APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

LOCAL: Mini auditório do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM

TEMA: PEDAGOGIA DAS CONDUTAS MOTRIZES; DIDÁTICA

1) Nome do trabalho: PEDAGOGÍA DE LAS CONDUCTAS ECOMOTRICES

PEDAGOGIA DAS CONDUTAS ECOMOTRIZES.

Autores: JUAN PEDRO RODRÍGUEZ RIBAS (videoconferência).

2) Nome do trabalho: CONFIGURACIONES DE LA SUBJETIVIDAD CORPORAL A LA LUZ DE LAS CONDUCTAS MOTRICES: APROXIMACIONES/PROLONGACIONES DESDE LA PRAXIOLOGIA MOTRIZ

Autores: FERNANDO CAMPOS POLO.

3) Nome do trabalho: DIDÁCTICA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ENSEÑANZA DEL DEPORTE, ESTILOS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO.

Autores: PABLO GUSTAVO SCHIAVONE.

4) Nome do trabalho: PRAXIOLOGIA MOTRIZ – EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PEDAGOGIA DAS CONDUTAS MOTRIZES.

Autores: Silvester Franchi; Pablo Aires Araujo; Pere Lavega.

5) Nome do trabalho: REFLEXÕES PRAXIOLÓGICAS INICIAS SOBRE O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.

Autores:RODRIGO GONÇALVES VIEIRA MARQUES; LÍLIAN APARECIDA FERREIRA; GLAUCO NUNES SOUTO RAMOS; IGOR MALIOSQUI RINALDI; ISABELLA BLANCHE GONÇALVES BRASIL.

LOCAL: Sala 1058 do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

TEMA: JOGOS TRADICIONAIS, ESPORTES E A ETNOMOTRICIDADE

1) Nome do trabalho: APRENDIZAGEM DE JOGOS TRADICIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE PRAXIOLÓGICA E EXISTENCIAL.

Autores: RODRIGO WANDERLEY DE SOUSA CRUZ; LEYS EDUARDO DOS SANTOS SOARES; GEORGE DE PAIVA FARIAS; PIERRE NORMANDO GOMES-DA-SILVA.

2) Nome do trabalho: JOGOS TRADICIONAIS, LÓGICA INTERNA E CONTEXTO CULTURAL.

Autores: THAIANE BONALDO DO NASCIMENTO; SILVESTER FRANCHI; DIEGO LUIS SAUER; TAISE MOTTA RENSCH DA SILVA; ELIZARA CAROLINA MARIN.

3) Nome do trabalho:METODOLOGIA DO ENSINO DA CAPOEIRA: UM DIÁLOGO COM A PRAXIOLOGIA MOTRIZ.

Autores: PAULO ROGERIO BARBOSA DO NASCIMENTO; TIAGO FERNANDO VARGAS MÜLER.

4) Nome do trabalho: O JOGO DA BOCHA NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO A PARTIR DA SUA LÓGICA EXTERNA.

Autores: FERNANDA STEIN; ELIZARA CAROLINA MARIN.

5) Nome do trabalho: OS JOGOS OLÍMPICOS SOB A ÓTICA DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ.

Autores: LEONARDO MACHADO DA SILVA; CESAR VIEIRA MARQUES FILHO; SABRINE DAMIAN DA SILVA.

LOCAL: Sala 2040 do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

TEMA: ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS (COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO)

1) Nome do trabalho: AS INTERAÇÕES ENTRE OS PARTICIPANTES DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA DIMENSÃO AFETIVA DA CONDUTA MOTRIZ.

Autores: RAQUEL VALENTE DE OLIVEIRA.

2) Nome do trabalho: OS CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO E CONTRACOMUNICAÇÃO NA AÇÃO MOTRIZ DE LEVANTAMENTO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.

Autores: FELIPE MENEZES FAGUNDES.

3) Nome do trabalho: UMA NOVA PRESPECTIVA PARA OS ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores:DAINAN LANES DE SOUZA; JOÃO FRANCISCO MAGNO RIBAS.

4) Nome do trabalho:   IDENTIFICACIÓN DE VIOLENCIA EN LAS PRÁCTICAS FISICAS DE COOPERACIÓN Y OPOSICIÓN: “ESCALADA DE VIOLENCIA” Y “ACCIÓN PREDATORIA”.

Autores:ANDREW WHEELER.

Local: Sala 2041 do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

TEMA: FORMAÇÃO INICIAL E PESQUISA

1) Nome do trabalho: LA INCORPORACIÓN DE LA TEORIA PRAXIOLOGICA EN LA FACULTAD DE EDUCACION FISICA DE LA UNT.

Autores: Jenks Zulma Liliana.

2) Nome do trabalho:ALGUNAS LÍNEAS POSIBLES PARA LA INVESTIGACIÓN DE LA LÓGICA INTERNA DE LAS PRÁCTICAS CORPORALES DESDE LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA.

Autores:JORGE RICARDO SARAVÍ.

3) Nome do trabalho:  PRAXIOLOGÍA MOTRIZ: UM A PROPOSTA DE MATÉRIA / ASSUNTO PARA A FORMAÇÃO DO GRAU/LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores:JOSÉ HERNÁNDEZ MORENO; JUAN PEDRO R. RIBAS.

4) Nome do trabalho:   FORMACIÓN DOCENTE Y PRAXIOLOGÍA MOTRIZ. UNA EXPERIENCIA EN EL PROFESORADO UNIVERSITARIO DE EDUCACIÓN FÍSICA DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA.

Autores:JOSÉ FOTIA; JORGE SARAVÍ; MÓNICA GHE; MARÍA EUGENIA DOMÍNGUEZ.

Local: Sala 3025 do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

TEMA: EMOÇÕES; EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

1) Nome do trabalho: EDUCAÇÃO FÍSICA E AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ PARA A INCLUSÃO ESPORTIVA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).

Autores: ANDRÉ LISANDRO SCHLIEMANN; JOSÉ JÚLIO GAVIÃO DE ALMEIDA.

2) Nome do trabalho:   ¿QUÉ TIPOS DE INTERACCIONES SE PRODUCEN EN EL FÚTBOL PARA CIEGOS Y DE QUÉ MODO?

Autor:MARELLI MARTIN.

3) Nome do trabalho:TRANSFORMAR CONFLICTOS MOTORES Y EDUCAR LAS EMOCIONES EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA.

Autores:UNAI SÁEZ DE OCÁRIZ; PERE LAVEGA; JORGE SERNA; Y ANTONI COSTES.

4) Nome do trabalho:    LAS EMOCIONES QUE APARECEN EN SUJETOS QUE PRACTICAN DEPORTES PSICOMOTRICES: LA NATACIÓN.

Autores:MARÍA EUGENIA DOMÍNGUEZ; CAROLINA FABIANA PIÑEYRO; MÓNICA ISABEL GHE.