Viagem Europa 2013

No mês de novembro/2013, integrantes do Grupo Elos estiveram participando e apresentando trabalhos no II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente Formação, realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Leia Mais »

2ª Circular Colóquio Luso-Brasileiro 2014 (divulgação)

É com prazer que divulgamos a 2ª Circular do XI Colóquio sobre Questões Curriculares/VII Colóquio Luso-­‐Brasileiro e I Colóquio Luso-­‐Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.   Este evento acontecerá na Universidade do Minho,  em Braga (Portugal), nos dias 18, 19 e 20 de setembro de Leia Mais »

Concretizadas defesas de mestrado

O dia 27 de março de 2014 foi marcado pela apresentação de duas defesas de dissertações de mestrado que são produtos do projeto “Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e Leia Mais »

Visitando a escola básica integrada da ponte em Portugal

As integrantes Sonia, Márcia e Jucemara fizeram uma visita na escola básica integrada da ponte no distrito de Porto em Portugal. Confira a notícia na íntegra clicando em “leia mais”. Leia Mais »

VII Encontro Brasileiro Rede Estrado UFES

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro  de 2013 os bolsistas Guilherme da Silva Kieling, Nathana Fernandes e Ticiane Arruda da Silva participaram  do  VII Encontro Brasileiro da Rede Estrado: Trabalho Leia Mais »

 

OBEDUC participa de congresso na Espanha

Entre os dias 16 e 18 de novembro de 2016, na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilla, no sul da Espanha, ocorreu o XV Congreso Nacional de Educación Comparada “Ciudadanía Mundial y Educación para el Desarrollo. Una mirada internacional.” Nesse evento diversos pesquisadores do mundo todo puderam refletir, desde uma perspectiva mundial, a situação da educação na atualidade, bem como apresentar principais pesquisas desenvolvidas através da metodologia da educação comparada.

Fonte: Zwetsch (2016)

Fonte: Zwetsch (2016)

Fonte: Tormes (2016)

Fonte: Tormes (2016)

Fonte: Trevisan (2016)

Fonte: Trevisan (2016)

Professores e Bolsistas do OBEDUC/UFSM estiveram presentes apresentando pesquisas desenvolvidas no âmbito da graduação e pós-graduação.

Os trabalhos completos estão disponíveis on-line nos Anais do evento.

 

Confira abaixo a lista de participantes da UFSM e suas pesquisas

 

Confira algumas fotos das comunicações orais

Fonte: Zwetsch (2016)

Fonte: Zwetsch (2016)

Fonte: Tormes (2016)

Fonte: Tormes (2016)

Fonte: Trevisan (2016)

Fonte: Trevisan (2016)

Fonte: Arruda (2016)

Fonte: Arruda (2016)

Fonte: Arruda (2016)

Fonte: Arruda (2016)

Bolsista do OBEDUC apresenta dissertação para banca

Com pesquisa sobre conselhos de educação e o financiamento da educação mais um integrante do Grupo conclui o Mestrado.

No último dia 29 de agosto, na sala 3720, o acadêmico do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da UFSM (PPGE/UFSM), Diego Dartagnan da Silva Tormes, apresentou sua dissertação de mestrado para a banca composta pelas professoras da UFSM, Rosane Carneiro Sarturi (orientadora), Marilene Gabriel Dalla Corte (co-orientadora) e Sueli Menezes e a professora da Nalu Farenzena na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A pesquisa foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa “Práticas escolares e políticas públicas” tendo contado com bolsa de financiamento da CAPES. O trabalho buscou analisar a atuação dos conselhos municipais de educação como fiscalizadores e propositores de políticas públicas de financiamento da educação básica, vinculadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (FUNDEB).

Foi desenvolvido um estudo de multi casos com análise qualitativa dos dados coletados através de entrevistas e análise da legislação atual.

Por fim o estudante foi aprovado pela banca.

Bolsista do OBEDUC apresenta dissertação para banca

Qualificação no mestrado profissional de Nathana Fernandes

No dia 30 de janeiro de 2017, a colaboradora Nathana Fernandes qualificou o seu projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM. O projeto intitulado “A interlocução entre as políticas públicas e o desenvolvimento infantil nas primeiras etapas da Educação Básica: edificando uma unidade de ação” foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Rosane Carneiro Sarturi e teve a banca avaliadora formada pelas professoras Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM), Ana Carla Hollweg Powaczuk (UFSM) e Maria Luiza Rodrigues Flores(UFRGS).

Qualificação no mestrado profissional de Nathana Fernandes

Foto 1: Fernandes (2017).

IMPORTANTE

O GRUPO ELOS INFORMA QUE O ENCONTRO MARCADO, SEGUNDA-FEIRA (18 DE OUTUBRO DE 2016), COM A REPRESENTANTE DO ERASMUS, DA UNIVERSITÉ DE LILLE 3, SOPHIA KANDHI FOI CANCELADO POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR.  AINDA NÃO HÁ DATA PREVISTA PARA O NOVO ENCONTRO.

O GRUPO ELOS E A SOPHIA KANDI PENDEM DESCULPAS. 

GRUPO ELOS

Grupo Elos e Internacionalização

Entre os dias 17 e 18 de outubro de 2016, o Grupo ELOS estará recebendo a visita da Gestora de projetos europeus, que atua no Serviço de Relações Internacionais da Université de Lille 3, na França, Sophia Kandi.

Sophia Kandhi é responsável em gerir o acordo bilateral entre a algumas universidades brasileiras, entre elas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e universidades europeias, a partir do Programa IBRASIL – Inclusive e Inovative ( http://www.ibrasilmundus.eu/ ), que no português significa “Brasil Abrangente e Inovador” e que é uma vertente do Programa ERASMUS MUNDUS. O programa IBRASIL possui como objetivos principais:

  • Treinar uma nova geração de professores, engenheiros e pesquisadores altamente qualificados que estejam abertos a valores adicionais e à inovação social e tecnológica;
  • Promover programas conjuntos sustentáveis e pesquisas em comum, envolvendo estudantes, corpo docente e pesquisadores brasileiros e europeus;
  • Aumentar a colaboração entre as Instituições de Ensino Superior europeias e brasileiras, além de promover ferramentas que possibilitam a cooperação internacional e o reconhecimento acadêmico das mobilidades dos estudantes. (IBRASIL, 2016)

Para dar conta destes objetivos o programa oferece bolsas para que estudantes da graduação até o pós-doutorado, professores de Ensino Superior e funcionários técnicos das universidades brasileiras possam estudar em universidades membros do programa na Europa e vice-versa.

O Grupo ELOS convida à todos para participarem de uma roda de conversa que será realizada no dia 18 de outubro, as 18h30, na Sala 3272 (Sala Cinza), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM,  entre Sophia Kandi, a Mestranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM Rosa Maria Bortolotti de Camargo, que realizou uma mobilidade pelo programa IBRASIL na Université de Lille 3, na França no ano de 2015-2016 e a Professora Doutora Rosane Carneiro Sarturi que, também, realizou uma mobilidade docente pelo programa IBRASIL no ano de 2016, na Universidade do Porto (UPORTO), em Portugal.