Sobre a Coleção HiperS@beres

Política Editorial

HiperS@beres constitui-se em uma Coleção Seriada de Livros Digitais e vem a atender uma demanda própria do  ciberespaço e das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, no tocante à produção do conhecimento. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria, a série digital visa a reunir artigos nas Línguas Portuguesa, Espanhola, Francesa ou Inglesa; resenhas e traduções atreladas a pesquisas em andamento na Área de Letras – Estudos Literários e Estudos Linguísticos, no âmbito das Linhas de Pesquisa do PPGL e mediante acordos de cooperação acadêmica.

São incentivadas as contribuições ‘em processo’, próprias de saberes em constituição no cenário da pós-graduação, pleno em movimentos, retomadas e retificações.

Buscando contemplar esse processo volátil, a coleção HiperS@beres objetiva trazer para o espaço digital contribuições com tais características, colocando no centro das discussões as linguagens em seus multimeios, configurando assim sua ‘linha editorial’, ou seja, uma publicação digital interativa, mediante linkagens que estabelecem diálogos entre diferentes mídias, saberes, sujeitos, lugares do mundo.

Cabe salientar que tal política concebe o processo de tecnologização dos saberes de modo histórico, portanto, tecnologia, nessa perspectiva, abarca as múltiplas formas de escrita, os instrumentos didáticos, textos raros e contemporâneos, sons, imagens etc., isto é, a linguagem em suas inúmeras possibilidades de significação.

Pareceristas ad hoc

Cada submissão será analisada por dois pareceristas da Linha de Pesquisa (PPGL) organizadora do número/volume, com base nos critérios de avaliação elencados na ficha de avaliação elaborada pelo Corpo Editorial.

Em razão de ser uma publicação que visa à difusão de pesquisas em andamento e de livre acesso online:

a) Os autores possuem os respectivos direitos autorais (copyright).

b) Os autores são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos.

Normas para Publicação 

Política de natureza interna e extensiva a Acordos de Cooperação Acadêmica 

As publicações serão organizadas em sua totalidade, inclusive em termos de viabilização de recursos para publicação, pelas Linhas de Pesquisa do PPGL, conforme demanda. É necessário que pelo menos um professor do PPGL esteja entre os organizadores.

É desejável que haja ao menos uma contribuição externa (conforme normatizado) em cada livro.

A Série é destinada a alunos e professores do PPGL (na proporção de 3 (alunos) para 1 (professor), e alunos e professores de outras IES (exclusivamente mediante acordos de cooperação acadêmica e vínculos de pesquisa – GRPESqs, na mesma proporção).

Cada artigo/capítulo deverá conter no mínimo 10 páginas e, para compor um livro são necessários pelo menos 07 artigos contendo de 10 a 20 páginas, seguindo as normas da ABNT.

Os artigos deverão contemplar as linguagens em seus multimeios, atendendo à linha editorial e passarão por uma pré-análise do Comitê Editorial antes de serem encaminhados aos pareceristas. 

Orientações gerais de formatação:

As referências bibliográficas devem obedecer ao seguinte padrão: sobrenome do autor, nome do autor, ano da publicação, título da obra em itálico, local da publicação e editora.

A fonte a ser utilizada deve ser Times New Roman, tamanho 12, para o corpo do texto, tamanho 10, para notas de rodapé. Todas as margens devem ser de 2,5cm. O recuo do parágrafo da primeira linha de 1,25cm e o espaçamento entre linhas de 1,5cm.

Citações com até 03 linhas, no corpo do texto (nome do autor em minúsculas)  e maiores, em bloco com recuo de 4cm, seguidas da indicação de autoria entre parênteses (AUTOR, ano, p. 00).

O autor deve incluir ao final do artigo todas as referências bibliográficas citadas.

Cada autor poderá submeter apenas uma contribuição por volume/número.

Cada imagem, vídeo etc. devem vir acompanhadas rigorosamente das fontes.

As normas para publicação devem ser estritamente seguidas. 

As resenhas (em Língua Portuguesa) devem ser de obras (livros) recentes (até 04 anos desde a primeira edição).

As resenhas devem ser originais e terem entre 04 a 06 páginas com espaçamento de 1,5cm entre linhas, margens de 2,5cm (formato de página A4) e fonte Times New Roman 12. Devem apresentar de modo sucinto a obra, destacando seus pontos principais.

As resenhas devem ser enviadas em Língua Portuguesa, contendo o título (e subtítulo, se houver) da obra, nome do autor, local de publicação, editora e ano de publicação/edição, assim como conter os dados do resenhador (formação e vínculo institucional).

As traduções de textos ou capítulos de obras (em Língua Portuguesa) devem vir acompanhadas de autorização expressa do autor (o texto deve seguir a mesma formatação de resenhas).

Os textos de resenhas e de traduções serão submetidos aos critérios de avaliação dos artigos, conforme pertinência (vide ficha de avaliação - .doc).