Portal do Governo Brasileiro

Identidade Visual

 

A identidade visual é a assinatura da instituição, seu uso correto e padronizado permite um pronto e eficiente reconhecimento da mesma. Neste local do site, a UFSM Frederico Westphalen disponibiliza os arquivos oficiais para download visando que toda a comunidade acadêmica e terceiros utilizem os materiais de forma unificada o que significará uma comunicação institucional muito mais eficaz.

Os arquivos deverão ser utilizados em toda a comunicação oficial da Universidade, assim como em toda a comunicação não-oficial, ou seja, acadêmica e publicitária da instituição.

 

  • Brasão: A Universidade Federal de Santa Maria, desde sua fundação, em 1960, apoia sua imagem no símbolo máximo que representa a instituição: o Brasão. Redesenhado posteriormente, mantém todos os elementos que o originaram: o brasão, denotando moral e respeito; a flor-de-lis, simbolizando a purificação e os três archotes de fogo, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria. Apresenta ainda, a frase em latim "Sedes Sapientiae", que significa sede (lugar, casa) da sabedoria.

 

Brasão e monograma - arquivo .cdr em CorelDraw X13 ou versão superior (arquivo com versões da marca em preta e em branca)

 

Brasão e monograma - arquivo .pdf do Illustrator (arquivo com versões da marca em preta e em branca)

 

Brasão e monograma - UFSM Frederico Westphalen arquivo PNG - Cor Preta - (fundo transparente)

 

Brasão e monograma - UFSM Frederico Westphalen arquivo PNG - Cor Branca - (fundo transparente)

 

  •  Folha padrão: Folha oficial utilizada como base para documentos internos e trabalhos acadêmicos.

Folha padrão

 

  • Fontes: A tipografia institucional deverá ser utilizada para informações complementares em todo o material oficial da Instituição, que faça parte diretamente do Sistema de Identidade Visual da UFSM. Optou-se pela fonte Humanist 521 nas versões aqui apresentadas, por ter um desenho moderno e garantir boa legibilidade. Para instalar as fontes no seu computador, basta extrair a pasta das fontes do arquivo zipado, e em seguida copiar todos arquivos existentes dentro da pasta e colar na pasta "Fontes" existente no painel de controle, no menu iniciar de sua área de trabalho.

Baixe aqui o arquivo de fontes

 

Observação: Os arquivos da marca da UFSM Frederico Westphalen devem ser usados na sua íntegra, as cores, tamanhos, e proporções devem ser respeitados de acordo com a Resolução 020 de Identidade Visual da UFSM.