Author Archives: superadm

Plano de Atividades do Bolsista FIEX

Universidade Federal de Santa Maria / Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE

Departamento de  Biologia – Herbário  SMDB

 

Informatização do  herbário SMDB com software  BRAHMS.

Coordenadora: Tania Maria B. Viana

Registro no GAP CCNE : 036662

 

Plano de Atividades do Bolsista

       

1. Descrição das atividades

 

1.1.  Digitação das informações contidas nas etiquetas das exsicatas do acervo do Herbário SMDB, utilizando o software  BRAHMS.

 

1.2.  Administrar e integrar dados e imagens a partir de espécimes presente no herbário SMDB.

 

1.3. Fazer back up semanalmente  dos arquivos de  dados incluídos.

 

1.4. Transferir dados  ao  site  Specieslink (Herbário Virtual de Flora  e Fungos)

 

1.5. Participar de palestras referente ao projeto

 

1.6. Verificar  a grafia dos nomes científicos e conferir em  literaturas específicas conforme APGIII, utilizando também o meio digital principalmente o site http://www.tropicos.org/Home.aspx.

1.7. Prensagem, montagem de exsicatas, catalogação, confecção e fixação de etiquetas, organização da coleção e ordenação conforme o sistema de classificação adotado pelo herbário.

 

1.8. Atualização do banco de dados e checagem das identificações por especialistas.

 

1.9. Fazer relatório final e  apresentação  na JAI 2015

 

2. Cronograma de execução

Atividades/cronograma mai./2015 jun./2015 jul./2015 ago./2015 set./2015 out./2015 nov./2015 dez./2015
 Digitação dos dados

X

x

x

x

x

x

x

x

Correção dos nomes científicos

X

x

x

x

x

x

x

x

Inclusão no Specieslink

x

x

x

x

Prensagem e montagem de exsicatas

x

x

x

x

x

x

x

Conservação da coleção de plantas

x

x

x

x

x

x

Atualização do banco de dados

x

x

x

x

x

x

x

Apresentar o trabalho na JAI

x

Preparação de relatório FIEX

x

 

Santa Maria,  22 de abril de 2015. 

Coordenadora: Tania Maria B. Viana

Informes a comunidade

De maio a dezembro de 2013, o Herbário SMDB recebeu 425 alunos e professores em função do projeto FIEX – O herbário como fonte de conhecimentos em educação ambiental e conservação para os estudantes do ensino fundamental e médio, executado pelo bolsista Dione Dambros Raddatz e coordenado pela Benardete  de Fátima Panno, com o objetivo de manter o acervo do herbário em condições ideais para a sua conservação e perenidade, propiciando também o aumento da coleção e possibilitando que continue a oferecer atrativos à comunidade, para que conheçam a flora regional e ganhem motivação para ajudar a preservá-la.

Conforme o questionário de avaliação das visitações o resultado obtido foi positivo, ao passo que foi possível apresentar exemplos da biodiversidade vegetal que possam estar vinculados aos conhecimentos trazidos pela comunidade atendida, enfatizando a importância do herbário na representação da flora regional, além sensibilizar e mobilizar a comunidade alvo no sentido de buscarem aprofundar os conhecimentos sobre a biodiversidade vegetal, demonstrando a importância do herbário como fonte de dados para atingirem esse objetivo.

O Herbário SMDB agradece a todas as escolas visitantes e os convida a retornarem em outra oportunidade.

Estaremos sempre de portas abertas para receber toda a comunidade e pretendemos continuar contribuindo com o conhecimento comunitário sobre os componentes da biodiversidade regional.

Informatização do acervo

A partir de 2013 o acervo do  herbário está sendo informatizado pela  técnica em laboratório/Bio.  Tania Maria B. Viana e o bolsista  PRAE Moisés Henrique Mastella, para isso está sendo usado o software BRAHMS.

Até  nesta data (22/12/2014) foram incluídas  3961 espécimes  no specieslink (Herbário Virtual da Flora  e Fungos).

Nota de falecimento

“No  dia 9 de janeiro de 2014, faleceu nosso colega e grande mestre, Prof. Ronaldo Adelfo Wasum, Biólogo, Professor de Botânica, Museólogo, Curador do Herbário de Caxias do Sul, Diretor do Jardim Botânico de Caxias do Sul. É com grande tristeza que nos despedimos desta pessoa de grande cultura, mas de muita humildade e simplicidade. Um professor com uma didática excelente, um palestrante e conferencista que prendia a todos e nos deixava boquiabertos com seu imenso conhecimento sobre biologia e também sobre a história da ciência e da vida dos cientistas. Não há como fugir desse ciclo da vida, nascer, crescer, envelhecer e morrer; entretanto, o Professor Ronaldo nasceu, cresceu, aprendeu, ensinou, compartilhou e partiu cedo demais. Ainda precisávamos muito do Professor Ronaldo junto de nós para nos orientar e compartilhar sua grande cultura e experiência profissional. Infelizmente temos que nos consolar. Acredito que agora esteja em algum lugar lá no imenso museu de ciências que existe no céu, conversando com Martius, Linnaeus e Saint-Hilaire, ou talvez fazendo uma excursão com Rambo, Reitz, Schultz e Klein. Por aqui ficam o Herbário de Caxias e o Jardim Botânico, para que nós possamos nos lembrar dele e saber que ainda está vivo em cada Cactus conservado no Jardim ou em cada exsicata do Herbário.”     Renato Aquino Záchia  – Curador do Herbário SMDB – UFSM.

Ronaldo Adelfo Wasum