RESUMOS
DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
DEFENDIDAS EM 2002
A MORALIDADE COMO INSTRUMENTO DE CENSURA: O TEATRO DESAGRADÁVEL
DE NÉLSON RODRIGUES E SUA REELABORAÇÃO DA TRILOGIA TEBANA
Autora:
Ana Maria de OLIVEIRA
Orientadora: Rosani Ketzer UMBACH
A palavra censura tomada em suas diversas acepções - repreensão,
repressão, condenação, mecanismo inibitório - leva ao desvelamento
da sua razão de ser e à identificação dos meios através dos quais
se manifesta. O objeto de estudo dessa dissertação de Mestrado é
a moralidade, um dos mecanismos de inibição utilizados pela censura,
aplicada em textos teatrais de Nelson Rodrigues. A escolha recaiu
sobre alguns textos do "teatro desagradável" especialmente
Álbum de Família, peça censurada por 22 anos, estabelecendo
relações de contraste com a Trilogia tebana, de Sófocles. O objetivo
desse trabalho é mostrar que o texto rodrigueano foi censurado por
motivos morais e não estéticos, uma vez que os temas abordados pelo
autor - traição, morte, homossexualismo e incesto - são recorrentes
em composições clássicas, como a Tragédia Grega; encontrando,
no entanto, em Nelson Rodrigues uma abordagem coloquial que provocou
a reação da sociedade e do Estado.
A FRAGMENTAÇÃO DA NARRATIVA EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE
LISPECTOR
Autora:
Iza Maria Abadi de OLIVEIRA
Orientador: Jaime GINZBURG
Na literatura brasileira, a obra de Clarice Lispector (1925-1977)
apresenta uma nova forma de escrita literária. Desde seu romance
de estréia. Perto do coração selvagem (1943), a autora estabeleceu
um estilo de escritura que subverte os moldes tradicionais: essa
ruptura se testemunha na dimensão da linguagem. Este trabalho, de
caráter bibliográfico, tem como objeto de estudo A hora da estrela
(HE), de Clarice Lispector. Através do estudo das posições do
narrador e da personagem, demonstraremos como se compõe a fragmentação
da narrativa. Nossa hipótese é a de que a essa obra se compõe de
dois enredos: um plano com referência ao narrador (Rodrigo S.M.)
e um plano com referência à Macabéa, oscilando no foco narrativo
e fundantes da complexidade estrutural constitutiva da fragmentação
da narrativa. Esse estilo de narrativa marca a diferença entre formas
tradicionais e formas modernas de narrar, denunciando a posição
do sujeito na modernidade. Para isso, utilizaremos os seguintes
métodos de abordagem: a análise sociológica da literatura, com trabalhos
de Benjamiin e Adorno; a análise da linguagem discursiva fundamentata
em leituras de Bakhtin e Benveniste; e estudos da área da psicanálise,
com trabalhos de Freud, Lacan, Mário Eduardo Costa Pereira e Maria
Rita Khel.
IDENTIDADES: UMA VISÃO COMPARATISTA DE PRIMAVERA CON UNA ESQUINA
ROTA DE MARIO BENEDETTI E LA CANCIÓN DE NOSOTROS DE EDUARDO
GALEANO
Autora:
Neiva Maria Graziadei FERNANDES
Orientadora: Rosani Ursula Ketzer UMBACH
Este trabalho apresenta uma análise literária comparatista
sobre o processo de fragmentação da identidade dentro do contexto
repressivo latino-americano. Procurou-se ressaltar o modo como essa
fragmentação ocorre em sujeitos que estão submetidos à uma ação
autoritária, bem como as mudanças identitárias pelas quais este
sujeito passa em situações de extrema violência, como a tortura
e o exílio. Nesses termos, observa-se que as personagens de Benedetti
de Galeano encontram-se em constantes processos identitários, deparando-se
a todo o momento com a alteridade, a permanência de si e a desordem
do eu como sujeito social. O eixo norteador desse estudo, sob o
enfoque da identidade, do poder e do exílio, será a identidade vista
sobre duas variáveis: a que caracteriza a identidade como fonte
de significado e como processo de auto-construção e a que se entende
como identidade social. O suporte teórico a ser utilizado fundamenta-se
em três áreas do saber, quais sejam: a Literatura Comparada, a Psicanálise
e a Sociologia. O trabalho está dividido em 5 capítulos, tratando
respectivamente de: revisão de literatura (A Literatura Comparada;
O mal-estar na civilização; Identidades; O poder autoritário); da
análise e discussão das obras (Primavera con una esquina rota
e La canción de nosotros); das considerações finais da autora
sobre seu trabalho.
REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM CONTEXTO REPRESSOR NA FICÇÃO DE LUIZ A.
A. BRASIL: ESTUDO DE UMA PERSONAGEM
Autora:
Erudita Zachow STRUNCK
Orientador: Jaime GINZBURG
A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma leitura
do processo de construção da personagem Camila, da novela Manhã
Transfigurada, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Essa leitura
tem a finalidade de discutir a representação ficcional da participação
feminina no processo de formação social do Rio Grande do Sul, no
período enfocado na novela. O processo de construção dessa personagem
aponta para uma releitura da obra de Luiz Antonio de Assis Brasil.
A mulher, enquanto elemento reprimido e discriminado de uma sociedade
dominada por homens, contrapõe-se aos princípios morais de conduta
e bons princípios propostos para caracterização por parte das lideranças
sociais do perfil atribuído à mulher como aceitável e decente.
SÃO
BERNARDO:
ESTUDO DA PERSONAGEM PAULO HONÓRIO
Autora:
Jovana Bertoldo BARICHELLO
Orientador: Jaime GINZBURG
Este trabalho apresenta uma análise da personagem Paulo Honório
da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, enfocando não
só o seu papel na narrativa como narrador, mas também como personagem.
A obra em destaque problematiza o homem do período de trinta, considerando
a presença da ditadura militar, cujas incertezas são traduzidas
na angústia da personagem. A narrativa apresenta o drama de Paulo
Honório diante da decadência não só de sua fazenda, como também
sua decadência como indivíduo que, aos cinqüenta anos, passa a procurar
a compreensão do seu passado e, contrastando civilização e barbárie,
escreve uma obra em que narra sua vida. Como hipóteses do trabalho,
foram consideradas pelo menos duas, as quais justificariam a escrita
da narrativa: a morte de Madalena e a tentativa de humanização almejada
pela personagem. O trabalho está dividido em nove capítulos tratando
respectivamente de: considerações gerais, no qual a obra de
Ramos é retomada num todo; comentários gerais, em que se trata especificamente
de São Bernardo; retoma-se no capítulo três as obras de Ramos
confrontando Angústia, Memórias do Cárcere e Infância;
o narrador e o seu papel na narrativa São Bernardo; a personagem
Paulo Honório e seus conflitos; o tempo no qual a narrativa está
inserida; o espaço e sua importância no texto em análise; a organização
do enredo; a abordagem da violência como componente da personalidade
de Paulo Honório e, finalmente, considerações sobre a literatura
dos anos trinta, contrastando a obra O louco do Cati, de
Dyonélio Machado e a obra São Bernardo.
COM
LICENÇA (POÉTICA): A OBRA DE RENATO RUSSO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA
CULTURAL - A REPRESENTAÇÃO DO SISTEMA AUTORITÁRIO BRASILEIRO
Autora:
Juliana Beatriz KLEIN
Orientadora: Rosani U. K. UMBACH
O presente trabalho pretende ser uma contribuição a uma área
de representação artística que vem recebendo atenção por parte
de profissionais ligados à literatura. Estamos nos referindo à canção
popular. Ainda que a música possa ser entendida como um objeto além
da mídia, ou seja, que transcende preconceitos relativamente à Indústria
Cultural, encontramos no caminho de construção dessa dissertação
inúmeras dificuldades, principalmente no sentido da aceitação da
música como objeto merecedor de atenção e com qualidades específicas.
Nossa intenção, assim, constitui-se em estabelecer as diferenças
entre a "música de massa" entendida como aquela que se
destina ao entretenimento - e a música de qualidade, meio de representação
da sociedade na qual é produzida. O objetivo do trabalho é demonstrar
a importância de Renato Russo como autor da sociedade a que pertence
bem como, a partir da análise interpretativa de uma parte de sua
produção poética, demonstrar empiricamente a presença de denúncias
dos mecanismos de repressão que a sociedade brasileira apresenta.
A qualidade estética dos texto de Renato Russo, já de antemão perceptível,
será ressaltada justamente com base nas análises e isso nos permitirá
demonstrar, além da preocupação com o social apresentada pelo autor,
também a sua preocupação formal, o que o torna, nesses termos, digno
de reconhecimento.
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