Portal do Governo Brasileiro

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

 

Obtenha a versão PDF deste EDITAL

 

           As Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa, de Extensão e de Graduação tornam público o presente EDITAL para cientificar a comunidade em geral das normas e procedimentos que nortearão a realização da 32ª Jornada Acadêmica Integrada dessa Universidade Federal de Santa Maria.

 

1) DO EVENTO

   

         A 32ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria é evento integrante do calendário oficial desta Universidade e busca estimular a iniciação dos alunos no meio acadêmico, promover a troca de experiências entre estes alunos, divulgar seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e assegurar o reconhecimento institucional destas ações.

 

2) DA METODOLOGIA

 

A 32ª Jornada Acadêmica Integrada acontece entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017. O evento é composto de sub-eventos: O 32º Salão de Iniciação Científica, o 10º Fórum Extensão Conta, a 9ª Mostra de Ensino, o 8º Salão de Pós-Graduação e a 1ª JAI Externos. A programação do evento prevê apresentações artísticas, apresentações de trabalhos em pôster e de forma oral, e outras atividades propostas pelas unidades de ensino da UFSM sob a forma de “Eventos Satélites”, os quais possuirão registro e certificação específicos.

 

 2.1) Dos módulos temáticos.

 

As apresentações de trabalhos serão divididas em módulos temáticos. Cada turno (matutino, vespertino ou noturno) de apresentação de trabalhos inicia com a apresentação e avaliação dos trabalhos em modo pôster. Logo após acontecem palestras convidadas de 30 (trinta) minutos, proferidas por professor externo ou da própria UFSM; em seguida têm início os módulos temáticos com as apresentações orais. Em cada um dos módulos serão apresentados 5 (cinco) trabalhos na forma oral em até 15 minutos. Todos os trabalhos apresentados em modo pôster estarão associados a um módulo temático, sendo a tarefa de avaliação destes trabalhos designado a um professor capacitado, a ser especificado pela organização do evento. A construção dos módulos levará em conta a opção do aluno no momento da inscrição, independente do sub-evento em que o trabalho foi inscrito. Os trabalhos em cada pôster deverão ser avaliados em até duas horas. Cada turno de trabalhos será composto de 10 (dez) módulos temáticos aproximadamente.

  

          2.2) Das definições do tipo de apresentação – Oral ou banner.

          

          Ao realizar a inscrição o aluno poderá escolher a forma de apresentação, se oral ou banner, porém, caberá à organização do evento esta definição, de acordo com as demandas de cada módulo. (Vide 6.1.7)

 

3) DO LOCAL

 

A 32ª JAI acontece no Centro de Convenções da UFSM. Os módulos orais terão local específico, a ser divulgado oportunamente.

           As apresentações acontecerão em dois turnos distintos: Manhã: 08:00 às 12:00 e Tarde: 13:00 às 17:00, exceto na segunda-feira, quando não há turno matutino por conta da cerimônia de abertura. Na quarta-feira ocorre ainda um turno noturno das 18:00 às 22:00 horas. O dia e o horário de cada uma das apresentações estará disponível no sítio virtual do evento (www.ufsm.br/jai).

          As demais atividades ocorrerão nas dependências das Unidades de Ensino da UFSM, de acordo com programação específica a ser oportunamente divulgada.

 

4) CRONOGRAMA

 

Atividade

Período

Inscrições de trabalhos

1º de junho até as 17:00hs. do dia 25 de agosto de 2017

Inscrições de ouvintes

1º de junho até as 17:00hs. do dia 28 de setembro de 2017

Pagamento da inscrição de trabalhos (externos)

Até dia 28 de agosto de 2017 (GRU - Pagar exclusivamente no Banco do Brasil).

Pagamento da inscrição de ouvintes

Até dia 29 de setembro de 2017 (GRU - Pagar exclusivamente no Banco do Brasil).

Seleção de trabalhos

29 de agosto até as 17:00hs. do dia 11 de setembro de 2017

Divulgação da seleção de trabalhos

14 de setembro de 2017

Revisão dos trabalhos pelos autores

Do dia 14 até as 17:00hs. do dia 18 de setembro de 2017

Seleção Final dos trabalhos revisados

21 a 25 de setembro de 2017

Divulgação dos módulos (oral/painel/artístico)

02 de outubro de 2017

32ª Jornada Acadêmica Integrada

De 23 a 27 de outubro de 2017

 

5) DOS TRABALHOS

 

Os alunos bolsistas dos programas de iniciação científica e iniciação tecnológica PIBIC/CNPq; PIBIC-EM/CNPq; PIBITI/CNPq; PROBIC/FAPERGS e PROBITI/FAPERGS, do período 2016/17, que mantiverem vínculo acadêmico com a UFSM no segundo semestre de 2017 e que não estiverem participando de programa de bolsas no exterior deverão apresentar trabalhos na 32ª Jornada Acadêmica Integrada, podendo inscrever-se no 32º Salão de Iniciação Científica, ou no 8º Salão de Pós-Graduação (se pós-graduando).

          Os alunos bolsistas dos programas PIBID e PROLICEN, da Pró-Reitoria de Graduação e FIEX e PROEXT (um bolsista por programa/projeto), da Pró-Reitoria de Extensão, permanecem com a obrigatoriedade da inscrição e apresentação de trabalhos, respectivamente, na 9ª Mostra de Ensino e no 10º Fórum Extensão Conta.

           Os trabalhos admitidos para apresentação na 32ª Jornada Acadêmica Integrada deverão apresentar resultados, finais ou parciais, com direito a certificado para autor, orientador e co-autor do trabalho e divulgação nos anais virtuais do evento.

 

6) DAS INSCRIÇÕES

 

A 32ª Jornada Acadêmica Integrada recebe inscrições em duas modalidades, independentes uma da outra:

 

           6.1) Apresentador/Autor de Trabalho:

 

A inscrição com trabalhos é realizada no sítio virtual do evento (www.ufsm.br/jai), conforme cronograma (item 4 deste Edital).

 

Autorizações para os tipos de vínculos:

 

           6.1.1) Trabalhos Inscritos do Salão de Iniciação Científica e na Mostra de Ensino:

 

Apresentador/Autor = Aluno Graduação/UFSM, Aluno Ensino Médio/UFSM.

           Orientador = Docente/UFSM, Docente/Externo

           Co-autor = Sem restrições.

 

            6.1.2 ) Trabalhos Inscritos no Salão de Pós-Graduação:

            Apresentador/Autor = Aluno Pós-Graduação/UFSM

            Orientador = Docente/UFSM, Docente/Externo

            Co-autor = Sem restrições.

 

            6.1.3 ) Trabalhos Inscritos no Fórum Extensão Conta:

            Apresentador/Autor = Aluno Graduação/UFSM, Aluno Pós-Graduação/UFSM, Aluno Ensino Médio/UFSM.

            Orientador = Docente/UFSM, Docente/Externo, TAE

            Co-autor = Sem restrições.

 

            6.1.4 ) Trabalhos Inscritos na JAI Externos:

            Apresentador/Autor = Externo

            Orientador = Docente/Externo, Docente/UFSM

            Co-Autor = Sem restrições

 

Os trabalhos inscritos na JAI Externos admitirão apresentadores/autores que sejam alunos de graduação ou de pós-graduação de outras Instituições de Ensino Superior, mediante pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais). Este pagamento será realizado através de Guia de Recolhimento à União (GRU), documento pago exclusivamente em agências do Banco do Brasil S/A. O indeferimento/rejeição do trabalho não implica em restituição do valor pago.

 

           6.1.5) Todos os alunos da UFSM, inscritos na 32ª Jornada Acadêmica Integrada são isentos de pagamento de taxa de inscrição.

 

           6.1.6) Cada inscrito poderá apresentar apenas um trabalho por sub-evento.

 

           6.1.7) Normas para o envio dos trabalhos

 

 A JAI admite os seguintes limites para a composição da equipe de trabalho:

 

Apresentador/Autor – 1 (um)

Orientador – 1 (um)

Co-autor – 5 (cinco)

 

O resumo deverá ser submetido no formato PDF.

            O modelo de resumo e as instruções de preenchimento podem ser encontradas nos endereços abaixo:

 

            http://prpgp.ufsm.br/iniciacao-cientifica/jai

            http://w3.ufsm.br/jai/index.php/informacoes/normas-para-resumos

 

No momento da inscrição o aluno poderá indicar sua preferência por apresentação oral (comunicação de 15 minutos) ou painel (apresentação em banner), mas caberá à Comissão Organizadora, respeitando as limitações de espaço físico e cronograma, definir a forma de apresentação.

            Os inscritos deverão consultar a forma de apresentação definida pela Comissão quando da Divulgação dos Módulos, em 02 de outubro, não cabendo contestação.

            Os alunos da UFSM, inscritos nos módulos Dança, Artes Cênicas ou Música ao optar pelo modo ORAL de apresentação, “poderão” ter sua apresentação selecionada para apresentação prática (7 minutos).

 

          Substituição de Apresentadores:

           Os alunos inscritos na 32ª JAI que estiverem impedidos de apresentar o trabalho nas datas do evento poderão indicar um substituto.

           Esta substituição será realizada através do Formulário de Substituição de Apresentadores 2017, disponíveis em www.ufsm.br/jai, menu Informações Gerais, Troca de Apresentador.

            Alunos da UFSM devem entregar este documento na CIC/PRPGP - Sala 709 – 7º andar - Reitoria entre 30 de outubro e 8 de novembro de 2017.

        Alunos externos poderão postar, em correio convencional, para “32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA – CIC/PRPGP – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – CAMPUS UNIVERSITÁRIO – 97105-900 – SANTA MARIA – RS” (data limite para postagem 06/11/2017), ou entregar na CIC/PRPGP  entre 30 de outubro e 8 de novembro de 2017.

 

           6.2) Participante Ouvinte

 

            A inscrição como ouvinte é realizada no sítio virtual do evento (www.ufsm.br/jai), conforme cronograma (item 4 deste Edital).

           Será cobrada uma taxa de R$ 5,00 de cada participante ouvinte, (interno ou externo) a qual deverá ser paga até 29 de setembro de 2017 e que assegura o direito a certificado quando da comprovação de frequência mínima de 50%.

            As inscrições como apresentador de trabalho e/ou como ouvintes são independentes.

  

7) DO PRÊMIO 40 MELHORES

  

    O Prêmio 40 Melhores contempla os 40 (quarenta) melhores apresentadores de trabalhos do Salão de Iniciação Científica da Jornada Acadêmica Integrada com certificação especial e premiação.

       Este prêmio está classificado na modalidade licitatória Concurso, e regulamentado por Resolução específica.

 

Santa Maria - RS, maio de 2017.