Professores 2014

1009145469

Profa. Dra. Claudia Deltregia (ministrante e coordenadora) - UFSM 

Claudia Deltregia é professora doutora em Música, nas área de pedagogia do piano e performance pela University of South Carolina (EUA).. Entre seus principais professores destacam-se o músico Homero Magalhães e o Prof. Mauricy Martin (UNICAMP). .Durante seu mestrado (UNICAMP), recebeu bolsa de estudos da FAPESP – “Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo” para a realização de uma pesquisa acerca de peças didáticas brasileiras contemporâneas sob orientação da teórica Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal e artística do Prof. Mauricy Martin. 

Em 2006, atuou sob regência de Antônio Claudio Esteves junto à  Orquestra de Santa Maria e realizou a gravação de uma faixa do CD “The Moods of Marimba” juntamente com o persussionista Gilmar Goulart. Em 2007 recebeu bolsa de estudos CAPES/Fulbright para realizar seu doutorado nos EUA. Na University of South Carolina, recebeu orientação artística do Prof. Dr. Charles Fugo e da Profa. Dra. Marina Lomazov. Sua pesquisa teórica, sob orientação do Prof. Dr. Scott Price teve como foco principal o desenvolvimento de materiais didáticos para a introdução da música contemporânea para estudantes iniciantes de piano. Nos EUA, participou de master classes com Baruch Meir (Israel/EUA) e Jeffrey Brown (EUA) e foi professora da community school da University of South Carolina. Foi também convidada a atuar como banca julgadora do Achievment Day, evento organizado pela Charleston Music Teachers Association, nos anos 2010 e 2011. Ministrou masterclass e um curso sobre pedagogia de piano na Universidade Federal do Piauí. Em 2013 foi convidada para integrar uma mesa redonda em um painel internacional sobre Pedagogia do Piano na National Conference on Keyboard Pedagogy , participou do XXIII Congresso da Anppom e foi conferencista convidada no “Primeiro Festival de Piano de Natal”. Desde 1999 é professora da Universidade de Santa Maria – RS, assim como do curso de extensão em música da mesma universidade,  onde  realiza intensa atividade didática, atua como solista e camerista e desenvolve pesquisas e ações de extensão na área de pedagogia de piano. Desde 2012 promove os “Encontros sobre Pedagogia do Piano” na UFSM.

 

Bernardete Piano 3

Profa Dra. Bernadete Castelan Póvoas – UDESC

Natural de Criciúma/SC é Doutora em Música pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS, com residência na Universidade de Iowa (EUA). Teve como orientadores Dra. Cristina Caparelli Gerling (Mestrado) e Dr.Celso Loureiro Chaves (Doutorado). Sua formação artística passa pelos pianistas/pedagogos Dulce Machado, Clodomiro Caspari e Dirce Knijnik  (Bacharelado e Mestrado) no Brasil, Sebastian Benda (Brasil-Suíça), Evelyne Flaow (França), René Lecuona (Iowa – USA) e reconhecidos pianistas em cursos de técnica e interpretação. É Professorada Associada do Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde foi responsável por projetos e implantação de cursos, tendo também exercido diversas funções administrativas. Desenvolve intensa atividade pedagógica, de Pesquisa e Extensão nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música, subárea Práticas Interpretativas. Como professora de Piano e Música de Câmera, vê seus alunos destacando-se no cenário brasileiro com premiações em concursos e turnês. Coordenou eventos como “Ciclo Intercâmbio Músico-Instrumental (2001- 2008) e I Concurso Nacional de Piano – Cidade de Florianópolis (2003) e SIMCAM8 (2012). Criou e coordena o Programa de Extensão Piano em Foco (2008-) que agrega três projetos. Como pianista, tem atuado como solista e camerista, participando também de júris e curadorias de música. Com Denise Cordeiro formou o Piano Duo (1987-2002) com recitais em vários estados brasileiros e premiação no Concurso Internacional Francisco Mignone para Duos Pianísticos (1994). Em 2010 recebeu o Prêmio Franklin Cascaes - Destaque Música Erudita. Destaca seu trabalho ao lado da soprano Rute Gebler em atividades cênico-musicais e como pianista junto ao Estúdio Vozes desde sua criação em 1993 até 2009. Entre 2007-2008 participou da gravação de Cd com Maurício Zamith. Realizou turnês "Piano em Foco" com Luís Cláudio Barros e Rodrigo Warken em cidades catarinenses e no Paraná (2010); em 2011, com Mauren Frey, “Piano Brasileiro” nas cidades de Porto e Évora em Portugal e Paris (França), e "Série Danças" em 2013 em duo com Luís Claudio Barros em Santa Catarina. Tem estreado obras de compositores brasileiros e realizado projetos com cantores e outros instrumentistas como o grupo Piano Voci desde 2008. Como pesquisadora participa de Eventos Científicos na área da música com apresentação e publicação de pesquisa interdisciplinar sobre repertório brasileiro solo e de câmera, e sobre desempenho, técnica e interpretação pianística relacionados a argumentos de áreas que tratam do movimento humano.

foto 5 Luis Claudio Barros

Prof. Dr. Luís Claudio Barros - UDESC 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763317P0

 Considerado pelo pianista Nelson Freire como “um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros é Bacharel em Piano pela Escola de Música do Espírito Santo (1993) sob a orientação da pianista Célia Ottoni, a qual considera a maior influência artística em sua formação profissional. Durante o bacharelado recebeu convites para estudar no exterior (Inglaterra, Itália, EUA e Alemanha), optando pela Eastman School of Music – NY, onde concluiu o Mestrado em Piano na classe da renomada pianista Nelita True. Em 2008 terminou o Doutorado em Música na área de Práticas Interpretativas (Piano) na UFRGS, tendo como orientadores artísticos Dra. Catarina Domenici e o Dr. Ney Fialkow e como orientadora acadêmica a Dra. Any Raquel Carvalho. A tese de doutorado denomina-se "A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso". Realizou Estágio de Doutorado na Universidade de Connecticut (EUA) sob a co-orientação do Dr. Roger Chaffin, trabalhando Music Psychology Lab. Foi convidado pelo Dr. Chaffin para ser co-autor e pesquisador-participante em pesquisa a ser realizada em conjunto com a Universidade de Connecticut, com trabalho apresentado em congressos da área. É detentor de inúmeras premiações em Concursos Nacionais de Piano, destacando seis primeiros lugares em competições nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná, além do segundo lugar e do Prêmio “Preferência do Público” no Concurso Sul-Americano seletivo ao Gina Bachauer International Piano Competition. Desde 2000 é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC ), tendo sido classificado em primeiro lugar em Concurso Público. Tem experiência nas linhas investigativas que abordam o planejamento da execução instrumental e a didática do instrumento, além de coordenar projetos de extensão com foco na formação pianística em nível de expertise, como o “Núcleo de Excelência em Piano”, que trabalha com crianças e adolescentes com altas habilidades em música. Em 2009 fez parte do Piano Faculty no 14th World Piano Pedagogy Conference, em Phoenix - EUA. Atua como solista e camerista realizando apresentações de âmbito nacional e internacional, destacando as turnês realizadas em 2013-14: Piano Duo formado com a pianista Bernardete Castelan Póvoas pela região sul, Recital de Canto e Piano com a soprano Elaine Boniolo nas cidades de Weimar e Stuttgart (Alemanha) e a turnê de piano solo "Tributo a Chopin" por cidades de Santa Catarina com patrocínio do Funcultural-SC.

 

Foto Piano Duo

Piano Duo
Formado em 2010 pelos pianistas Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros, o Piano Duo propõe-se divulgar o amplo repertório para piano a quatro mãos e a dois pianos, com destaque para obras de compositores brasileiros e sul-americanos, ao qual dedicam intensa pesquisa. O duo tem realizado turnês estaduais e regionais, destacando a “Série Danças” e “Piano em Foco” por cidades de Santa Catarina e Paraná. O Duo realizou Recital/Palestra sobre danças brasileiras no Congresso Internacional Performa 2013 em Porto Alegre/RS e, ainda nesse ano, tocarão no 2º Congresso Internacional de Piano, em Buenos Aires.  Foram convidados pela Orquestra Filarmonia para executar o Concerto para Dois Pianos e Orquestra K. 242 de W.A. Mozart em três cidades de Santa Catarina no mês de dezembro de 2014.

 

 

Enrique Graf

 

Prof. Enrique Graf - Academy of Charleston (Uruguai/ EUA)

http://enriquegraf.com/

  Internacionalmente aclamado como solista , camerista e professor,  o pianista uruguaio, radicado nos Estados Unidos,  Enrique Graf é um artista de destaque no cenário internacional, recebendo elogios de críticos de jornais de destaque como o The New York Times  e The Washington Post.

Nascido em Montevideo, Uruguai, Graf iniciou seus estudos musicais com sua mãe aos quarto anos. Depois de ganhar concursos internacionais em seu país, foi contemplado com uma bolsa de estudos do “Peabody Conservatory” da Universidade “Johns Hopkins” e da Organização dos Estados Americanos para estudar com o renomado pianista e professor Leon Fleisher. Ganhou o primeiros lugar em importantes concursos internacionais de piano como o “William Kapell International Piano Competition”, “National Ensemble Piano Competition” e “West International Competition”  em Nova York.

Mr. Graf já se apresentou em importantes salas de concerto de  várias partes do mundo  como Lincoln Center, Kennedy Center, Carnegie Recital Hall, Centro Cultural de Manila (Filipinas) e Teatro Opera em Buenos Aires. Apresentou-se também em diversos festivais de música como o Chautauqua Festival (Nova York), Young Keyboard Artists International Festival em Ann Arbor (EUA), Festival de Música de Câmara de São Miguel de Allende (México),  Festival Internacional Spoleto (Itália), Festivais  da Universidade de Maryland e da Universidade de Houston (EUA), Festival Festival “Contrastes” de Lviv e Festival de Kiev (Ucrânia). Atuou também como solista de importantes orquestras sinfônicas americanas, latino-americanas e europeias. Como camerista, realizou tournées com importantes grupos de Câmera e atuou com música de destaque como Ilana Vered, Nibya Mariño, Katherine Jacobson, Andres Cárdenes e Lee Chin. Possui seis CDs gravados que mostram a versatilidade do pianista, com obras compositores diversos.   

Mr. Graf foi professor e coordenador do Departamento de Piano do curso de extensão no Peabody “Peabody Conservatory” (Peadbody Preparatory) da Universidade Johns Hopkins do qual recebeu o Prêmio for Excepcional Ensino do piano. Criou um programa de piano reconhecido na universidade de Charleston (EUA), do qual foi professor visitante e também foi professor da Universidade Carnegie Mellon. Professor de destaque, sempre proporcionou um ensino de excelência a seus alunos, muitos deles premiados em concursos nacionais e internacionais. Foi também membro de inúmeros concursos de piano em várias partes do mundo, assim como professor convidado para ministrar masterclasses em universidades e conservatórios renomados como Yale, Eastman, Kiev, Hong Kong e Changai.  É o idealizador e diretor artístico da “Série Internacional de Piano” em Charleston e da “Série Jovens Artistas”  do Festival Piccolo Spoleto. Foi também o co-fundador do Festival de Música de Perugia, na Itália.  Atualmente , exerce atividades de ensino na  Academia de Música de Charleston e em festivais de música, além de desenvolver intensa atividade como intérprete.  

 

 Foto Cecilia Site

Profa. Dra. Maria Cecília Cavalieri França (videoconferência)

Doutora e mestre em Educação Musical pela Universidade de Londres, especialista em Educação Musical e bacharel em Piano pela UFMG. Autora de diversos artigos publicados nos periódicos Revista da ABEM, Música na Educação Básica, Em Pauta e outros, capítulos de livros e prefácios. Suas obras para o ensino de música incluem livros para educadores, como Trilha da Música: Orientações pedagógicas (Fino Traço Editora, 2013), Jogos pedagógicos para educação musical (Editora UFMG, 2005); Poemas musicais: ondas, meninas, estrelas e bichos; 2003;), livros didáticos, como Trilha da Música, coleção em cinco volumes para os anos iniciais do Ensino Fundamental (Fino Traço Editora, 2012), Festa Mestiça: o Congado na sala de aula (Editora UFMG, 2011),Feito à mão: composição e performance para o pianista iniciante (Halt Gráfica e Editora, 2009), livros paradidáticos e de literatura, como O silencioso mundo de Flor, Rádio 2031 e Música no ZOO (Fino Traço Editora, 2011), adotados no PNBE / MEC 2012, Estradinha Real, DOM e Se essa música fosse minha (Fino Traço Editora 2013). É autora também dos CDs Poemas musicais (2003) e Toda Cor (2006), além de diversas músicas integrantes de outros trabalhos. Foi professora da UFMG de 1999 a 2011. Atualmente é diretora do MUS Consultoria e Produção em Educação Musical, onde atua com formação de educadores, planejamento curricular e avaliação sistêmica.

 Foto Mirka  Preto e Branco

Profa. Ms. Mirka Campello da Pieva  - professora particular de piano  - RJ 

Mirka Campello da Pieva teve sua iniciação musical ao piano com sua mãe, Dinorá Campello, passando posteriormente a estudar com a pianista Helena Postiglioni. Prosseguiu seus estudos musicais na Faculdade de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde formou-se com destaque no curso de Bacharelado em Piano na classe da Professora Cláudia Deltrégia, em 2002. No programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cursou o Mestrado em Prática Interpretativas como bolsista da Capes. Atualmente é aluna do compositor e pianista Sergio Olivé e nos anos de 2007 a 2009 fez aulas de aperfeiçoamento pianístico com Luiz Senise. Em 1998 e 1999, teve a oportunidade de aperfeiçoar-se nos Estados Unidos, onde participou, como convidada especial, da classe do professor Paul Polei, na Universidade Brigham Young em Provo/Utah. Participou de vários concursos nacionais de piano, tendo sido laureada com o primeiro lugar no Concurso Carlos Gomes (RS) em 1997; finalista no VIII Concurso Nacional Villa-Lobos (ES) em 2006 e no Concurso Jovens solistas da OSPA, em 2002. Obteve o primeiro lugar no Concurso Paulo Giovaninni na Cidade de Araçatuba (SP), em 2007; Primeiro lugar no concurso Rosa Mística Curitiba (PR), em 2009.

No ano de 2007 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde já apresentou-se em recitais solo e em duo com os sopranos Gisele Diniz, Maíra Lautert, o tenor Vinicius Kirchhof e o clarinetista Tiago Tavares. Na área pedagógica, atuou como monitora do Curso de Extensão em Música da UFRGS e participou como colaboradora do Núcleo de pesquisa do CAEF (Centro de Artes e Educação Física da UFRGS), trabalhando em projetos de ensino de música à distância. No ano de 2005 integrou a equipe de elaboração e produção musical dos livros: Musicalização de Professores – Livro do Professor e Musicalização de Professores – Livro do Aluno. No mesmo ano trabalhou sob a coordenação da Professora Helena de Souza Nunes, na produção do material para o software que integra o projeto do MEC de Ensino de Música à Distância para a Formação Continuada de Professores. Nesse mesmo projeto, ministrou cursos semipresenciais nas cidades de Porto Alegre (RS), Linhares (ES), Macapá (AP), PortoVelho e Ariquemes (RO). Atualmente, trabalha como professora particular de piano, administrando seu próprio estúdio. Mirka trabalha com alunos das mais variadas faixas etárias, desenvolvendo materiais e jogos musicais educativos e promovendo recitais e eventos culturais.

 profDraSilviaCristinaHasselaar

Profa. Dra. Silvia Hasselaar (UFSM) 

Silvia Hasselaar, pianista e natural de Matão (SP), iniciou seus estudos musicais com sua tia, Leila Kfouri. Graduou-se em piano na Unicamp, na classe dos professores Fernando Lopes e Mauricy Martin. Mestre pela UFRJ, com orientação artística musical dos professores Heitor Alimonda e Sônia Goulart e orientação teórica de Ilza Nogueira, desenvolveu a dissertação  “Glauco Velasquez: Elementos característicos da Produção Pianística e Catálogo Completo de Obras”. É doutora em Práticas Interpretativas pela UFRGS, onde desenvolveu uma pesquisa sobre o compositor uruguaio Héctor Tosar, com sob orientação de Cristina Capparelli Gerling.  É detentora de vários prêmios em concursos de piano, exercendo até hoje atividades como solista e camerista. Participa de encontros e recitais de compositores contemporâneos. Atualmente é professora de Piano e Piano Complementar no Departamento de Música da UFSM. Toca em variadas formações musicais, solo, duos, trios e com orquestra. Participou e se apresentou em encontros internacionais em Mendoza e Buenos Aires, e nacionais em São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora do Curso de Extensão em Música da UFSM.

 TonyC 2-83

Prof.  Dr. Tony Caramia – Eastmann School of Music ( NY - EUA)

(A vinda do Professor Tony Caramia ao Brasil recebeu apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC)

Professor de Piano da Eastman School of Music, o professor Tony Caramia é também director dos centro de estudos em pedagogia do piano e coordenador  do Class Piano Program. Em maio de 2003, foi convidado do famoso programa “Piano Jazz”, apresentado pelo pianista de jazz Marian McPartland na Rádio Pública Nacional dos Estados Unidos. Também é frequente membro da comissão julgadora dos seguintes concursos:  American Jazz Piano Competition, patrocinado pela Associação de Pianistas Americanos. prêmio de música “Crescendo” e Concurso de Jovens Artistas do TexasAwards, and the Young Texas. Em setembro de 2007, teve o privilegio  de participar de um concerto em homenagem à sua ex-professora Claudette Sorel na SUNY (Universidade Estadual de Nova York) em Fredonia, instituição que também concedeu-lhe o prêmio “Oustanding  Achievement”. Mr. Caramia é membro do corpo editorial da revista Clavier Companion Magazine e membro do comitê editorial da revista American Music Teacher.  Publicações recentes para piano solo lançadas pela editora de Música Alfred incluem obras do professor Caramia como “Shoo-fly Shuffle” e American Treasures (parte da série Jazz Performers). Possui também obras publicadas pela editora Hal Leonard como sua  “Suite Dreams” e “Jazz Moods” , assim como suas contribuições para nona edição do método as well as Keyboard Musicianship, volumes 1 e 2. 

É frequentemente convidado a ministrar workshops sobre jazz para professores de piano nas conferências nacionais e estaduais da Music Teachers National Association e na International Association for Jazz Educators (IAJE) entre outras associações de destaque nacional e internacional. Prof. Caramia também apresentou palestras e recitais na European Piano Teachers Association International Conference em Londres ; na Australian Piano Pedagogy Conference em Adelaide - Austrália,  e no Institute of Registered Music Teachers National Conference em Nova Zelândia. Em julho de 2013 foi professor e artista convidado na Dakota Sky International Piano Festival. Em 2005, participou do International Stride Summit na Suiça e se apresentou no renomado Rochester International Jazz Festival. Participou também das últimas quatro  National Conferences on Keyboard Pedagogy. Como entusiasta de recitais temáticos, professor Caramia, palestrou na Collaborative Conference in Toronto sobre esse tópico e tem apresentado apresentações multimédia sobre  George Gershwin, Billy Mayerl, Harold Arlen, Richard Rodgers, e Cy Walter.  Seu mais recente projeto inclui um estudo de Dana Suesse, “Garota Gershwin”.

 

 

 10634322 753150521416324 1724173954 n

Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho - UFRN

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música, atua nos cursos de Bacharelado, Licenciatura e técnico em Música. Foi professor do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2007 - 2009), possui graduação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2001), Mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) e Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010). Coordena e ministra cursos de extensão universitária voltados à iniciação ao piano e desenvolve pesquisa na área de pedagogia do instrumento. Dentre seus principais mestres, destacam-se Dolores Portella e Mauricy Martin. Também contribuíram em sua formação pianística os professores José Alberto Kaplan (BRA-ARG), Linda Bustani (BRA), Fany Solter (BRA - ALE), Ancuza Aprodu (FRA), dentre outros. Como performer, apresentou recitais em cidades do nordeste e sudeste do Brasil e como pesquisador tem publicado trabalhos sobre técnica pianístisca, sobretudo a técnica pianística de Isabelle Vengerova e sua adaptação ao ensino infantil. 

 

aulaViolino6

Prof. Dra. Yara Quércia Vieira

Possui graduação como Instrumentista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Musical Arts - University of Iowa (1996). O trabalho de conclusão versa sobre a aplicação da Técnica Alexander à performance musical. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical.

Untitled

Profa. Ms. Bruna Vieira - UFPI

Bruna Vieira iniciou seus estudos de piano aos seis anos no Conservatório Estadual de Araguari (MG), sua cidade natal. É licenciada em música com Habilitação em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), onde foi aluna de Araceli Chacon e Viviane Taliberti. Cursou o Bacharelado em Piano e Mestrado em Práticas Interpretativas/Piano  na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação artística e científica de Cristina Capparelli. Desde 2006 é professora efetiva de piano no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí. Atualmente, cursa o Doutorado em Ensino do Instrumento (Piano) na Universidade de Aveiro, Portugal, e tem apresentado seus trabalhos de investigação na área de Pedagogia do Piano em congressos de âmbito internacional.

 

Foto Duo Corvisier

 

 

O Duo Corvisier

 

Foi criado em 1991 e desde então tem-se apresentado com sucesso nas principais salas de concerto do Brasil e do exterior. Durante o período de residência nos Estados Unidos, o duo apresentou-se em inúmeros recitais. Podemos destacar a participação na prestigiosa série de concertos da Fundação Rosa Ponselle em Meriden, Connecticut e em diversos concertos como duo integrante do Greenbriar Consortium - grupo camerístico formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Houston, Texas. Em 2006, o Duo Corvisier foi o único duo pianístico a representar o Brasil em recital nas Primeras Jornadas Internacionales en Música Latino Americana realizadas em Mendoza, Argentina. Em 2007, durante a palestra recital realizada no Primeiro Encontro de Investigação em Performance promovido pela Universidade de Aveiro, Portugal, o Duo Corvisier apresentou em primeira audição, naquele país, as obras para piano a quatro mãos do compositor Ronaldo Miranda. De 2011 até o momento, o Duo Corvisier apresentou-se em recitais e palestras-recitais nos EUA, Inglaterra e Áustria, divulgando seu trabalho de pesquisa e performance na área das práticas interpretativas de repertório para duos de piano. O repertório do Duo Corvisier é eclético incluindo desde os clássicos até a produção musical brasileira contemporânea.

 

Prof. Dr. Fernando Corvisier - USP

 

Aperfeiçoou-se no exterior na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot em Paris, no New England Conservatory em Boston, na Hartt School of Music e obteve o título de Doctor of Musical Arts pela Universidade de Houston. Vencedor do IV Prêmio Eldorado de Música, gravou com o pianista João Carlos Martins a transcrição de Almeida Prado para dois pianos das Quatro Estações de Vivaldi. Gravou para o selo Eldorado obras de Brahms e Ginastera. Participou de diversos festivais de música no Brasil e exterior como docente e recitalista. Desde 2002 é docente de piano do Departamento de Música da USP, onde desenvolve pesquisa nas áreas de pedagogia do piano e práticas interpretativas (com ênfase na obra de Almeida Prado e repertório para duo pianístico).

 

Profa. Dra. Fátima Monteiro Corvisier - USP

Doutora em Música pela Universidade de São Paulo, graduou- se com Medalha de Ouro na Escola de Música da UFRJ. Como recitalista já se apresentou em diversas salas de concertos no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Vencedora do II Concurso Dirk Bovendorp e terceiro lugar no III Prêmio Eldorado de Música, foi solista da OSESP sob a regência de Eleazar de Carvalho. Desde 2004 é docente de piano junto ao Departamento de Música da USP, onde desenvolve pesquisa nas áreas da pedagogia do piano (com ênfase na obra de Sá Pereira) e práticas interpretativas (com ênfase no repertório para duo pianístico).

 

Taiur B and W

Ms. Taiur Agnoletto Fontana - UFSM

Taiur Agnoletto Fontana nasceu em Ijuí, RS em 1987. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos com Liliam Raspold. Ingressou no curso de Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2005 estudando sob orientação da Prof.ª Dra. Claudia Deltregia. A partir do segundo semestre de 2007 teve como orientadora a Prof.ª Dra Silvia Hasselaar. Em 2008 foi premiado em competição nacional de piano; em 2009 concluiu a graduação. Em 2010 iniciou o mestrado em práticas interpretativas em piano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluindo-o em junho de 2012, tendo como orientador o Prof. Dr. Ney Fialkow. Também aperfeiçoou-se com os pianistas: Guigla Katsarava (Geórgia/França), Enrique Graf (Uruguai/EUA), John Solomons (EUA), Cinzia Bartoli (Itália), Giuseppe Lupis (Itália/EUA), Fanny Solter (Brasil/Alemanha), Marina Lomazov (Ucrânia/EUA), Gilberto Tinnetti (Brasil), Flávio Augusto (Brasil) e Eduardo Monteiro (Brasil - USP). Em julho de 2012 foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para pianista correpetidor na Universidade Federal de Santa Maria, instituição onde trabalha atualmente. Em 2013 foi premiado em concurso internacional de piano (Musicarte XXI –Buenos Aires). Atua como solista, camerista e professor de piano.