Portal do Governo Brasileiro

Licenciatura em Computação - EaD


Coordenador

Prof. Dr. Sidnei Renato Silveira

Municípios/Polos de oferta do curso:

Cruz Alta, Sarandi, Seberi, Palmeira das Missões e Três Passos

Contatos

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fone: (55) 3744 0690

 

Documentos

PPC do Curso

 

Sobre o curso

Missão

As escolas vem passando por várias mudanças, dentre elas a automatização, ou seja, o uso da tecnologia tem se tornado um recurso pedagógico, tal fato exige um novo profissional: o professor de informática, com vistas a viabilizar a qualidade no ensino. Assim, visando oferecer formação em nível superior para suprir a necessidade das instituições de ensino, o Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM/Frederico Westphalen, por meio da UAB /UFSM, criou o Curso de Computação - Licenciatura (a distância), contando com 3.320h distribuídas em 8 semestres.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso Licenciado em Computação está baseado no Parecer CNE/CES 136/2012 e no artigo 5º da Resolução CNE/CP 2/2015, que propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação.
Segundo este parecer, os cursos de licenciatura em Computação têm como objetivo principal preparar professores para formar cidadãos com competências e habilidades necessárias para conviver, prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico e global, e que contribuam para promover o desenvolvimento econômico e social de nosso país. A introdução do pensamento computacional e algorítmico na educação básica fornece os recursos cognitivos necessários para a resolução de problemas, transversal a todas as áreas do conhecimento.
As ferramentas de educação assistida por computador e os sistemas de educação à distância tornam a interação ensino-aprendizagem prazerosa, autônoma e efetiva, pois introduzem princípios e conceitos pedagógicos na interação humano-computador. Essas ferramentas são desenvolvidas com a participação de Licenciados em Computação. Genericamente, todo sistema computacional com funcionalidade pedagógica ou que necessita de assistência para seu uso, requer a participação dos Licenciados em Computação.
Dessa forma, o Curso de Computação - Licenciatura (a distância) proposto tem por objetivo a formação de professores da área de informática, capazes de tratar os conteúdos da ciência da computação, necessários e significativos para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico e, também, para atuarem em empresas de consultoria e assessoria em informática, empresas de desenvolvimento de software educacional, empresas que utilizam a tecnologia da informação para capacitação de funcionários.

Atuação Profissional

O Licenciado em Computação poderá atuar como docente na área de Informática, no ensino fundamental e médio, além de atuar como responsável pela aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito escolar, planejando, orientando, acompanhando e supervisionando a aplicação das diferentes tecnologias interativas no contexto educacional.
Além disso, o Licenciado em Computação poderá atuar na implantação de metodologias e infraestrutura computacional para o desenvolvimento de atividades ligadas à educação a distância, bem como no desenvolvimento de softwares educacionais, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, jogos educacionais e outras ferramentas que possam ser aplicadas no ambiente escolar, como ferramentas de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem.