de janeiro de 2017, a bolsista Patrícia dos Santos Zwetsch, realizou o processo de qualificação do projeto de dissertação, do Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este projeto apresentava como título “Educação Infantil, creche e currículo: movimentos e tensões entre o nacional e o local”, sob orientação da professora Dra. Rosane Carneiro Sarturi (UFSM). No dia 23 de agosto de 2017, Patrícia  realizou a defesa final de sua dissertação. A banca avaliadora foi constituída pelas seguintes professoras doutoras: Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM), Cleonice Tomazzeti (UFSM), que realizou suas contribuições por meio de parecer e Maria Carmem Silveira Barbosa (UFRGS), que participou através de vídeoconferência.

                              

 

Na data de 21 de junho de 2017 realizou-se a qualificação do projeto de Tese intitulado: “Produção de sentidos de qualidade na gestão de licenciaturas da UFSM”, com autoria de Mônica de Souza Trevisan sob orientação da Prof.ª Dr.ª Rosane Carneiro Sarturi. A qualificação ocorreu no Auditório do Lince, Centro de Educação da UFSM e a banca examinadora contou com a presença dos (as) seguintes professores (as): Prof.ª Dr.ª Estela Maria Miranda, (Universidade Nacional de Córdoba – UNC, Argentina), Prof.ª Dr.ª Marília Costa Morosini (PUCRS), Prof. Dr. Joacir Marques da Costa (UNIPAMPA), Prof.ª Dr.ª Elisiane Machado Lunardi (UFSM), Prof.ª Dr.ª Glades T. Félix (UFSM) e Prof.ª Dr.ª Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM).

Em 01 de setembro de 2017, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, Jucemara Antunes, apresentou a banca examinadora o seu projeto de tese de doutorado, intitulado “O direito à educação como “ioiô” das políticas que ampliam a obrigatoriedade da Educação Básica”, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Rosane Carneiro Sarturi (UFSM). A banca foi composta pelas Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Bezerra Machado (UFRGS), Prof.ª Dr.ª Maria das Graças C. S. M. G. Pinto (UFPEL),  Prof.ª Dr.ª Marilda Oliveira de Oliveira (UFSM), Prof.ª Dr.ª Taciana Camera Segat (UFSM) e pelo Prof.º Dr.º Luis Miguel Lázaro Lorente (Universidade de Valência – UV).

 

       

No dia 20 de outubro de 2017, a acadêmica Daiane Lanes de Souza qualificou seu projeto de dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE/UFSM, o projeto intitulado “Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: Produção de Sentidos”. O projeto é orientado pela Profª Drª Rosane Carneiro Sarturi e contou como banca examinadora composta pelas Profª Drº Maria Carmem Silveira Barbosa (UFRGS) e Profª Drª Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM), bem como, Profº Drº Joacir Marques da Costa (UNIPAMPA).

 

 

OBEDUC participa de congresso na Espanha

Entre os dias 16 e 18 de novembro de 2016, na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilla, no sul da Espanha, ocorreu o XV Congreso Nacional de Educación Comparada “Ciudadanía Mundial y Educación para el Desarrollo. Una mirada internacional.” Nesse evento diversos pesquisadores do mundo todo puderam refletir, desde uma perspectiva mundial, a situação da educação na atualidade, bem como apresentar principais pesquisas desenvolvidas através da metodologia da educação comparada.

Bolsista do OBEDUC apresenta dissertação para banca

Com pesquisa sobre conselhos de educação e o financiamento da educação mais um integrante do Grupo conclui o Mestrado.

No último dia 29 de agosto, na sala 3720, o acadêmico do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da UFSM (PPGE/UFSM), Diego Dartagnan da Silva Tormes, apresentou sua dissertação de mestrado para a banca composta pelas professoras da UFSM, Rosane Carneiro Sarturi (orientadora), Marilene Gabriel Dalla Corte (co-orientadora) e Sueli Menezes e a professora da Nalu Farenzena na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Qualificação no mestrado profissional de Nathana Fernandes

No dia 30 de janeiro de 2017, a colaboradora Nathana Fernandes qualificou o seu projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM. O projeto intitulado “A interlocução entre as políticas públicas e o desenvolvimento infantil nas primeiras etapas da Educação Básica: edificando uma unidade de ação” foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Rosane Carneiro Sarturi e teve a banca avaliadora formada pelas professoras Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM), Ana Carla Hollweg Powaczuk (UFSM) e Maria Luiza Rodrigues Flores(UFRGS).

IMPORTANTE

O GRUPO ELOS INFORMA QUE O ENCONTRO MARCADO, SEGUNDA-FEIRA (18 DE OUTUBRO DE 2016), COM A REPRESENTANTE DO ERASMUS, DA UNIVERSITÉ DE LILLE 3, SOPHIA KANDHI FOI CANCELADO POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR.  AINDA NÃO HÁ DATA PREVISTA PARA O NOVO ENCONTRO.

O GRUPO ELOS E A SOPHIA KANDI PENDEM DESCULPAS. 

GRUPO ELOS