Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Química de Heterociclos

NÚCLEO DE QUÍMICA DE HETEROCICLOS (NUQUIMHE)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

marcos.nuquimhe@gmail.com (55) 3220 8756 Prédio:15A
Notícias nuquimhe
Defesas de Doutorado 2020.1
O NUQUIMHE parabeniza os alunos que realizaram as defesas de Doutorado no primeiro semestre do ano de 2020, e estende as felicitações aos seus orientadores pelo trabalho concluído.   Aluno: Bruna Luiza Kuhn Tese intitulada: Propriedades Termofísicas e…
09/07/2020 – 17:06
EVENTOS DO PROJETO CAPES/PRINT NANOMATERIAIS (2019)
I Evento CapesPrInt Nanomateriais   Visita do Professor Carlos Afonso (Universidade de Lisboa – Portugal)   Durante os dias 15 e 28 de novembro a instituição recebeu a visita do…
06/04/2020 – 00:51
Seminário: “Identification, data collect, solution and refinement of organic twinned crystal structures”
O grupo NUQUIMHE convida a todos para assistirem o seminário do aluno de doutorado Fellipe Freire dos Santos de Farias, orientado pelo Prof. Dr. Marcos Antonio Pinto Martins.    …
12/03/2020 – 14:09
Defesas de Mestrado 2020.1
O Grupo NUQUIMHE parabeniza os alunos que realizaram a defesa de suas teses de mestrado no primeiro semestre de 2020, estendendo também as felicitações aos seus respectivos orientadores.  No dia…
04/03/2020 – 12:54
Seminário do professor Silvestre Grzibowski
Nesta sexta-feira (04/10/2019), prosseguindo com nossos seminários semanais, teremos a apresentação do Professor Silvestre Grzibowski, do Departamento de Filosofia, com o seminário intitulado: “Uma abordagem do ser do ego a partir da…
04/10/2019 – 11:34
Seminário: “A jornada da Ciência e o papel do Pesquisador”
Dando prosseguimento aos seminários dos pesquisadores do NUQUIMHE, envolvidos no projeto CAPES/PrInt, teremos no dia de hoje (13/09/2019) a apresentação do pesquisador Marcos A. P. Martins. O seminário está intitulado:…
13/09/2019 – 14:52

Apresentação

Histórico

NUQUIMHE, Núcleo de Química de Heterociclos está localizado no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul – Brasil) e é composto por 4 professores pesquisadores e aproximadamente 50 estudantes (Pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica).

O NUQUIMHE foi formado em 1990, após estágios de pós-doutorado de Marcos A. P. Martins e Nilo Zanatta, nas áreas de Química de Heterociclos e RMN Multi-Nuclear, na Universitat Stuttgart e na Bruker (Karlsruhe) Alemanha, respectivamente.

Em 1993, foi incorporado ao NUQUIMHE Hélio G. Bonacorso, após seu doutorado na Alemanha (Universitat Stuttgart) na área de Química de Heterociclos.

Em 1995, era implementada a infraestrutura de análise de compostos orgânicos, através de financiamento junto a FINEP/PADCT e da GTZ/Alemanha, de dois equipamentos de RMN Multinuclear, de 400 MHz (1H) e de 200 MHz (1H).

Assim, o grupo estava estabelecido, e representado com o seguinte logotipo:

Em 2009, foi incorporada ao NUQUIMHE Clarissa Piccinin Frizzo, após seu doutorado na Universidade Federal de Santa Maria.

Após 25 anos de funcionamento, o NUQUIMHE produziu mais de 300 publicações, reviews (3 Chemical Reviews) e diversos capítulos de livro. Na formação de recursos humanos, já graduou mais de 120 alunos, entre mestres e doutores.

Os principais interesses do grupo de pesquisa estão centrados na química de heterociclos com ênfase especial no desenvolvimento de novos precursores, métodos sintéticos, procedimentos “verdes”, utilização de líquidos iônicos e estudo estrutural e supramolecular de compostos orgânicos.

Recentemente o grupo de pesquisa tem introduzido novos conceitos no seu escopo:

  • Complexidade – propriedades emergentes; estudo das energias envolvidas em interações intermoleculares e análise topológica de compostos orgânicos.
  • Síntese, propriedades e aplicação de Líquidos Iônicos.

Em 2015, em vista da ampliação ocorrida no grupo em relação as áreas de estudo, a necessidade de um novo logotipo surgiu. Após a análise de diversas propostas, o novo logo abaixo foi selecionado.

Nesse novo logo, abordamos tanto as já consolidadas como as novas áreas de trabalho do grupo com um conceito minimalista.

Elementos do novo logotipo:

  • QUIM representada como uma molécula dentro de uma cela unitária. Representação da Química Molecular (ligações covalentes) como centro de tudo.
  • Desta molécula partem interações intermoleculares para unir o NU e o HE, demonstrando a emergência. Representação da Química Supramolecular.
  • Com esta analogia temos a química como centro e dela partem as interações para o Núcleo de Heterociclos.

 

CEMAQUIM – CENTRO MULTIUSUÁRIO DE ANÁLISES QUÍMICAS

(site em construção…)

Regimento Interno NUQUIMHE

Estatuto NUQUINHE

Regimento Interno CEMAQUIM

Estatuto do CEMAQUIM

O grupo NUQUIMHE (Núcleo de Química de Heterociclos) está localizado no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul), como mostrado no organograma a baixo.