Portal do Governo Brasileiro

Sobre o Evento

Este encontro científico objetiva a reflexão, o debate e a atualização de temas centrais da Educação Física a partir das contribuições da Praxiologia Motriz, oferecendo um espaço onde a comunidade acadêmica da área e todos os especialistas interessados nas práticas corporais, nos jogos e nos esportes, poderão compartilhar conhecimentos científicos com os grandes referentes nacionais e internacionais da área.

Espera-se que a realização do evento proposto:

a) Favoreça e desenvolva novas ações que consolidem áreas e grupos de investigação da América Latina que trabalham sobre diferentes temáticas ligadas as práticas motrizes, aos jogos e aos esportes, com especial atenção ao desenvolvimento de linhas vinculadas à teoria da ação motriz.

b) Contribua para a difusão desse novo enfoque disciplinar para a transformação da Educação Física na América Latina.

c) Facilite os intercâmbios acadêmicos entre investigadores das diferentes universidades participantes, assim como a cooperação entre projetos de pesquisa em andamento na América Latina.

d) Incentive novas publicações que permitam maior divulgação dos estudos e investigações realizadas na América Latina.

e) Promova a compreensão e valorização das práticas motrizes próprias dos povos originários, dos jogos tradicionais e folclóricos, em particular, realizando análise de sua estrutura interna e de sua lógica externa, carregada de significações típicas.

f) Estimule a criação de um espaço para a reflexão e análise do universo das práticas motrizes, cujas conclusões possam ser aplicadas na formulação de políticas públicas de programas de educação física escolar e não escolar no Brasil e América Latina, incidindo, particularmente, na melhoria e na atualização desses programas.

g) Contribua para a capacitação e atualização de licenciados e professores que encontram seu âmbito de incumbência na Educação Física escolar e não escolar (o qual se efetuará através do desenvolvimento de minicursos teórico-práticos que estarão articulados com as sessões científicas).

h) Sirva como ponto de ligação e continuidade entre os Seminários já realizados e os futuros, gerando uma nova sinergia na qual se incorporem de maneira efetiva produções acadêmicas geradas no Brasil e em outros países latino-americanos.

Assim, o Grupo de Estudos Praxiológicos (GEP – Brasil), com o apoio da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM), realizarão o “III Seminário Latino-americano de Praxiologia Motriz” e “III Seminário Brasileiro de Praxiologia Motriz”. Para dar continuidade às discussões desenvolvidas em edições anteriores, no ano de 2015, propomos debater a seguinte temática: Praxiologia Motriz: Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática na Educação Física. Pretende-se, com isso, debater as contribuições do conhecimento praxiológico no processo de organização do trabalho pedagógico e da didática no âmbito da Educação Física.