PERGUNTAS FREQUENTES

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PERGUNTAS FREQUENTES

 

Como ocorre o ingresso para o curso?

          O ingresso no curso ocorre através de vestibular simplificado. O edital do vestibular é divulgado no site da UFSM e é responsabilidade da COPERVES (Comissão Permanente de Vestibular). O vestibular é realizado nos polos de oferta do curso divulgados no edital.

 A partir de 2016 o ingresso será pelo SISU, sendo obrigatório a realização do ENEM em 2015.

Outra forma de ingresso no curso é através de edital de ingresso/reingresso.

 

 Do que se trata o edital de ingresso/reingresso?

             Eventualmente, quando há vagas excedentes, o Colegiado do Curso abre um edital de ingresso/reingresso. Nada garante que o edital saia todos os anos!!!

Este edital tem regras específicas, prioridades de seleção que são definidas pelo Colegiado.

 

 

Quem pode participar do edital de ingresso/reingresso?

            Geralmente podem participar do edital estudantes que abandonaram o curso e que querem retornar (desde que não tenham sido jubilados); estudantes dos cursos presenciais do Centro de Educação que querem transferência para a EAD; estudantes que querem transferência de polo; estudantes vinculados a Cursos de Pedagogia de outras instituições que desejam transferência e portadores de diploma (pessoas que já se formaram em outro curso superior).

 

Como funciona o curso (duração, encontros presenciais, avaliação)?

            O curso de Pedagogia é gratuito.

         A metodologiado curso consiste em atividades online pela Plataforma Moodle e por encontros presenciais (aulas e avaliações) de presença obrigatória por lei, nos polos em que o estudante está vinculado.

         O período mínimo de duração do curso (integralização curricular) é de 8 semestres (4 anos) e o tempo máximo é de 12 semestres (6 anos).

 

Quais as possibilidades de atuação para quem se forma neste curso?

           O Curso de Pedagogia, conforme as Diretrizes Curriculares, forma professores para atuarem prioritariamente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disto, o campo de atuação do pedagogo envolve a gestão educacional, a educação de jovens e adultos e a educação em espaços informais.

 

 Como funcionam os estágios?

             O estudante precisa dispor de tempo para realização de dois estágios curriculares obrigatórios: Educação Infantil (sétimo semestre) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (oitavo semestre).

Cada estágio envolve, aproximadamente, sete semanas de cada semestre, podendo durar mais.

Alé disto existe a disciplina de Inserção e Monitoria, ofertada no sexto semestre que também envolve oito dias de observações na escola.

 

Quem tem direito a licença para tratamento de saúde?

          Somente o estudante pode requerer o que chamamos de “regime de exercícios domiciliares”. Não existe, na UFSM, licença especial para tomar conta de familiares.

O “regime de exercícios domiciliares” garante ao estudante a possibilidade de realizar as tarefas do curso em casa. Como a maioria das tarefas da EAD é realizada em casa, os atestados só justificam ausência em encontros presenciais.

 

 Como proceder para solicitar o “regime especial de exercícios domiciliares”?

         O estudante precisa encaminhar a coordenação do curso o atestado que justifica sua ausência no encontro presencial para que seja encaminhado aos professores das disciplinas.

 

 Qual a função do tutor presencial e do tutor a distância?

           O tutor presencial tem a função de ser o contato do curso no polo e prestar auxílio nas dúvidas referentes ao ambiente e não ao conteúdo das disciplinas. Nem todos os polos tem tutores presenciais. É preciso, no mínimo 25 estudantes no polo para que se tenha este tutor.

Todas as disciplinas tem um tutor a distância responsável pelo seu polo. Este tutor é responsável pelo auxílio com as questões de conteúdo (dúvidas), pelas explicações em relação a execução das tarefas e pelo contato com o professor da disciplina.

 

 Como posso obter o histórico escolar e o comprovante de matrícula?

          Esses documentos podem ser obtidos através do Portal do Aluno, com certificação digital.

 

Como faço para fazer o meu primeiro acesso ao portal do aluno e ao Moodle?

         O primeiro acesso ao Portal do Aluno e ao ambiente Moodle é feito da seguinte forma: LOGIN – nº de matrícula. SENHA – data de nascimento, digitada da seguinte forma ddmmaaaa (dia, mês e ano).

 

Como solicitar ajuste de matrícula?

      Os ajustes de matrícula pode ser solicitados, no período estabelecido pelo Calendário do Curso, através do email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

A coordenação do Curso analisa as solicitações de ajuste, considerando o cumprimento da sequência aconselhada (ordem de cursar as disciplinas através dos semestres) e autoriza, ou não, o ajuste.

 

O que são ACGs?

 

       Para a integralização curricular, todo estudante deve, até o final do curso, computar 105 horas de ACGs (Atividades Complementares de           Graduação). Estas atividades dizem respeito a participação em Seminários, Cursos, Estágios Extracurriculares, Comissões, etc.

 

As normas das ACGs estão disponíveis no site do curso.

 

O que são DCG's?

       Disciplinas Complementares de Graduação são disciplinas optativas oferecidas durante o curso. Cada estudante deve cursar, no mínimo, duas DCG's ao longo do curso.

 

Já cursei algumas disciplinas em outra instituição. Como posso fazer para solicitar aproveitamento destas disciplinas?

       A solicitação de dispensa de disciplina deve ser encaminhada ao curso, por email, no momento do ingresso no mesmo ou, no caso de disciplinas cursadas recentemente em outros cursos, até o segundo mês letivo de cada semestre.

A documentação necessária a ser anexada no email é a seguinte: histórico escolar do(s) curso(s) de origem.

 

Tenho interesse em realizar um estágio extracurricular remunerado. Como procedo?

     O responsável institucional pelo estágio extracurricular remunerado é o coordenador do curso, ou seja, ao assinar os documentos do estágio, este se responsabiliza pelo estudante e por tudo que ele fará no local do estágio.

Dessa forma, o Colegiado do Curso determinou que só é possível realizar estágio extracurricular a partir do segundo semestre do curso e que só serão assinados os contratos de estudantes que forem aprovados em 75% das disciplinas em que estava matriculado no semestre anterior. É preciso que fique claro: a não assinatura do termo por parte da coordenação implica o não recebimento da bolsa do estágio.

 

O que acontece com o estudante que não concluir o curso em 12 semestres?

      O prazo máximo para conclusão do curso é de 12 meses (6 anos). Aquele estudante que não conclui o curso neste período é jubilado (excluído do curso) e só poderá retornar ao mesmo através de novo vestibular.