Portal do Governo Brasileiro

Acessibilidade

As instâncias que fazem a gestão da acessibilidade na Universidade Federal de Santa Maria são:

 

Núcleo de Acessibilidade da UFSM – Santa Maria

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da UFSM foi fundado em 24 de agosto de 2007, com o objetivo de oferecer condições de acessibilidade e permanência às pessoas com necessidades especiais no espaço acadêmico.

Este núcleo constitui-se como espaço para concretização e viabilização do projeto UFSM SEM BARREIRAS – INCLUIR COM QUALIDADE, que abrange prioritariamente toda comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários técnicos administrativos) da UFSM.

Para quem são voltadas as ações:

Alunos, professores e servidores técnico-administrativos que apresentam ou estão em contato com a realidade na UFSM das necessidades educacionais especiais:

Transtornos globais do desenvolvimento

- Altas habilidades/superdotação

- Deficiências

- Surdez

Principais competências do Núcleo de Acessibilidade da UFSM:

- Sensibilização frente às barreiras atitudinais;

- Adequação de ambientes;

- Encaminhamento da comunidade universitária a tecnologias e equipamentos especializados indicados às necessidades educacionais especiais;

- Esclarecimentos em relação à legislação brasileira referente às necessidades educacionais especiais;

- Assessoria à comunidade universitária nas questões que envolvem acessibilidade.

Comissão de Acessibilidade da UFSM

Essa Comissão é composta por representantes de todos os Centros de Ensino da UFSM, das Pró-reitorias, Biblioteca Central e DCE e trabalha como mediadora das necessidades das pessoas da comunidade universitária com deficiência, altas habilidades/superdotação e/ou surdez.

A Comissão atende a alunos, professores e servidores técnico-administrativos que necessitem de atendimento especial ou que convivam com pessoas nessa situação.

Representantes do CESNORS:

Fernanda Bortolin Maciel: Enfermeira - Frederico Westphalen

Paulo Mayer Della Libera - Enfermeiro - Palmeira das Missões

 

Comissão Interna de Acessibilidade UFSM Frederico Westphalen e Palmeira das Missões

A Comissão Interna de Acessibilidade UFSM/CESNORS foi criada no dia 24 de abril de 2013, pela portaria nº 689 com o objetivo de dar apoio aos Campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões no que tange ao atendimento e deliberações administrativas sobre as questões que envolvem ingresso e permanência de alunos com necessidades educacionais especiais.

A referida comissão terá como objetivo fazer a mediação das determinações do Núcleo de Acessibilidade da UFSM com os departamentos e cursos do CESNORS sobre as regulamentações e adequações necessárias para a vivência acadêmica desses alunos dentro desta universidade.

Também atua como parceira no Núcleo de Atendimento ao Aluno (NAP) nas avaliações institucionais dos cursos de graduação pelo Ministério da Educação.

Da mesma forma, pretende colaborar com o avanço das discussões sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência na comunidade acadêmica.


 

 Blog do Núcleo de Acessibilidade da UFSM: http://acessibilidadeufsm.blogspot.com.br   

 Reportagem do programa Globo Universidade sobre o Núcleo de Acessibilidade e os Cursos de Educação Especial da UFSM; 

 Resolução N. 011/07 UFSM - Institui, na Universidade Federal de Santa Maria, o Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social e revoga a Resolução n. 009/07.

 Decreto N. 3.298, de 20 de Dezembro de 1999 - Regulamenta a Lei N. 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências.

 Para outras informações sobre Acessibilidade e Ações Afirmativas na UFSM, consulte os Editais do Vestibular UFSM.

 Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social - Relatório de Atividades (2008-2011).