Portal do Governo Brasileiro

Atas das Reuniões do Colegiado de Relações Públicas

 

Atas

Administração Diurno

  

 

Coordenador

Andrei Giovani Maia

 

Contato

Fone: (55) 3742 8820 (secretaria das coordenações)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

Site do curso de Administração 

 

Projeto Pedagógico do Curso de Administração Diurno

Grade Curricular do Curso de Administração Diurno

Marca do Curso

 

Sobre o curso

 

Missão

O Curso de Administração tem como objetivo formar administradores capacitados para gerir com eficácia as organizações, visando contribuir na construção de uma sociedade mais humana, a fim de buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida. O profissional é responsável pela gestão de organizações públicas e privadas. A gestão envolve todos os recursos que uma empresa utiliza, tais como humanos, financeiros e materiais. O papel do administrador é contribuir para que a empresa tenha um resultado positivo, garantindo a sobrevivência e permanência dela no mercado.

 

Perfil do egresso

O administrador deve ter competência para assumir a gestão das organizações, com habilidades específicas de planejamento, direção e gestão administrativa, somadas à visão empreendedora para a resolução de problemas.

 

Atuação profissional

A atuação do administrador é ampla, incluindo setores como recursos humanos, orçamento e finanças, planejamento, produção e logística, marketing, organização, sistemas e métodos, desenvolvimento institucional, entre outros. O administrador atua em instituições públicas e privadas, de qualquer setor (indústria, comércio, serviços) sendo responsável por: realizar estudos, pesquisas e interpretação, planejamento, implementação, coordenação e controle de atividades nas áreas de administração; identificar e diagnosticar problemas e/ou oportunidades organizacionais para gerar soluções que viabilizem o desenvolvimento da organização; atuar como líder nas organizações e prestar assessoria e consultoria nas áreas de competência.

 

 

Enfermagem

 

 

Coordenador

Isabel Cristine dos Santos Colomé

Coordenador substituto

Leila Hildebradt

 

Contato

Fone: (55) 3742 8861

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">Projeto Pedagógico do Curso de Enfergmagem

Colegiado do Curso de Enfermagem

Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem

 

Documentos

Grade de Horários 2014/2 

 

Marca do curso

 

Sobre o curso

Missão

O curso de enfermagem forma enfermeiros generalistas, com base em uma perspectiva humanística, crítica e reflexiva, pautado em princípios ético-político-filosóficos e, qualificados para o exercício da Enfermagem sustentando-se no rigor científico, sendo capazes de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde e doença junto ao indivíduo e/ou coletividade nas dimensões biopsicossociais durante o ciclo evolutivo.

 

Perfil do egresso

Com base nas Diretrizes Curriculares e políticas públicas, espera-se que o egresso do Curso de Enfermagem da UFSM seja um Enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e ética, qualificado para o exercício da enfermagem, com base no conhecimento técnico-científico.

 

Atuação profissional

Compreende as seguintes áreas: Assistência de Enfermagem em todos os níveis de atenção, Políticas Públicas e Programas de Saúde, Educação em Enfermagem, Ensino Superior, Educação e Promoção da Saúde, Pesquisa e Extensão, Assessoria e Consultoria, Atividade Empresarial, Atuação em Entidades de Categoria Profissional.

 

Conteúdo Relacionado

Página do Curso 

Nutrição

 

 

Coordenador

Giovana Cristina Ceni

 

Contato

Fone: (55) 3742 8890

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." style="font-family: Arial, Verdana; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; line-height: 21px; text-align: justify; white-space: nowrap;">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição

Colegiado do Curso de Nutrição

Núcleo Docente Estruturante do Curso de Nutrição

 

Documentos

Grade de Horários 2014/2

 

Marca do curso

 

Sobre o curso

Missão

O Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo formar nutricionistas generalistas, qualificados para o exercício da Nutrição, através de uma perspectiva humanística, crítica e reflexiva, pautada em princípios ético-político-filosóficos, capazes de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença do ser humano (indivíduos, família e coletividade), identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes durante todo o ciclo evolutivo.

 

Perfil do egresso

A formação do Nutricionista tem por objetivo dotar o profissional de uma visão generalista, humanista e crítica. Desta maneira, ele deve estar capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Ao mesmo tempo, o profissional deve contribuir para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

 

Atuação profissional

Aos profissionais formados no Curso de Nutrição da UFSM/PM será possível a direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição; planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição; planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos; ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição; ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins; auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética; assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética; assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

 

Conteúdos Relacionados 

Página do Curso

Relações Públicas - Bacharelado

 

Coordenadora: Prof.ª Drª Patricia Milano Persigo

Coordenadora Substituta: Prof.ª Drª Angela Zamin

 

Fone: (55) 3744 0600 - Ramal 0661/0625

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

SUGRAD - Secretaria do Curso

Fone: (55) 3744 0600 - Ramal 0620

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Documentos - Relações Públicas: Bacharelado

Grade Curricular

Projeto Pedagógico

Informações sobre o curso

Regimento das disciplinas de TCC I e II

Documentos ACG

Regulamento dos Laboratórios do DECOM

Disciplina de Estágio Curricular Obrigatório

 

Documentos - Relações Públicas: Ênfase Multimídia - CURRÍCULO EM EXTINÇÃO

Grade Curricular

Projeto Pedagógico

Regulamento do acervo

Regulamento dos Laboratórios do DECOM

 

Membros do Colegiado,  Núcleo Docente estruturante do Curso e Comissões

Colegiado do Curso de Relações Públicas - Bacharelado

Núcleo Docente Estruturante do Curso de Relações Públicas - Bacharelado

Comissão de ACG's

Comissão de TCC

 

 

regimento das disciplinas de TCC I e II.

Sub-categorias