Portal do Governo Brasileiro

Tornado Francisco Beltrão

Nesta segunda-feira (13), ventos com velocidade estimada em 120 km/h deixaram 19 pessoas feridas na zona rural do município do Sudoeste do Paraná


O equipamento de Cascavel, em operação há um ano e meio, ajudou o Simepar a medir a intensidade das chuvas e dos ventos. “Estimamos que a velocidade do vento que atingiu o interior de Francisco Beltrão, com mais intensidade nas comunidades rurais, tenha sido de 120 km/h”, afirma ela. A confirmação foi feita pelo Simepar por volta das 11h30. Até então, o caso estava sendo tratado como um temporal.

Pelo relato do capitão Mafra, da Defesa Civil do Paraná, o cenário na comunidade “km 8” é de destruição. “Cinco casas destruídas, animais mortos, cavalos, galinhas. Carros e caminhões retorcidos. Árvores arrancadas”, descreve o agente, que esteve na manhã desta terça-feira (14) no local. Na comunidade, 19 pessoas ficaram levemente feridas e foram levadas a hospitais da região. Equipes de bombeiros, do Exército, da Copel e da Sanepar, além da Defesa Civil e da Prefeitura de Francisco Beltrão, acompanham a ocorrência.