Portal do Governo Brasileiro

Campi da UFSM têm ampliação da velocidade da internet

As comunidades acadêmicas dos campi da UFSM em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, além do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão de Silveira Martins, contam, desde o mês de novembro, com uma maior velocidade de acesso à internet. A melhoria é resultado do aumento do link de conexão, viabilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

De acordo com o diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM, Gustavo Chiapinotto da Silva, durante o mês de novembro foi realizada a atualização dos enlaces nos campi da Universidade, aumentando a velocidade da internet. Em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Silveira Martins, o link de conexão passou de 60 MB para 100 MB, enquanto Cachoeira do Sul teve o maior avanço, passando de 40 MB para 100 MB. Além disso, houve também a troca da empresa provedora do sinal de internet.

Tudo isso deve acarretar numa melhoria significativa na qualidade do acesso à internet nos campi. “Os usuários já devem estar percebendo uma melhoria na disponibilidade do sinal e principalmente na velocidade de navegação. Além disso, também teremos melhor qualidade na realização de videoconferências e na telefonia, que também utiliza a internet para se conectar ao campus sede”, observa Chiapinotto.

Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTC), a RNP é mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD). A Rede tem como objetivo conectar instituições públicas de pesquisa e ensino superior e tecnológico, promovendo e apoiando o desenvolvimento de pesquisas colaborativas, serviços e projetos inovadores nas diversas áreas do conhecimento. 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor