Portal do Governo Brasileiro

Histórico

A Universidade Federal de Santa Maria, com 55 anos de história, é uma instituição de ensino superior público, gratuito e de qualidade que construiu credibilidade e tradição ao longo de sua trajetória,. Atualmente, conta com dez unidades universitárias espalhadas pelo Rio Grande do Sul, além de quatro estabelecimentos de educação básica, técnica e tecnológica. Essas unidades contribuem para o desenvolvimento local nas regiões onde são estrategicamente implantadas e recebem alunos de todos os estados do Brasil em busca de aprendizado e qualificação profissional.

Gilvan Peters 4Assim, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região Norte do Rio Grande do Sul, em 13 de janeiro de 2005 foi realizada uma Audiência Pública para tornar possível a instalação de uma extensão da UFSM em Frederico Westphalen. Com a confirmação da vinda de uma universidade pública para a região, foi dado início ao projeto de instalação do campus. 

Em dezembro de 2005, o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, assinava um contrato que estabelecia um convênio entre o Governo Federal e a UFSM, que permitia o repasse de recursos da União para o início das obras. Posteriormente, em março de 2006, estavam abertas as inscrições para o primeiro vestibular do campus de Frederico Westphalen e, também, do campus de Palmeira das Missões. Já em julho de 2007, ocorria a inauguração oficial dos primeiros prédios da UFSM na região Norte do Rio Grande do Sul.

Próximo de completar seus 10 anos de história, ocorreu a separação estrutural da unidade CESNORS/UFSM no início de 2016. Além de que, o campus de Frederico Westphalen ao longo de sua trajetória na região, traz mudanças e contribui para o desenvolvimento econômico, cultural, social e científico da região. A universidade, também, é responsável por gerar empregos para centenas de pessoas e qualificar muitas outras, já que contribui profissionalmente para as empresas do estado e do país. Isso ocorre em razão dos servidores e acadêmicos, desde o princípio, unirem forças para tornar o campus um dos melhores em qualidade de ensino, pesquisa e extensão. 

10759 705906342838849 2247745782287559597 nAtualmente, o campus conta com seis cursos de graduação e também dispõe do curso de Pós-Graduação em Agronomia - Agricultura e Ambiente. A unidade da UFSM, em Frederico Westphalen, tem orgulho em ver o reconhecimento desse esforço com o resultado das pesquisas do Ministério da Educação (MEC), em que os cursos do campus receberam conceito máximo, e das avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde a UFSM está entre as 16 melhores do Brasil.

Além disso, de 2006 até final de 2015, os campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões contavam com o diretor Genésio Mario da Rosa e o vice-diretor Rafael Lazzari na direção do Centro. A partir de 2016, a UFSM de Frederico Westphalen passou a ter uma nova direção pró-tempore, com o diretor Bráulio Otomar Caron e com a vice-diretora Lana D’Ávila Campanella. A partir de 12 de julho de 2016 uma nova direção foi eleita e estará na direção por um período de 4 anos: Diretor Prof. Dr. Arci Dirceu Wastowski e Vice-Diretor Prof. Dr. Igor Senger.