Portal do Governo Brasileiro

O Núcleo de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas (MPVP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dispõe de infraestrutura de espaço físico e de equipamentos, adquiridos com recursos financeiros oriundos de projetos de desenvolvimento científico e tecnológico, para dar suporte as atividades de ensino, pesquisa e inovação e para melhor qualificar os recursos humanos.

No Núcleo de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas são realizadas pesquisas científicas e tecnológicas e de desenvolvimento de tecnologias, produtos ou processos, em conformidade com a Lei 13.243/2016. Os recursos financeiros necessários para a manutenção e ampliação da infraestrutura e para a condução das pesquisas são captados a partir de projetos aprovados por Instituições Públicas, como CNPq, CAPES, FINEP e FAPERGS, e como resultado de Acordos de Parceria com Empresas Privadas.

As pesquisas científicas e tecnológicas realizadas no MPVP são em genética e melhoramento e em propagação vegetativa de plantas. As atividades de pesquisa inicialmente se concentraram em genética e melhoramento de batata, devido ao treinamento e a possibilidade de financiamento junto a instituições públicas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e a consolidação do grupo de pesquisa em Genética e Melhoramento de Batata. Como consequência, os principais projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, incluindo o de pesquisador do CNPq, são com a cultura da batata.

A ampliação e modernização da infraestrutura para a pesquisa científica e tecnológica e para o treinamento de recursos humanos possibilitou desenvolver tecnologias inovadoras em propagação vegetativa de espécies anuais e perenes. A consolidação da pesquisa e a utilização de técnicas de produção massal de mudas criou as condições necessárias para o desenvolvimento de métodos e estratégias de melhoramento genético para a propagação vegetativa dessas espécies. O melhoramento para a propagação vegetativa atualmente direciona todas as ações de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico do Núcleo de Melhoramento e Propagação Vegetativa da Universidade Federal de Santa Maria.

 

 

 


Main Menu

Main Menu