Meteorologia por definição

A Meteorologia é a ciência que estuda os processos físicos que governam o comportamento da atmosfera e as interações entre os fenômenos atmosféricos e a superfície da Terra. O objetivo principal da Meteorologia é explorar o conhecimento a respeito dos fenômenos atmosféricos e aplicá-lo para a previsão de tempo e clima. Para isto a Meteorologia emprega as equações clássicas da Física e ferramentas matemáticas e computacionais para representar de uma maneira objetiva a estrutura e o movimento da atmosfera.

As principais disciplinas da Meteorologia são: Dinâmica da Atmosfera, Termodinâmica da Atmosfera, Física do Clima, Climatologia e Meio Ambiente, Química da Atmosfera, Previsão do Tempo, Computação Aplicada à Meteorologia, Agrometeorologia, Interação Superfície-Atmosfera, Sistemas de Observação Meteorológica e Hidrometeorologia.

Aplicação

A Meteorologia é uma ciência bastante aplicada. Diversos setores importantes das atividades humanas necessitam das informações sobre o tempo e o clima, podendo-se citar: defesa civil; agricultura; aviação e navegação (civil e militar); setor energético e de gerenciamento de recursos hídricos; estudos de impacto ambiental e controle de poluentes; planejamento comercial e econômico; setor de seguros; e apoio à organização de atividades de turismo, esporte e de espetáculos. Além disto, as pesquisas científicas realizadas em Meteorologia são de grande valor para a sociedade tanto no que diz respeito à redução dos desastres naturais de origem atmosférica quanto no planejamento ambiental e sócio-econômico a curto, médio e longo prazos.