Coleção HiperS@beres – Volume I
Discursos de popularização da ciência
Désirée Motta-Roth
Maria Eduarda Giering
(Orgs.)
Apresentação
Discursos de popularização da ciência
Désirée Motta-Roth (UFSM)
Maria Eduarda Giering (UNISINOS)
Parte I – Capítulos sobre popularização da ciência
1. A organização retórica do artigo de divulgação científica midiático: a relação de Elaboração e os contextos científico e midiático
Maria Helena Albé (UNISINOS)
Maria Eduarda Giering (UNISINOS)
Paula Elise Päetzhold (UNISINOS)
Tatiane Kaspari (UNISINOS)
Valquíria Müller (UNISINOS)
2. As estratégias de contextualização e captação no texto midiático de divulgação científica: as relações de Fundo, Circunstância e Preparação no projeto ORTDC
Juliana Thiesen Fuchs (UNISINOS)
3. A relação de comentário como escolha estratégica em textos midiáticos de divulgação científica
Juliana Thiesen Fuchs (UNISINOS)
Juliana Alles de Camargo de Souza (UNISINOS)
Maria Eduarda Giering (UNISINOS)
4. A representação dos atores sociais e o processo de reformulação em notícia de popularização científica
Liane Beatriz Gerhardt (UFSM)
5. Artigos de divulgação científica midiáticos para jovens e o fazer-sentir
Maria Eduarda Giering (UNISINOS)
6. Movimentos e passos retóricos canônicos em notícias de popularização da ciência da revista Ciência Hoje online
Cristina dos Santos Lovato (UFSM)
7. O jogo de vozes em notícias de popularização da ciência
Patrícia Marcuzzo (UFSM)
8. Análise de gêneros de popularização da ciência na mídia jornalística local, estadual e regional
Tânia Maria Moreira (UFSM e E.E.E.M. Profª. Maria Rocha)
9. Popularização da ciência como prática social e discursiva
Désirée Motta-Roth (UFSM)
10. Metáforas lexicais da popularização científica: um estudo das metáforas em orações principais e projetadas em notícias do BBC News International
Rogéria Lourenço dos Santos (UFSM)
11. Organização retórica do gênero notícia de popularização da ciência
Anelise Scotti Scherer (UFSM)
Sofia Uberti Yamin (UFSM)
Désirée Motta-Roth (UFSM)
12. Coocorrência de modos metafóricos de expressão e movimentos retóricos em notícias de popularização da ciência
Eliseu Alves da Silva (UFSM)
13. Do discurso ao texto (e vice-versa) no infográfico: a divulgação científica midiática, a multimodalidade e a narratividade
Juliana Alles de Camargo de Souza (UNISINOS)
Parte II – Capítulos sobre letramento e formação de professor
14. Tem que escrever?! Para quê?!: representações sociais da escrita em professores e alunos do ensino médio
Angela Medeiros de Assis Brasil (UFSM e E.E.E.M XV de Novembro)
15. Ensino de redação na escola - a prática de ensino de português no Brasil
Angela Medeiros de Assis Brasil (UFSM e E.E.E.M XV de Novembro)
16. A teoria holística da atividade como alternativa para o trabalho do acadêmico em formação
Andressa Cerezer (UFSM)
Fabrícia Cavichioli Braida (UFSM)
Liara Josiane Rodrigues de Lima (UFSM)
17. O que os professores fariam se petróleo estivesse no fundo do mar?
Paulo Coimbra Guedes (UFRGS)
18. Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no Brasil nos últimos 10 anos
Tânia Maria Moreira (UFSM e E.E.E.M. Profª. Maria Rocha)
19. Relato de experiência sobre o ensino da língua inglesa no 9º semestre de letras da URI Santiago – leituras e releituras na perspectiva da Análise Crítica do Discurso (ACD)
Lígia Pinto Rosso (URI-Santiago)
20. Análise das expressões estereotipadas utilizadas no processo da escrita pelos alunos de espanhol língua estrangeira
Caroline Mitidieri Selvero (UFSM)
21. O ensino-aprendizagem de língua inglesa, no ensino médio, após dez anos dos PCNs
Rosangela Segala de Souza (E.E.E.M. Manoel Ribas)
Parte III – Apresentações de power-point em eventos